Como bem sabemos toda a vida de Jesus foi uma preparação para viver a agonia. O Senhor que subiu o monte, foi açoitado e pregado no madeiro para que se cumprisse o Plano de amor do Pai e n’Ele a sua vontade de redimir a humanidade.
Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Fl 2
Jesus acolheu a dor de forma sobrenatural, mas isso não fez com que a ele doesse menos, mais o dessa ainda mais força para viver a sua dor em forma de cruz. E nós o que fazemos quando nos deparamos com ela? Muitas vezes fugimos, não aceitamos e ainda culpamos a Deus por tal sofrimento. Somos muito fracos para acolher, mas é onde está a misericórdia de Deus, Ele não se cansa de manifestar e de nos constranger com tanto amor.
Reconhecer que somos miseráveis é o primeiro passo para trilharmos o caminho até o calvário, o caminho que Nosso Senhor que nos ensina que de mesmo jogado no chão, podemos olhar para frente e de cabeça erguida se levantar, pois o Senhor está conosco e nos ama, não somos nós o Cirineu de Jesus, mas é ele que nos socorre quando não temos mais forças.
Quando fazemos memórias da Paixão de Cristo ou assistimos a Via Sacra nós não estamos cultivando a dor ou o sofrimento, mas respondendo ao Senhor com maturidade de quem entendeu o mistério da vida: Cruz e Ressurreição.
O nosso leito como almas esposas é a cruz, onde nos desposamos por inteiro e por amor, experimentando de forma mais concreta a predileção dEle por nós.
Por isso diante do silêncio ensurdecedor da cruz reconheçamos que somos fracos, mas que temos aquele que nos ama e nos misericórdia a cada instante. Sejamos santos e fiéis ao Chamado de Deus.
Retiro de Semana Santa – Belém
Local: Auditório da Paróquia São Judas Tadeu. Av. Alcindo Cacela, 4195 – Condor
Sábado: A partir de 9h00
Domingo: A partir de 14h00
Redação Shalom Belém