Shalom

Um encontro com o fundador

No dia do aniversário natalício de Moysés Azevedo, pessoas de diversas Missões da Comunidade partilham experiências que tiveram com ele.

comshalom
O jovem Bartek conheceu seu “pai espiritual” durante a JMJ.

O dia quatro de novembro é uma data muito especial para a Comunidade Católica Shalom. Ela marca o aniversário natalício do fundador, Moysés Azevedo. Para a expressar a Deus a gratidão pelo dom da vida daquele que recebeu por primeiro a graça do Carisma Shalom, pessoas de diversas Missões enviaram mensagens expressando momentos marcantes que tiveram com o fundador. Confira a seguir alguns destes testemunhos.

“Moysés me conheceu”

“Conheci o Moysés no Acamps Summer festival da Hungria em Budapeste. Na verdade, o Moysés me conheceu. Eu estava distraído quando ele me tocou e sorriu pra mim sem dizer nada por achar que eu não falava a língua dele… mas logo disse que falava português e conversamos… Só depois me dei conta que era ele. A imagem que eu tenho é de uma pessoa prestativa, acolhedora e muito simples…”

Pedro Pupo – Obra Shalom de Araraquara (SP).

 

Moysés pregando no Acamps Summer Festival 2018.

Simplicidade e amor ao Sagrado

“Conheci o Moysés no Luau das Tribos em 2017 na Missão de João Pessoa. Pude servir na sala VIP e vivenciar alguns instantes ao seu lado. Ali pude ver um homem completamente apaixonado pelo sagrado! Percebi que, para ele, quanto mais simples, mais perto do coração de Deus”.

Alana Hellen – Obra Shalom da Missão de João Pessoa (PB)

Experiência com o Espírito

“Ao ir para a Jornada Mundial da Juventude, eu sabia que encontraria muitas pessoas importantes da Igreja lá. Uma delas era Moysés Azevedo. Como ter participado do grupo de oração no ano passado foi uma experiência valiosa, eu queria ver o pai espiritual da comunidade. Encontrei uma figura muito despretensiosa. Ele se destacou no primeiro contato por causa do seu sorriso sincero e do seu olhar. Cheio de vida para sua idade. Eu realmente queria que ele orasse por mim pessoalmente. Ele passou do nível de conversa, de estar com uma pessoa sem problemas, para se entregar a uma pessoa por meio da oração. Sua vida é a oração. Sua vida é Cristo. Experimentei o Espírito em sua presença.”

Bartek Głowacki – Obra Shalom Cracóvia 

O jovem Bartek conheceu seu “pai espiritual” durante a JMJ.

Amor pela Vocação

“O dia em que o Moysés veio visitar a missão de Santo André foi maravilhoso para mim! Ele rezou em nossa capela e contou várias histórias, junto com o Messias Albano, sobre o início da Comunidade.  Através do seu olhar e suas palavras, ele demonstrou seu carinho e amor por nossa missão e pelo Carisma. Foi um momento único”.

Andréia Amado – Consagrada da Comunidade Aliança na Missão Santo André (SP)

Experiência de Paternidade Espiritual

“Bom, encontrar o Moysés foi ter uma experiência muito grande com a paternidade espiritual que ele exerce dentro do Carisma. No primeiro encontro que eu tive com ele, tem um momento muito legal, foi quando ele veio pra inauguração do Espaço de Paz, no momento em que fui me despedir dele eu disse assim: ‘Moysés, reze por mim, tá?’ Ele respondeu: ‘Tá bom, pode deixar’.  E depois disse assim: ‘Vamos fazer o seguinte, eu rezo por você, e você reza por mim’. Isso é muito legal, porque ele confia na intercessão dos jovens e também gerou em mim o desejo de interceder por ele.

Em um outro encontro com ele na Convenção Shalom, durante um jantar que tivemos eu pedi para tirar uma foto com ele e ele disse: ‘Claro!’ A moça que estava tirando a foto disse para ele que ser uma foto jovem e na mesma hora ele fez uma expressão jovem. Nesse momento, eu pude perceber a juventude que está viva dentro dele e toda vez que vejo essa foto posso perceber a juventude e a alegria que ele traz em seu coração. Isso me ensina que devemos fazer com que essa juventude permaneça sempre viva dentro de nós”.

Breno Teles –  Vocacionado da Missão de Chaves (PA)

Breno Teles afirma que Moysés Azevedo confia na intercessão dos jovens por ele.

Chamado à Perseverança

“Eu tive uma experiência de encontro com ele no acampamento de Fortaleza, em julho de 2018. Eu estava muito cansada pelo serviço da ordem e o observei passando pelo Acamp’s conversando com todos os jovens. Fui correndo ao seu encontro e ele prontamente parou para falar comigo, como um pai, olhando nos meus olhos, com aquele olhar de pai cuidadoso, que ama, zela. Falei meu nome, minha idade (na época 16 anos) e o agradeci por ter sido dócil a Deus e ter escutado lá em 1980 sobre a Comunidade, sobre o ser Shalom. Ele então olhou nos meus olhos e disse: ‘Isabella, persevere, persevere, persevere’.

Por três vezes ele me disse isso. Então, toda vez que tenho alguma crise a voz dele ecoa no meu coração, me dando forças para continuar. O olhar dele transmite santidade, cuidado, paternidade, amor, humildade. Fui alcançada principalmente por esse olhar, uma característica que ficou marcada.”

Isabella Borba – Discípula da Comunidade Aliança na Missão de Guarulhos (SP)

Confirmação vocacional

“Era dia 4 de outubro de 2016. Eu era vocacionada e, por pura Providência de Deus, acabava de chegar na Diaconia para passar alguns dias. Tive a graça de almoçar naquele dia na Residência Geral onde mora o Moysés. Antes do almoço foi aquela alegria para celebrarmos o nosso baluarte, São Francisco de Assis. De repente, a pessoa que conduzia o momento motivou que nos confraternizássemos, tendo em vista o amor ao irmão que nos ensina São Francisco de Assis. Eu já estava super constrangida por estar com irmãos que eu admirava e considerava “famosos”, mas o meu espanto ao ver o Moysés aproximar-se de mim com sorriso largo e me abraçar com ternura de pai ficou gravado na memória do meu coração. Aquele abraço me sustentou em muitos momentos. Ali eu percebi que era filha da Vocação”.

Wiliana Sá, consagrada, Petrolina-PE.

Wiliana se reconheceu filha da vocação Shalom com abraço de Moysés.

Presença paternal 

“Moysés, foi uma grande graça te acompanhar pelas lives e depois poder compartilhar diversos momentos e ocasiões contigo presencialmente. Foi um grande privilégio de Deus poder te conhecer “fora das telas”.

Sou postulante, e fui vocacionada no tempo da pandemia, depois trabalhei na Diaconia e em todos esses momentos sua presença paternal e seu olhar para nós sempre me fazia querer buscar mais pela santidade.
Grande alegria ter te entrevistado algumas vezes e em cada conversa aprendia algo que gerava em mim alguma mudança. Obrigada por cada vez me acolher com seu olhar e seu sorriso.

Obrigada por sua paternidade fecunda, seu ministério profético e acolhedor. Rezo sempre por você e suas intenções.
Agora, te espero em Aracaju, minha nova casa de Missão.”

Janaína Teixeira, postulante Comunidade de Aliança- Missão Aracaju (SE).

Missionária da Comunidade de Aliança testemunha oportunidade de conhecer fundador “fora das telas”.

“Ele viu além”

“Aproximei-me do Moysés quando, aos 17 anos, fui ser voluntária na Casa Mãe de Deus. Para mim, ele era “normal”, um irmão entre os irmãos, mas a voz dele sempre foi marcante e sempre encontrou eco dentro do meu coração, me fazendo desejar viver aquilo que ele trazia como novidade através do Carisma.

Agradeço imensamente por ele ter acreditado em mim, mesmo quando eu era ainda uma “pedra bruta que precisava ser lapidada”. Ele viu além, quando eu não tinha condições nenhuma. Sou imensamente grata pela presença paterna em todos os momentos felizes e desafiantes da minha vida. Amo demais!”

Teka Bispo, secretaria comunitária, consagrada da CV em Natal.

Missionária agradece presença de Moysés em sua vida.

Gerada no espírito

“O dia era 15 de dezembro de 2022 e três dias após o anúncio da páscoa de Monsenhor Jonas Abib.
Por graça de Deus e por tamanha liberdade interior do meu esposo Sávio, pudemos seguir: eu, duas irmãs e um irmão da comunidade de vida para Cachoeira Paulista para o velório do Monsenhor Jonas.  Já no carro, entregamos nossa viagem. No caminho, muitas partilhas de vida, muitas risadas e muitas palavras que levavam em direção ao céu.

Lá pelo meio do caminho, surgiu o assunto sobre a presença dos nossos fundadores na Canção Nova, por ocasião do velório e enterro. Meu coração se encheu de alegria e com toda a esperança, mesmo sabendo que o momento era para outra finalidade, pedi a meu anjo da guarda que “se fosse possível, se não fosse atrapalhar, eu visse ou conhecesse Moysés Azevedo” (Emmir eu já havia conhecido pessoalmente por ocasião do lançamento do livro O Segredo da Divina Providência e por uma pregação ao pastoreio da missão). Ainda brinquei com os irmãos “peçam ao anjo da guarda de vocês”, todos rimos e seguimos. Poderia contar todos os detalhes e todas as graças que ao entrar na fila em direção ao corpo de Monsenhor Jonas, a brisa leve do Espírito, me concedeu. Bendito seja Deus por isso!

“Ele me gerou no espírito”, afirma consagrada que conheceu Moysés.

Conduzida pelo mesmo Espírito, e pelo meu anjo da guarda, à direita do altar, aguardava em meio a orações, intercessão, lágrimas e muita gratidão. Eis que comecei a procurar por Moisés. De repente o avisto a pouquíssimos passos de mim!!! Coração bateu forte, e grande alegria, ‘meu pai fundador’. Comecei (inocentemente) a acenar para eles Moisés, Emmir e Gabriela… claro, absolutamente em vão, rs. De repente um rapaz que organizava a área para autoridades, me perguntou se queria falar com alguém. Sorrindo disse a ele: ‘Você conhece o Moysés?’ Ele respondeu que sim. 

Eu continuei: ‘você poderia tocar no ombro dele e pedir para que olhe em minha direção, para que lhe dê um aceno?’ O rapaz novamente disse sim, e assim foi que ele fez! Foi aquele filho de Deus anunciar ao meu pai fundador que eu ali estava. Não obstante ao ser tocado, ele se levantou. Olhou em minha direção enquanto o rapaz ainda falava e apontava e, virando-se em minha direção, eu já não sabia mais o que fazer ou dizer. Só pensei ele está vindo! Fechei os olhos, porque as lágrimas já não continha mais nos olhos, e quando abri, ele já estava com o seu olhar de pai, o seu sorriso de pai a me acolher. Só pude, ou melhor, só consegui dizer: ‘Obrigada pai’. E ele em toda sua humildade me disse: ‘Deus abençoe minha filha’ Me deu um abraço…o verdadeiro abraço de pai, o pai das misericórdias, e em toda a sua humildade acrescentou: ‘reze por nós.’ Quanta gratidão! Ele me gerou no espírito! Que paternidade!!! Bendito seja Deus!! Eu pedi uma foto, ele prontamente e generosamente disse sim. Estava tão transtornada, no sentido positivo da palavra, que a câmera estava ao contrário. Ele disse: ‘está ao contrário’. Um misto de vergonha e lágrimas, corrigi a posição do celular, e tiramos a foto. Eram lágrimas de gratidão, de muita gratidão!!! Ele retornou a seu local. E eu que ali fiquei, só chorava e agradecia!” 

Raquel Fernandes, Consagrada da Aliança em Guarulhos (SP).

Um sim fecundo

“Me fez refletir, quando vi o Moysés ao lado do presbitério de cabeça baixa e olhos fechados, rezando. Eu pensei: foi por causa deste sim, que o mundo, a Igreja é agraciada com o dom Shalom. E neste momento fiz a seguinte prece: Senhor Deus renove o meu sim para que ele seja fecundo assim como o do nosso fundador Moysés.”

Fátima Souza – Consagrada da Comunidade de Aliança de Sobral (CE).

Moysés e missionária de Sobral (CE).

Deixe sua mensagem para Moysés Azevedo

Neste dia, você pode utilizar os comentários desta postagem para deixar sua mensagem para Moysés Azevedo. Aproveite para rezar uma Ave Maria pelo dom da vida dele que é o pai espiritual da Comunidade Católica Shalom.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Moysés, posso constatar todos esses sinais de sua paternidade, simplicidade e busca pela santidade… penso… como seria incrível se todos pudéssemos atingir essa profundidade do carisma mas… acho que esta graça é dada a estrela guia do carisma e nós vamos sendo guiados por esta luz que irradia de sua vivência… mas é algo sobrenatural ainda que naturalmente vivido, tocar essa verdade… a essência do que somos chamados a ser e viver. É tão lindo e ao mesmo tempo tão difícil que nem é compreensível mas sabemos que é um grande presente divino para as almas eleitas. Obrigada pelo seu sim de ontem e de cada dia. Deus o abençoe e confirme sua santidade.

  2. Só gratidão a Deus pelo dom da sua vida,Moysés.Muito obrigada por ter sido docil a voz de Deus lá atrás,1982.Louvor a Deus,pois o seu SIM me alcançou e me alcança como Comunidade de Aliança.Shalom!!!!Silvana-ShalomBH