Nós nunca fomos muito de folia de carnaval e sempre tirávamos um dia para participarmos de um retiro católico. Em 2017, recebemos dois convites de membros da Comunidade para conhecer o Renascer. Eu tinha uma resistência à oração em línguas e ao repouso no Espírito Santo, mas decidi me permitir viver. Assumo que muitas vezes achava ser fingimento das pessoas porque eu não sentia nada, mesmo sempre fazendo parte da Igreja Católica.
Em 2017, decidimos conhecer o Renascer no domingo de carnaval, fomos bem acolhidos e gostamos de tudo. Sentia que eu ia me reconciliando com Nossa Senhora, porque eu estava com a fé abalada, chegando inclusive a fazer questionamentos.
A vivência do primeiro dia foi o começo da construção que Deus queria realizar em nossas vidas, pois tudo era diferente do que eu estava acostumada a viver nos outros retiros e começou a surgir um sentimento novo e diferente em meu coração.
No caminho de volta pra casa no primeiro dia de retiro, decidimos voltar no dia seguinte. Na segunda-feira, Deus ia trabalhando em mim a abertura do meu coração para o que iria acontecer na terça-feira. Na tarde da segunda, meu marido teve um compromisso de trabalho e mesmo assim eu decidi ficar e participar.
Por fim, no último dia do evento, Deus surpreendeu e tudo o que eu temia aconteceu, pois apesar da minha resistência, na adoração pela manhã Deus falava do seu amor e confirmava o que me dizia nas noites de aflições: Ele nos queria de volta.
No momento da efusão eu tive uma visualização do céu se abrindo, Jesus Eucarístico no centro, Nossa Senhora ao lado esquerdo e Jesus do lado direito e nesse momento eu sentia o amor de Deus, a misericórdia de Jesus e o acalento de Nossa Senhora que me perdoava de todos os momentos que eu duvidava dela. Nesse momento eu clamava ao Espírito o Dom de línguas e quando percebi eu comecei a orar e depois enquanto alguém rezava por mim eu repousei e isso foi muito forte, pois Deus venceu em todos os meus questionamentos.
Partilha de Daniele
O Renascer foi uma renovação da Fé, pois estava afastado e vivia tempos de tribulação e tempestades e no retiro pude contemplar a obra nova que Deus iniciava na nossa vida.
Em 2017, começamos a trilhar um grupo de oração, mas não conseguimos permanecer. Em 2018, quando vimos o tema do Renascer: Para Deus nada é impossível, nós entendemos que era um novo chamado de Deus para nós e decidimos reviver o retiro não servindo, mas participando pois em oração nos foi falado para que deveríamos viver tudo que Deus queria nos dar naquele ano.
No ano de 2018, decidimos, então, fazer o Vocacional aberto, participar de um grupo de casais e trilhar um caminho vocacional na Comunidade. Hoje, somos postulantes da Comunidade de Aliança e olhando para trás podemos contemplar que tudo que foi vivido foi condução de Deus, pois foi preciso a provação para retornarmos para casa.
Partilha de Antônio