Nossa querida Igreja Católica possui diversos setores de apostolados, todos eles voltados para a evangelização, formação e pastoreio dos fiéis. Nesses setores estão as congregações religiosas, as dioceses com suas paróquias e outros institutos. A Obra Shalom é um desses benditos espaços da Igreja, em que todos os esforços visam a evangelização, o anúncio explícito de Jesus Cristo e a formação do povo de Deus.
Além dos missionários da Comunidade de Vida, de Aliança e os membros dos grupos de oração que servem nos ministérios da Obra Shalom, contamos também com alguns funcionários. Esses profissionais atuam em setores jurídicos, financeiros, secretarias, recepções, assessorias, assistências, comunicação, segurança, manutenção, limpeza etc. Além dos profissionais que atuam no governo geral da Comunidade, temos os nossos tradicionais centros de evangelização, com suas lanchonetes e livrarias, mas também a rádio, o colégio, as casas de retiro, as casas de promoção humana e outros setores.
Como sabemos, todo bom funcionário deve ter em seu coração e nos seus atos ordinários de trabalho um compromisso com o bom desempenho da missão da empresa na qual trabalha. No serviço para Deus, não pode ser diferente.
Assim, fizemos essa longa introdução para mostrar como é belo o trabalho de nossos colaboradores, cuja contribuição podemos chamar de uma verdadeira missão. Além da motivação profissional, que é justa e legítima, é gratificante ver também o amor com que esses verdadeiros missionários realizam suas tarefas. Um pequeno gesto, um serviço feito com puro profissionalismo, com certeza, pode realizar muitas coisas. Porém, se além de tudo isso é desempenhado com fé e amor a Deus e ao Seu Reino, certamente potencializa ainda mais a missão da Comunidade e a sua evangelização.
Trabalhar em uma obra de Deus, portanto, é uma alegria, um privilégio e uma grande responsabilidade para com o anúncio do Evangelho. Se Deus pensou no trabalho como uma ferramenta para a santificação, sustento e dignidade de cada homem, quanto mais efeitos Sua graça concede para esses os que colaboram de forma tão direta e dedicada para a edificação e missão da Igreja.
Deixamos aqui o nosso muito obrigado a tantos irmãos, colaboradores da Obra Shalom, nossos “missionários profissionais”, que são tão importantes para a missão da Comunidade. Pedimos que São José, o grande operário de Deus, interceda por cada profissional que serve ao Senhor e ao Seu Reino.
Que além dos anseios profissionais que são legítimos, que Deus e o anúncio de Sua Paz seja sua eterna e feliz motivação.
Shalom!