Sem Categoria

Um sacerdócio refeito no coração de Deus

Padre Jefferson Klayton conta a sua experiência no Retiro Shalom para Sacerdotes 2017.

comshalom

Quatro dias de retiro e um sacerdócio refeito no coração de Deus. Assim poderia pobremente resumir a experiência vivida no retiro Shalom para sacerdotes. Uma experiência profundamente marcada pela oração carismática, amor à Deus, à sua Igreja e uma sincera vivência de fraternidade entre os irmãos no sacerdócio.

O que destacar de experiências tão ricas partilhadas pelos irmãos Moysés e Emmir? Pessoas de uma sabedoria divina que encantam os ouvidos daqueles que escutam e colocam – pra não dizer prender – o nosso coração em Deus falando com tanta propriedade de assuntos fundamentais para o sacerdócio.  O testemunho de vida do Moysés e a edificação da Comunidade Shalom, como entrega de vida ofertada diante de Deus realizada aos pés de São João Paulo II. A importância e necessidade da vida de oração para o desenvolvimento de um santo sacerdócio, continuação do sacrifício de Cristo oferecido na Cruz. O significado essencial dos padres cultivarem sua vocação como uma verdadeira vida eucarística, se lembrando que o mistério realizado na Cruz é um mistério que une dor e amor, a mesma união que o sacerdote precisa realizar no sacrifício de sua vida e vocação. E para que isso se concretize de uma maneira saudável, a necessidade de se encarar a vocação como uma verdadeira batalha espiritual onde é  essencial a maturidade humana para se vencer a tantas tentações que se levantam no dia-a-dia dos consagrados: dispersão, mundanismo, satisfação das próprias vontades, consumismo, relativismo, má solidão, compensações, co-dependência afetiva, entre outras. Por isso é essencial compreender a própria vocação como uma oferta sacrificial, pois a vida do sacerdote é, por amor e não por obrigação, toda oração e doação. Só assim se entende a dimensão da missionariedade na vida do padre que acontece como resposta dessa oração e doação para alcançar os homens de seu tempo com os problemas de seu tempo. E terminar as pregações com o exemplo de Maria Santíssima, que na sua vida, no seu corpo realizou esse caminho do relacionamento divino entre Deus e os homens iniciado no paraíso, vivido imperfeitamente na história da humanidade e que precisa ser orientado para a Igreja triunfante. A verdadeira entrega de Maria é exemplo e modelo para o coração dos sacerdotes.

O que dizer dos momentos orantes onde se pode presenciar verdadeiramente a ação de Deus que consola e conforta, reanima e devolve a vida para tantos corações de padres cansados. E viver uma santa missa com o testemunho de Frei Roberto de 99 anos de vida e vida ofertada a Deus. Confesso que assisti aquela missa com lágrimas nos olhos desde a procissão de entrada, com aqueles passos lentos, porém firmes do santo Frei até a sua bênção final. Olhando para aquela vida consumida no altar da Igreja foi fundamental pra mim. Quando o Frei com dificuldade elevou o cálice e a patena com a hóstia pude entender e ver com os meus olhos o que é um sacrifício vivo no altar. E as palavras do padre “Eis o mistério da fé” se tornam verdade para quem pode ver isto, a miséria da nossa vida ofertada a ti Deus, e a misericórdia divina ofertada a nós.

Enfim, muito mais poderia ser dito. Mas muito melhor será viver uma experiência assim. Agradeço a Deus e  a todos que proporcionaram uma experiência tão profunda de Deus.

Padre Jefferson Klayton Vilhame Aragão


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Louvado seja Deus pela Dom refeito em Deus, pela experiência vivida na eucaristia Como oferta de vida. Que a Virgem Maria lhe dê o auxílio necessário e muita unção e perseverança para multiplicar essa experiência, e outros sacerdotes sejam alcançados por esse amor incondicional e eterno de Jesus pelos seus eleitos. Shalom!

  2. Obrigada Padre pelo seu testemunho. Passei a semana toda rezando por vocês. Também fui renovada pela sua partilha sobre a missa presidida pelo Frei Roberto. “Eis o mistério da fé”.

  3. Perfeita reflexão e testemunho Pe. Jefferson. Muitas vezes reclamos ou perdemos a paciência ao participarmos de uma missa com um sacerdote idoso, mau nós sabemos o quanto esse homem dedicou e ainda dedica de sua vida para cumprir aquilo que escolheu ao se tornar um padre.

  4. As ovelhas sentem o cheiro e seguem o pastor. Obrigada pe. Jefferson por seu pastoreio e sua vida na minha vida e na vida da minha família. Amamos o senhor.