A Comunidade Shalom de Sobral/CE enviará para as terras gaúchas, Eurinice Rios Macedo Osterno, natural do município de Marco/CE e missionária da Comunidade de Aliança com promessas definitivas.
Ela é uma dos quase quarenta voluntários da Expedição Shalom Amigos do Rio Grande do Sul, que atendendo ao apelo da Igreja e em solidariedade a população gaúcha que sofre com as consequências das enchentes, irão dispor de pelo menos 10 dias a serviço da Diocese de Nova Hamburgo/RS, engajando-se nas atividades já realizadas.
“Como eu queria estar aí”
Missionária desde 2004, Eurinice sempre teve o desejo de partir em missão, mas, especialmente no início deste ano, foi se sentindo tomada por uma “santa inquietação”.
“Deus realmente me inquietava no começo desse ano, em relação à missão, mas eu não entendia. Até partilhei com o Wedson – responsável pela Comunidade Shalom de Sobral – o desejo do meu coração. Conversei com minha formadora que eu estava inquieta, que Deus estava me chamando a algo em relação à missão”, revela.
Quando viu as notícias sobre a catástrofe climática no Rio Grande do Sul, ela pensou: “Como eu queria estar aí”. Um pensamento que imaginou ser irrealizável.
“Eu ajudei por meio das doações de pix, mas ficava um desejo de estar junto deles, junto à dor deles. Como se fosse, sentir na minha carne, a dor dos meus irmãos.”
Até que, ao descobrir que o Voluntariado Shalom lançou um edital para a Expedição Amigos do Rio Grande do Sul, percebeu que, para além de um desejo, era um chamado de Deus para ela partir em missão.
Sim, feliz!
Mas, apesar disso, foi somente durante uma adoração comunitária no Retiro de Transbordamento da Escuta, que ela se decidiu por ir. Nice conta que ao ouvir a profecia cantada: “sim, feliz”, ela compreendeu que Jesus realizava um novo envio em sua vida. Durante a pregação do fundador, ela revela que sentia que seu “coração ardia“.
“Deus me falou que me reenviava como mensageira da misericórdia, do amor e da esperança”, partilha.
A partir de então, ela se inscreveu na Expedição e recebeu muito apoio de sua família. Sua mãe, que “sempre foi canal da graça pra que dissesse sim nestas horas decisivas”, se dispôs a ficar com seu filho mais novo durante os dez dias da Expedição e seus demais filhos pagaram sua passagem.
Ofertar a vida é uma graça de Deus
Para ela, é uma graça divina poder corresponder ao chamado de Deus. “Mesmo quando eu olho para a minha idade, eu penso ‘eu vou, porque Deus que me chama, Deus me dará a graça’. E graças a Deus, eu tenho vigor, eu tenho alegria, e eu sei que Deus me sustenta”, afirma.
Viúva e mãe de quatro filhos, ela serve à Comunidade há quase dez anos, no acompanhamento e formação espiritual e humana de missionárias do carisma. No Rio Grande do Sul, ela deseja levar para a população “um sustento espiritual”. Por isso, Nice está arrecadando até quinta-feira, 30 de maio, bíblias, terços, ícones. “Eu acho que hoje o que eles mais necessitam é de Deus. Em meio a dor, somente o Senhor pode saciar o nosso coração“, declara.
Sobre a Expedição
No dia 19 de maio, o Voluntariado Shalom lançou o edital de caráter emergencial para a Expedição Shalom Amigos do RS, que acontecerá durante todo o mês de junho.
De forma rotativa, a cada dez dias, um grupo de voluntários estará sendo engajado nas ações que já são realizadas pela Diocese de Nova Hamburgo. Os interessados podem dispor de 10 a 30 dias de experiência na região. As inscrições foram prorrogadas.
Serviço
Expedição Shalom Amigos do RS
Edital: Edital-Expedição-SOS-RS
Inscrições: Formulário de Inscrição para os Voluntários
Mais informações: Whatsapp – (85) 8179-8221
Leia também:
Expedição Shalom Amigos do Rio Grande do Sul está com inscrições abertas; Saiba como participar