Um sim verdadeiro, um SIM sincero, um SIM que não volta atrás !
Deus nos amou primeiro. Amou-nos de modo eterno e irrevogável. Podemos responder a esse amor com o nosso sim. Um sim fruto da experiência com a misericórdia de Deus. O sim de Deus, o sim de Maria, o sim de tantos santos que nos precederam na fé, e o nosso Sim. Deus nos constituiu causa segunda – colaboradores da ação de Deus no mundo. O sim que dou de modo pessoal pode fazer com que outras pessoas sejam tocadas pelo amor divino; assim como o Não, impede que outros o conheçam.” Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba…”Sl 94(95),2
Quero refletir a importância dessa palavra que possui apenas três letras: SIM. O sim do cristão não é perfeito, em consequência da nossa natureza decaída pelo pecado, nos tornamos frágeis e inconstantes. Um caminho para santidade exige de nós um sim diário. Os santos ensinam que a santidade é possível quando não desistimos de recomeçar. Disse-nos uma vez o Papa Francisco: Não é Deus quem cansa de perdoar, mas é o homem que cansa de pedir perdão. Não desistir de lutar é próprio de quem almeja a santidade. A frase “Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” é atribuída a São João Paulo II.
Existe muita força nessa pequena palavra: Um sim une casais em matrimônio, une famílias, une diferenças, dá origem à vida, forma profissionais, fazemos promessas, compromissos, nos consagramos; Um sim que traz responsabilidades. SIM, uma palavra pequena que pode transformar vidas e situações.
Deus dotou o homem com total capacidade de escolha. A vontade e a liberdade são grandes dons de Deus. Maria livremente escolheu dizer sim ao plano de Deus e por isso, mudou todo o curso da humanidade. O sim de Maria trouxe o Filho de Deus a nós e por ele somos salvos. O mal uso da vontade e da liberdade humana leva a humanidade ao sofrimento. A falta da escolha pelo bem mata, divide, enfraquece.
Infelizmente tantos jovens e pessoas desconhecem a capacidade do sim que trazem dentro de si. Temos atualmente muitos jovens apáticos e frágeis em suas convicções. O mundo tem roubado dos jovens e das pessoas a capacidade de sonhar e de dar sim a esses sonhos.” Todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias!” (Carlos Acutis). Esse jovem, que hoje é Beato, deu seu generoso sim à fé e dedicou a sua vida para que outros jovens conhecessem Jesus. Ele criou um página na internet para que outros pudessem conhecer sobre a eucaristia. Deu testemunho de fidelidade e amor a Deus até o fim da sua vida (com apenas 15 anos). Desejaria que todos os jovens elevassem o olhar ao alto, olhar com esperança para o mundo, para suas famílias e para consigo. Jovens esperançosos e corajosos mudam a si e aos outros.
Em 1980, um jovem de 20 anos deu a sua vida em ofertório aos pés de São João Paulo II. No ofertório da missa, Moysés Azevedo se comprometeu a dar a sua vida pelos jovens, sobretudo àqueles mais distantes de Deus e da igreja. Esse mesmo jovem disse sim à uma inspiração interior: Uma lanchonete para evangelizar outros jovens. O sim do Moysés deu início à Comunidade Católica Shalom. Tantas maravilhas Deus realizou através desse sim! Por este sim, muitos outros foram atraídos para Deus e tiveram suas vidas transformadas.
Eu testemunho a graça de ter sido alcançada por esse sim. Há 9 anos disse sim aos planos de Deus para mim. Hoje como consagrada com Promessas Definitivas no carisma Shalom, posso dizer que só tenho Gratidão por tamanha bondade de Deus. SIM, o meu sim para Deus me encheu de sentido. Dando tudo o que recebi para Deus ganhei cem vezes mais.
Obrigada Senhor por nos amar tanto, por nos conceder tantas maravilhas. A tua misericórdia é infinita e queremos ser renovados a cada dia nessa experiência de amor. Queremos renovar o nosso sim e a nossa oferta, nos comprometendo com os jovens, com os pobres e com as famílias. Senhor, multiplique o nosso pobre sim e faça transbordar a sua misericórdia para os que mais necessitam.
Sim Senhor, obrigada por nos teres escolhido !
Por: Marília Carla