Formação

Uma boa alimentação e hábitos saudáveis proporcionam uma melhor vida de oração?

A resposta será dada por um personal trainer e uma nutricionista, ambos consagrados da Comunidade Shalom.

comshalom
(Imagem/Ivan Samkov – pexel)

A nossa vida de oração deve ser parada, aberta a voz de Deus, dispondo o nosso coração ao Senhor, gerando confiança e movimento (ação). Por isso, é necessário que o nosso corpo esteja preparado para que possamos dar o melhor para Deus nos momentos de diálogo e intimidade. Assim como a noiva se prepara para o noivo, a alma se prepara para acolher o que o Senhor deseja realizar.

Leia também| Deus, eu e uma vida organizada

Hábitos necessários

Assim, os hábitos saudáveis são responsáveis pelo bom funcionamento do nosso corpo como um todo, auxiliando na circulação sanguínea, distribuição de oxigênio, melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos na dieta, dentre outros benefícios. Trazendo para a vida de oração, o treino e a boa alimentação ajudam a desenvolver aprendizagem e memória, fazendo com que não nos esqueçamos, assim, do que rezamos e dos propósitos de conversão que fazemos após cada oração.

Deste modo,  é interessante notar que realizar exercícios e comer de maneira saudável são atos “contraintuitivos”, ou seja, não é algo que naturalmente desejamos. Muitas vezes, isso também ocorre com a nossa vida de oração: é necessário um esforço a mais; um sair de si para sermos fiéis. Da mesma forma que um atleta luta pela sua medalha, nós precisamos lutar por uma <<coroa imperecível>> (cf. 1 Cor 9,25). Então, devemos optar pelas melhores “estratégias” que contribuem para que possamos entrar na oração e deixar que Deus nos conduza em nosso cotidiano.

Exercite a sua rotina 

À vista disso, na nossa realidade, procuramos organizar o nosso dia, a fim de que a vivência da oração seja favorecida. Procuramos acordar às 5h; um lanche leve antes de ir para a academia e café da manhã ao retornar. Isso nos ajuda a “despertar” todos os nossos sentidos, regulando o ciclo circadiano (hormonal), auxiliando no foco, atenção e criatividade (entender o que a Palavra quer nos dizer naquele dia).

Confira| Faz mal treinar quando fazemos jejum na sexta-feira?

Deixar para fazer tudo ao final do dia pode comprometer – e muito – toda a rotina, além de trazer aquela leve frustração por não ter conseguido cumprir certas tarefas – senão as mais importantes – do dia.

Alimentos que nos auxiliam a ter mais disposição

Frutas: são fontes de frutose que fornece energia e também são fontes de potássio e vitamina B;

Cereais integrais: estão repletos de carboidratos complexos, que fornecem energia contínua e de forma controlada;

Oleaginosas: são fontes de magnésio, um importante nutriente na conversão do açúcar em energia;

Chocolate amargo: é rico em flavonoides, substância que protege o coração. E isso favorece o fornecimento de energia para o corpo;

Ovo: Rico em proteína e ferro, que melhoram a disposição;

Folhas verdes ( por exemplo, espinafre e acelga): são fontes de vitaminas A e C, cálcio, ferro, fibra e proteína, estes nutrientes potencializam o energia e disposição;

Açaí: rico em carboidratos que fornecem energia para o bom funcionamento do nosso corpo.

Procure ingerir esses alimentos naqueles dias que se sentir indisposto, sem energias para cumprir suas demandas.

Thais e Lucas são casados e trabalham juntos. (Imagem/ Arquivo pessoal)

Por fim, a própria Palavra de Deus nos direciona quanto ao cuidado do corpo, apresentando a sua importância para a vida espiritual:

Mais vale um pobre sadio e vigoroso que um rico enfraquecido e atacado por doenças. A saúde na alma e na justiça vale mais que imensas riquezas. Não há maior riqueza que a saúde do corpo; não há prazer que se iguale à alegria do coração” (Eclo 30,14-16)

Que a virgem Maria, Nossa Senhora da Saúde, interceda por cada um de nós e que o Espírito de Deus nos inflame com um novo vigor (físico e espiritual).

Thais Cavalcante Façanha Moura, consagrada, nutricionista (CRN 11 9398)
Lucas Moura Rodrigues, discípulo, personal trainer (CREF 153334G)
Comunidade de Aliança – Missão Fortaleza
@casal.dasaude


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.