Formação

Uma cadeira especial

comshalom

Cátedra, do latim “cathedra”, que significa cadeira 1.

– Então o assunto de hoje é a Cátedra de Pedro?

– Mas o que tanto temos a dizer sobre uma cadeira?

Pois é, não é qualquer cadeira.

 

A Cátedra de São Pedro é o símbolo da primazia dos Bispos, é dessa palavra que vem o léxico catedral, que nada mais é que o lugar onde há uma cátedra, lugar ocupado pelo bispo daquela diocese.

Nos primórdios do cristianismo não havia um lugar específico para as celebrações, pregações e reuniões das autoridades da Igreja. Tudo acontecia em casas cedidas pelos batizados. Com os cristãos de Roma, Pedro se reunia na casa de Áquila e Prisca. Ela entregou, para que ele conduzisse reuniões e celebrações, a melhor cadeira que havia em sua casa 2. Era uma simples cadeira de carvalho, mas que depois da morte do príncipe dos Apóstolos, passou a ser venerada por toda a Igreja que habitava ou que passava por Roma.

A cadeira é de Pedro, pois foi ele o eleito por Deus, na pessoa de Jesus, para conduzir e unir ao Céu o corpo místico de Cristo, a ele foram entregues as chaves da Igreja. Foi capacitado pelo Espírito Santo com o carisma da infalibilidade em matéria de fé e de costumes. Segundo o Catecismo, “a infalibilidade prometida à Igreja reside também no corpo episcopal quando este exerce seu magistério supremo em união com o sucessor de Pedro, sobretudo em um Concílio Ecumênico. (…) Esta infalibilidade tem a mesma extensão que o próprio depósito da Revelação divina”3. Pedro foi aquele que confessou a fé em Cristo reconhecendo que Ele era o Filho do Deus vivo 4, e esta é a rocha sobre a qual Jesus construiu a sua Igreja, a fé confessada por Pedro. Entendeu por que não é uma cadeira qualquer?

Veneramos a Cátedra de São Pedro, pois cremos na Santa Igreja Católica. São João Paulo II disse em uma exortação apostólica que “na Cátedra de Pedro, os Bispos, tanto individualmente como unidos entre si em Colégio, encontram o princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade da fé e da comunhão”5. Nela contemplamos a unidade da Igreja militante com a Igreja triunfante, nela temos um sinal visível da fé na qual somos edificados.

Hoje também é um de grande festa para nós, da Comunidade Católica Shalom, pois há exatos doze anos, em 22 de fevereiro de 2007, era assinado o Decreto de Aprovação Pontifícia como Associação Privada Internacional de Fiéis. Para comunicar o ocorrido, o nosso fundador, Moysés Azevedo, convocou uma assembleia geral em Fortaleza transmitida em tempo real para todas as missões no Brasil e no mundo. Foi uma explosão de alegria e júbilo pelo tão esperando Reconhecimento 6.

Somos um só corpo, um só povo, um só canto em louvor ao Senhor. Que os frutos de nossa oferta sejam de agradável odor a Deus.

Shalom!

Por Maria Angélica 

 

 

 

 

 

 

1 <http://michaelis.uol.com.br>

2 <http://www.arautos.org/secoes/artigos/arte-e-cultura/historia-da-igreja/a-catedra-de-sao-pedro-trono-do-papa-e-simbolo-da-infalibilidade-140668>

3 CIC 891

4 cf. Mc 2

5 Pastores Gregis 55

6 Escritos Shalom, Anexo I


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.