Shalom

Uma felicidade à prova de liquidação: evangelizar no shopping center

Na cidade, o elemento religioso é mediado por diferentes estilos de vida, por costumes ligados a um sentido do tempo, do território e das relações, que difere do estilo das populações rurais. Na vida cotidiana, muitas vezes os citadinos lutam para sobreviver e, nesta luta, esconde-se um sentido profundo da existência que habitualmente comporta também um profundo sentido religioso.

comshalom
Jovens com Dom Orani Tempesta no Espaço Lolek (Comunicação Shalom Rio)

Os Shopping Centers são estruturas nos corações das cidades, que dispõem de diversos tipos de serviço: de estética ao vestuário, de academias a clínicas de saúde, de escolas de línguas a cartórios, nos quais centenas de pessoas circulam todos os dias. Poderíamos dizer que se tratam de pequenas cidades condensadas. Deste modo, não seria estranho que também ali os transeuntes encontrassem uma capela, assim como aqueles que caminham pelas ruas da cidade encontram uma Igreja, um lugar de oração e de encontro com Deus. 

Em alguns Shoppings, a Comunidade Shalom mantém atividades permanentes de evangelização. Trata-se de ir ao encontro, de proporcionar uma experiência com Deus oportuna e inoportunamente. 

Em todo lugar, ser sinal da graça

A experiência vivida no Shopping Via Brasil, situado no Rio de Janeiro, nas imediações do Complexo da Maré – um dos maiores complexos de maior densidade populacional do Rio de Janeiro no Brasil – é uma prova de como o coração do homem anseia por uma felicidade que não se compra, à prova de liquidação.

O pioneiro espaço dedicado à evangelização no Shopping Via Brasil conta com uma capela e um espaço dedicado aos jovens chamado, em homenagem a São João Paulo II, Lolek. Ali acontecem semanalmente grupos de oração, celebrações eucarísticas, grupos de casais e até mesmo Seminários de Vida no Espírito Santo. Possui todas as prerrogativas dos centros de evangelização que se encontram em outros lugares da cidade. 

Paula Monte, missionária da Comunidade Católica Shalom, testemunha “eu me sinto realizada em servir aqui, é muito gratificante quando os jovens fazem uma experiência com Deus”.

Padre Rômulo dos Anjos, responsável local da missão do Rio de Janeiro, conta ainda que no shopping “todas as atividades que a comunidade propõe sempre tem um retorno muito positivo. Assim reconhecemos que já fazemos alguma coisa, mas ainda podemos fazer muito mais. Aqui fazemos as experiências de partilha, vida em saída e vivência sacramental”.

Alexandre Messias, sinalizou a graça de estar neste local. “São inúmeros os testemunhos de pessoas que dizem que nunca entrariam em uma igreja, vem para o shopping e aqui fazem uma experiência de Deus. No espaço Lolek sempre tem um missionário disposto a explicar o questionamento dos jovens sobre a frase estampada na parede ‘O Amor me explicou tudo’ de São João Paulo II”, conta o jovem.

Camila, consagrada da Comunidade de Aliança, e missionária no Shalom Rio, ressaltou a oportunidade que temos de anunciar a experiência de Deus e o espanto das pessoas em ver uma capela no Shopping.

Outra experiência de evangelização no shopping, encontra-se na missão de Salvador. Na capital baiana, os missionários realizam noites de louvor kerigmáticas na pequena e bela capela, além de um grupo de oração semanal dedicado aos jovens. 

Sem dúvidas, tais espaços dedicados à evangelização constituem iniciativas que encarnam o desejo manifestado no sínodo, onde se constatou que as transformações das grandes áreas urbanas são, hoje, um lugar privilegiado da nova evangelização. Faz parte do empenho sinalizado na Evangelii Gaudium de “imaginar espaços de oração e de comunhão com características inovadoras, mais atraentes e significativas para as populações urbanas (n.73)”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.