Formação

Uma Nova Evangelização, um Novo Pentecostes!

comshalom

Moysés Azevedo Filho
Fundador da Comunidade Católica Shalom
Mantido o tom coloquial

O Papa João Paulo II, este incansável missionário do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, que tem rodado os cinco continentes e como pastor tem gritado para todos os homens que a Igreja necessita de uma nova evangelização, tem suscitado a todos nós católicos, em todos nós cristãos, um especial empenho nessa nova evangelização. O que é este forte mandado que Deus grita para a Igreja através do Santo Padre? O que é este mandado que Deus grita para toda a Igreja da América Latina através da voz dos nossos bispos que dizem: "É necessário evangelizar, é necessário uma nova evangelização. "

Em Lucas 24,13-17.25-32 nós vemos aqueles dois discípulos indo para Emaús tristes, abatidos, decepcionados e até sem esperança. Tudo isso porque eles eram discípulos de Jesus que há três dias tinha sido crucificado. Eles não sabiam ainda que Ele tinha ressuscitado, que estava vivo. Para eles Jesus tinha sido derrotado na cruz. Não compreendiam que Jesus tinha vencido a morte, que era vencedor de todo mal. A vitória já estava conquistada, mas aqueles discípulos viviam como se aquilo não fosse verdade. Não haviam ainda conhecido Jesus Vivo. Caminhavam na estrada da vida…

Os nossos bispos nos lembram que, assim como os discípulos de Emaús, a humanidade, os homens, cada um de nós caminhamos na vida muito tristes, muito angustiados, sofridos, marcados pelos problemas de família, da situação do nosso país, voltados para os nossos complexos, enfermidades e traumas.

Somos discípulos de Jesus Cristo, mas ainda não experimentamos Jesus Vivo, Jesus Ressuscitado nas nossas vidas. Vivemos como se Jesus estivesse morto e não vitorioso no meio de nós para nos fazer vencedores de todas as dificuldades, de todos os problemas e ansiedades que nós como homens carregamos na estrada da vida.

Mas Jesus vai ao encontro dos dois discípulos. Ele vai ressuscitado, cheio de amor, poder e misericórdia. Hoje Jesus também vai ao encontro do homem sofredor, que está marcado com o peso de seus pecados e de suas dificuldades. E os nossos bispos dizem que a Nova Evangelização é isso: é levar a pessoa de Jesus Cristo, é levar Jesus Vivo ao coração de muitos que estão caminhando como se Ele não estivesse vivo porque Jesus deseja entrar na vida destas pessoas, na minha vida, na sua vida, na vida de cada um de nós.

Ele penetra na história da minha vida e também deseja penetrar, como fez com os discípulos de Emaús, na história da sua vida de uma maneira muito concreta, muito real não só através de palavras, ou do intelecto mas através de uma experiência viva. Os discípulos de Emaús sentiram o coração esquentar com a presença de Jesus na vida deles. Jesus deseja entrar, na nossa vida deseja curar as nossas feridas, deseja transformar a nossa vida. A nova Evangelização é isso: é proclamar para mim mesmo que Jesus está vivo, que Ele está ressuscitado, que Ele é real, que tem poder para penetrar na nossa vida e transformá-la.

Ele é, na verdade, como aquele bom samaritano. Foi o próprio Jesus que falou do bom samaritano, que ia passando e viu aquele homem, no meio da estrada, sofrido, ferido. Muitos passaram e nem ligaram para ele. Mas o bom samaritano veio, tomou aquele homem nos seus braços, levou para a hospedaria, atou-lhe as feridas e mandou que cuidassem dele.

Os nossos bispos lembram que Jesus é hoje este bom samaritano, que passando na nossa vida nos vê do jeito que nós estamos. Você e muitos dos que estão por aí, são aqueles que estão à beira do caminho, ferido, marcado, com o coração duro, resistente a seus apelos, muitas vezes envolvido no álcool, nas drogas, nas impurezas, na ambição, no poder, no possuir, no adultério, cego, sofrendo com o peso do pecado, pois não sabe nem porque sofre, mas sofre a ausência de Deus, sofre a ausência de Jesus.

Muitos de nós passamos indiferentes a essas pessoas e talvez muitos passaram indiferentes a nós, mas Jesus entrou e entra na vida do que está ferido. Ele é o bom samaritano, que entra na nossa vida no nosso coração. A Nova Evangelização é ver que isto é real. Jesus está vivo. E pode penetrar em todas as áreas da nossa vida, pode nos libertar das nossas angústias, das nossas dificuldades, de nossos pecados, da resistência na família, da nossa ambição, da nossa avareza. Não há nenhuma coisa que seja maior que o Amor e o Poder de Jesus vivo, que pode libertar, salvar e transformar você numa nova criatura, convertida.

Isto é Nova Evangelização: anunciar Jesus ressuscitado, Jesus, o bom samaritano, que penetra nas nossas vidas, que cura as nossas feridas.
Como é que Jesus penetra nas nossas vidas?! Como foi que Ele fez lá com os discípulos de Emaús?! Ele foi se aproximando, devagarzinho, sem nem se revelar direito, e foi começando a iluminar a vida, as dificuldades, os problemas, a tristeza daqueles dois homens que conversavam, com a Sua Palavra. E os nossos bispos dizem: A Nova Evangelização consiste em levar a Palavra de Deus, esta Palavra que tem poder, que tem a solução, a resposta, que não é como a Palavra dos homens, como as ideologias e caminhos falsos do homem.

A Nova Evangelização não é um novo Evangelho, é o mesmo Evangelho, a mesma Palavra, e o mesmo Jesus a iluminar a nossa vida. Na Bíblia a palavra de Jesus tem poder, tem respostas para as suas perguntas. Na Bíblia está a paz que você procura, a solução para as suas dificuldades, a força para você caminhar, a luz para iluminar as suas idéias, para abrir seus olhos, para que você veja Jesus vivo Da sua caminhada. É na luz da Palavra de Deus, é segundo esta Palavra que a Nova Evangelização caminha.

Na medida em que nós nos aproximarmos da Palavra de Deus, em oração, em humildade, o poder da Palavra penetra e transforma o mais profundo do nosso coração.
Os homens estão exaustos de conselhos vazios. Nós muitas vezes esíamos derramando água em vez de derramar vida. Estamos dando palavras soltas em vez do poder da Palavra de Deus. É isso que o coração do homem quer. É o remédio para a ferida do Homem.

Os Bispos nos alertam: A Nova Evangelização tem que ser segundo a palavra de Deus, segundo o Evangelho. Hoje tem-se fome e sede da Palavra de Deus. Não dê conselhos seus, idéias suas, o que você acha … Dê a Palavra de Deus, dê o Evangelho. Aproxime-se da Palavra de Deus e você vai encontrar vida e salvação.

Os Bispos e o Santo Padre têm insistido: Não haverá Nova Evangelização sem um Novo Pentecostes. O Papa disse em Santo Domingo: "América, abre-te ao Cristo, acolhe o Espírito Santo, para que, em todas as tuas comunidades tenha lugar um Novo Pentecostes e surgirá de ti uma humanidade nova, bem-aventurada.

Só levaremos Jesus aos corações dos homens se nossos corações estiverem cheios do Espírito Santo, se acontecer um derramamento vivo do Espírito Santo, um novo ardor, que só o Espírito Santo pode dar. Pentecostes é isso. É um derramamento do poder, do amor, da graça de Deus sobre cada um de nós. Há muito, na Renovação carismática, Deus tem nos falado deste Novo Pentecostes. E muitos têm experimentado em sua vida um poder novo, um fogo novo, uma vida nova que o Espírito Santo nos dá.

O Papa e os Bispos dizem: Não haverá futuro para a Igreja, para o mundo se não houver um Novo Pentecostes. Isso nos alegra, mas nos dá grande responsabilidade, a primeira de crescermos nessa graça que recebemos, e a segunda, de levar esta graça a muitos. E isso só o Espírito Santo pode realizar em nós.

O Espírito Santo tem sido derramado e muitos têm experimentado esta graça. Se você já é batizado no Espírito Santo, o Senhor deseja que você cresça nesta graça. O Senhor deseja que mergulhemos no Espírito Santo, que sejamos cheios do Espírito Santo, porque só com Ele o mundo e nossa vida podem ser transformados.

Você está aqui para ter um encontro vivo com Jesus, para que Jesus queime seu coração, derrame o Espírito Santo, transforme sua vida, dê a você um Novo Pentecostes, pessoal, faça de você instrumento para que muitos outros tenham esta experiência, este Novo Pentecostes.
O Novo Pentecostes vai nos transformar por dentro, vai nos dar um ânimo novo, uma nova compreensão do que seja santidade.

O mundo está tomado pelo pecado e nós só poderemos enfrentar o mundo a não ser com o poder, a unção do Espírito Santo, com o Novo Pentecostes ardendo em nosso coração, porque o mundo tem força, mas Deus é maior, e nós cremos nisso.

Se você não se deixar atingir pelo poder de Deus, você experimentará um poder novo que animará sua vida e tirará você da mediocridade, da mornidão de sua fé, acenderá um fogo dentro de você, leigo, religioso ou sacerdote.

O Espírito Santo quer reacender as forças de Deus em nós, quer fazer de nós apóstolos poderosos, que desejam a santidade, porque este é o primeiro fruto do Novo Pentecostes: o desejo de ser santo, de mudar de vida, de ter a luz de Deus em nós para brilhar para os povos, para ser sinal, um outro Jesus Cristo.

O Senhor quer nos dar um Novo Pentecostes, e o primeiro fruto é a transformação, não por nós mesmo, porque somos fracos, mas pela força, pelo poder de Deus.
A primeira graça é interior. A segunda graça é para fora, é o Espírito de Deus, na efusão, na transformação, que nos faz transbordar, nos dá um novo ânimo, novo dinamismo, novo poder evangelizador. Nós não o conseguimos reter em nós mesmos. E, quando Jesus derrama o Espírito Santo, Ele vem queimar nosso coração, nossos pecados, mas esse fogo não fica só em nós. Jesus quer que este fogo se alastre, e através de nós. Por isso, Ele nos dá um ânimo novo de evangelizar com poder, porque Pentecostes é sinônimo de poder, de um poder novo, inflamando nossas almas, porque em Pentecostes, aquelas línguas consumiram o coração dos homens para que saíssem a evangelizar, a proclamar o nome de Jesus.

Pentecostes são línguas de fogo e o Senhor deseja nos dar estas línguas de fogo, este poder, que ora, que proclama, que nos faz mergulhar no coração de Deus, que nos faz novos.
O Espírito Santo faz isso. As línguas de fogo, sinais do poder de Deus, fazem isso em nosso coração. Dão ânimo, força, vitalidade nova faz de nós crianças animadas, alegres, felizes, para anunciar, para levar Jesus, proclamar de graça o que de graça recebemos.

Quando você recebe uma grande graça, você não consegue ficar quieto. Quando o presente é precioso você fica querendo contar, comunicar logo àqueles que estão próximos de você. Que preciosidade é o Espírito de Deus, é o poder de Deus, é Jesus ressuscitado. É essa preciosidade que recebemos no Novo Pentecostes, que o próprio Espírito Santo nos infunde e nos faz comunicar a todos ao nosso redor.

O carismático é fogo, e é mesmo. Ele não pode ficar parado. É como disse o profeta: "Um fogo há dentro de mim que me consome. Eu queria calar minha boca, mas eu não posso. É necessário proclamar a palavra de Deus.

Hoje quem diz são os Bispos e o Papa. Nós nos juntamos a eles e proclamamos: É necessário evangelizar e por isso queremos o Novo Pentecostes na nossa vida, guiando-nos, animandonos, inflamando-nos a evangelizar.

Há um novo Pentecostes no meio de nós, aproveite a Graça. Abra seu coração. Experimente o seu poder. Novo pentecostes também, como diz nas Escrituras foram os prodígios, foram os milagres que marcaram a ação dos apóstolos.

O temor de Deus se apossava do coração de muitos porque eram muitos os prodígios, os milagres, os sinais que eram feitos por meio das mãos dos apóstolos. Sim, no novo Pentecostes de hoje há maravilhas, há prodígios, há milagres. O Senhor continua a realizar no meio de nós porque Jesus está vivo e, como está vivo, Seu poder é atuante. Ele é o mesmo que fazia maravilhas por meio dos apóstolos e é o mesmo que pode fazer maravilhas nas nossas vidas pelas nossas mãos.

Não, as nossas mãos não são santas, mas o Espírito de Deus que está em nosso coração, este é santo e tem o poder de através de nós e em nós realizar maravilhas maiores porque nós vimos nas sagradas escrituras e esta promessa é de Jesus e a palavra de Jesus é verdadeira. Ele disse: " Aquele que crer em mim fará as obras que eu faço e fará maiores ainda". Hoje nós estamos vendo no mundo maravilhas e prodígios na Igreja. Jesus ressuscitado curando, libertando, transformando, convertendo porque este é o maior milagre. Nós não nos espantamos que em pleno carnaval quinze mil pessoas reunidas sejam convertidas pelo poder de Deus, mas desacreditamos de uma cura física. Ora, se Deus que tem poder de reunir quinze mil não teria poder de curar? E Ele faz e fará. Isto é Novo Pentecostes. Isto é nova vida. É poder de Deus derramado no meio de nós – sinal da vitória de Deus sobre o pecado, sobre a morte. É Jesus que liberta todo o homem, o homem todo.

O Novo Pentecostes é isso. É poder de Deus, é milagre, prodígio, cura e libertação. Carismas que são derramados abundantemente dentro da Igreja, através de nós, pobres membros, que contribuem para edificação e construção do Reino de Deus. A partilha é também Novo Pentecostes. Sim, porque qual foi o primeiro fruto de Pentecostes? Foi a comunidade cristã. Depois do derramamento do Espírito e da pregação do Evangelho, os cristãos se reuniram em comunidade e começaram a partilhar sua vida, começaram a dividir os seus bens, a servir a Deus, a olhar o outro … O Novo Pentecostes é isso também. Temos visto isto no meio de nós, no mundo inteiro. Milhares de pessoas tem se reunido para orar, dividir e partilhar suas vidas. Têm saído de si para servir à Igreja, aos outros, aos mais pobres e necessitados, aos enfermos.

No Novo Pentecostes, descobrimos que Deus é Pai, que Deus é amor e esse amor de Deus nos inflama e nos empurra para o outro e todos são nossos irmãos. Descobrimos o desejo de inflamar o outro e de amar o outro como eu amo a mim, de partilhar a minha vida, os meus bens, tudo o que eu sou, tudo o que eu tenho para a glória de Deus, por amor a Deus, com os meus irmãos. Novo Pentecostes é isso, é descobrir que o outro é meu irmão e que, como Deus me ama, como Deus me perdoa, eu também amo e perdôo o outro. E não há ofensa que não posa ser perdoada, não há dificuldade que eu não possa ajudar, e não há bem que eu não possa partilhar, que eu não possa dividir, porque com o Novo Pentecostes nós descobrimos que há maior alegria em dar do que em receber, descobrimos a felicidade de servir. Descobrimos aquela palavra do Evangelho de Jesus, quando Ele lavou os pés dos apóstolos e Ele disse em outras palavras: "Se vocês lavarem os pés uns dos outros, vocês serão felizes sob a condição de isto praticarem. Se vocês descobrirem que é servindo que vocês vão encontrar a alegria, vocês serão felizes."

É no Novo Pentecostes que descobrirmos a alegria de servir, a alegria de dar a vida para amar o outro, os mais difíceis, os mais complicados, de dar vida para ajudar os mais necessitados, de ver que o outro é meu irmão e que nele está a presença de Deus. Tudo o que eu sou e o que tenho não é só para mim, é para dividir, é para partilhar com os outros. Isto é Novo Pentecostes.

Esta é a verdade que descobrimos. Esta é a alegria que nos faz ser Igreja. Somos irmãos. Somos filhos de um mesmo Pai. O mesmo Espírito nos une! O Espírito de Pentecostes, o Espírito Santo de Deus. Isto é Novo Pentecostes, é a alegria de sermos irmãos, isto é Novo Pentecostes. E é com esta força, com este poder que o Senhor nos envia para a missão.

O Senhor nos dá a graça da missão, a graça da parresia. O que é parresia? Parresia é uma graça, que está no Novo Testamento, e que é um ânimo do evangelizador. Um ânimo dele cumprir a missão que Deus lhe deu, enfrentando todos os obstáculos, enfrentando todos os desafios, enfrentando tudo o que se levanta contra o projeto de Deus, mas que vivamente, firmemente, com a cabeça erguida, animado pelo Espírito, ele enfrenta, porque sabe que a vitória é de Deus, porque ele sabe que Jesus é o vencedor, porque Ele já venceu todas as coisas. E o Novo Pentecostes nos empurra para a missão, o Novo Pentecostes nos dá esta graça da parresia, nos leva a ter este ânimo novo, porque é necessário renovar as paróquias, é necessário renovar as estruturas que estão aí, é necessário renovar o mundo inteiro.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.