“A graça pressupõe a natureza” (Santo Agostinho). Quer dizer que, para que a graça divina tenha eficácia de 100% a natureza humana precisa estar devidamente preparada.
Quem não fez a experiência de estudar “feito um condenado” e na hora acontecer um apagão. Certamente é porque as emoções, ansiedade, nervosismo, ou medo, bloquearam a capacidade da mente de organizar e sintetizar ideias de forma racional. Neste ponto, Deus é capaz de enviar ajuda necessária para acalmar nosso espírito e fazer com que a razão não fique paralisada.
Mas, se pelo contrário você não estudar, confiando unicamente que Deus fará a prova no seu lugar, sinto informar-lhe não vai dar certo. Faça a sua parte que Deus fará a d’Ele. Abaixo está a oração, que reza a tradição, Santo Tomás de Aquino fazia todas as manhãs. Ele é Doutor da Igreja e uma das mentes mais brilhantes de toda história, o pensamento dele é estudado não só entre teólogos, mas na filosofia e faculdade de Direito.
Ore, confie e faça a sua parte
Criador inefável, que no meio dos tesouros da vossa Sabedoria, elegestes três hierarquias de Anjos e as dispusestes numa ordem admirável acima dos Céus, que dispusestes com tanta beleza as partes do universo, Vós, a Quem chamamos a verdadeira Fonte de Luz e de Sabedoria, e o Princípio supereminente, dignai-Vos derramar sobre as trevas da minha inteligência um raio de vossa clareza.
Afastai para longe de mim a dupla obscuridade na qual nasci: o pecado e a ignorância.
Vós, que tornais eloquente a língua das criancinhas, modelai a minha palavra e derramai nos meus lábios a graça de vossa bênção.
Dai-me a penetração da inteligência, a faculdade de lembrar-me, o método e a facilidade do estudo, a profundidade na interpretação e uma graça abundante de expressão.
Fortificai o meu estudo, dirigi o seu curso, aperfeiçoai o seu fim, Vós que sois verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e que viveis nos séculos dos séculos.
Amém.