É muito interessante que quando nós falamos a palavra “planejamento” muita gente já entra em desespero, principalmente, diante de um tempo tão incerto como o que enfrentamos atualmente. E é neste contexto, em que planejar parece impossível, que podemos seguir planejando. Quando falamos de planejamento estamos falando em preparar ou elaborar um plano, programar alguma coisa.
O planejamento — ato de elaborar um plano — é o momento em que eu pego as minhas informações, os meus registros, as minhas metas e objetivos e vou alinhando eles construindo um plano de ação. Se tenho minhas informações organizadas e registradas agora eu posso e preciso pensar em um plano com prazos e com um caminho de execução para que as coisas aconteçam.
No momento em que muita gente pode estar pensando que não faz sentido planejar porque o ano já está acabando, ou porque o que pensou ou queria fazer não é mais possível devido a pandemia, é justamente a hora que parar e planejar se faz necessário. Comece por observar como as coisas estão agora, analise o cenário e informe-se sob as perspectivas futuras. Com tudo isso, elabore um plano para que algumas coisas da sua vida voltem a acontecer. Também é um momento de acolher com fé as coisas que não poderão mais acontecer e com criatividade repensar cada uma delas ou prepará-las para outro momento.
Dicas para planejar o fim do ano
A pandemia nos tirou algumas possibilidades, mas não nos tirou a esperança de que outras possibilidades possam se abrir. Então, não tenha medo de planejar! Reserve 60 minutos do seu dia e faça um planejamento dos próximos meses:
1 – Repense seus eventos e compromissos, adie ou cancele se preciso;
2 – Verifique o que desde o início do ano você pode concluir do seu projeto de vida e dê ao não concluído uma nova solução;
3 – Planeje novas metas para os próximos meses, uma dica é investir no seu desenvolvimento pessoal construindo metas de conclusão de cursos, finalização de artigos acadêmicos… Se você tem um negócio: reveja seu plano de negócios, estude o novo marketing;
4 – Reflita sobre as áreas da sua vida e busque analisar se elas estão em equilíbrio — este é o tempo ideal de revisar sua qualidade de vida, buscar preparar um check-up médico e voltar aos exercícios;
5 – Revise suas responsabilidades com seu trabalho e sua missão, reveja suas atribuições e veja negligências e conquistas. Onde você pode melhorar? Como? Pense metas de melhoria para os próximos meses…
6 – Verifique sua agenda: como estão seus prazos? O que você já pode programar para os próximos meses? O que você precisa concluir até o final do ano? Talvez você precise planejar a busca por um novo emprego. Isso se planeja também!
Planejar dá trabalho?
Planejar não é algo que dá trabalho e você já tem o que é necessário: papel, caneta e talvez a sua agenda. O planejamento não é um evento que você faz de vez em quando. É preciso construir um ritmo de planejar as atividades da nossa vida. Alguns já estarão familiarizados com isso e nem percebem. Todo mundo em algum momento já precisou planejar uma reforma, uma viagem… O planejamento não é algo distante de você e não é algo irrealizável diante da situação atual, ao contrário é algo possível também a este tempo desde que você tenha clareza dos seus objetivos, pés no chão e vida de oração.
Pegue algo complexo e comece a destrinchar dizendo como você pretende executar, como você pretende que isso ganhe forma. Planejar ajuda a diminuir o excesso de expectativas e a crescer na gestão do tempo. Quando você planeja as coisas deixam de passar despercebido por que você consegue prever situações e antecipar seus passos.
A vida é feita de imprevistos e de coisas que não esperávamos, mas se nós estivermos com olhar preparado pelo planejamento, saberemos lidar com aquilo que chega e saberemos continuar a planejar mesmo diante de circunstâncias inesperadas.