Setembro é o mês da Bíblia, sabia? Você tem costume de ler a Bíblia? Vamos hoje trazer para vocês uma forma muito conhecida e orientada pela Igreja para o estudo bíblico: a Lectio Divina!
Lectio Divina tem como tradução: Leitura Divina. E leitura de onde? Da Palavra de Deus, leitura da Bíblia. A Lectio Divina possui quatro passos, que podemos comparar com a imagem de uma escada de quatro degraus, onde você vai subindo degrau a degrau para se aproximar mais de Deus. São esses os passos/degraus: leitura, meditação, oração e contemplação.
Antes de começarmos a Lectio sempre devemos suplicar ao Espírito Santo de Deus, porque Ele é o autor de todas as coisas, é aquele que nos ensina, que pede em nosso favor. Nós não sabemos pedir o que convém, como vai nos dizer Romanos 8,27, mas o Espírito Santo intercede ao nosso favor. Ele é o nosso maior intercessor nesse momento.
É muito interessante que no momento de oração você tenha um espaço adequado para rezar. Procure sempre ter um ícone, uma vela, um lugar silencioso, algo que vá te remeter à oração. Nós vivemos em um mundo muito barulhento, de barulhos internos e externos, e esses barulhos nos incomodam e também são barreiras para silenciar nosso interior e deixar somente o ouvido da alma aguçado.
Santa Teresa D’ávila como mestra em oração nos fala: “Não é outra coisa a oração mental, ao meu ver, se não um trato de amizade. Estando muitas vezes tratando a sós com quem sabemos que nos ama.” Resumidamente, a oração mental é de fato esse trato com um amigo, com aquele que conversamos, com aquele que confidenciamos e ouvimos, com aquele que nos aproximamos a cada dia mais por meio da amizade. E essa amizade que Santa Teresa diz é a vida de oração, intimidade com Deus.
LEITURA
Vamos ao primeiro passo, a leitura. O que fala o texto? É a primeira pergunta. É necessário estar atento aos detalhes, ao ambiente, aos personagens, ao contexto bíblico, ao contexto histórico, a reação das pessoas, procurando saber e entender os sentimentos, as questões mais interessantes, as palavras e os textos que me chamam mais atenção. Essa parte é uma parte que mais necessita do nosso esforço, porque usa muito da nossa imaginação. É o momento de ruminar, de entender o contexto.
É o momento de pesquisar palavras que talvez você não tenha o costume de ouvir sempre, procure o significados, tudo que vá te ajudar a rezar. Leia o rodapé, leia a passagem mais de uma vez. Leia duas, três, quatro vezes. Leia pausadamente.
MEDITAÇÃO
No segundo passo, na meditação, você vai começar a pensar: O que diz o texto de forma pessoal? Antes a pergunta foi: O que o texto diz? Agora a pergunta é: O que o texto me diz? Esse é o momento de se colocar diante da Palavra, é hora de ruminar, saborear a palavra de Deus. Na meditação vamos nos questionando, vamos confrontando a passagem com a nossa vida por meio do Espírito Santo, Ele que é o condutor de tudo, Ele que sabe aquilo que precisamos, sabe aquilo que você precisa. O que Deus quer falar para você com essa Palavra?
ORAÇÃO
Passando da meditação chegamos a oração. Agora a terceira pergunta é: O que o texto me faz responder ao Senhor? Se coloque na presença de Deus e peça que o próprio Espírito te convença. O que hoje você deseja responder ao Senhor diante de uma santa inquietação? Uma inquietação, não uma acusação. O Senhor não nos acusa, não nos aponta o dedo. O acusador é outro, não o Senhor. Mas ele vai te mostrar como responder a esse amor. Como corresponder a esse amor aceso de Deus e que você também precisa corresponder com essa chama. O Espírito Santo vai te ajudar nesse momento.
CONTEMPLAÇÃO
Um degrau vai se misturando ao outro, um passo se torna complemento do outro. O ultimo passo é a contemplação. O que a Palavra fez em mim? O que a Palavra realizou em mim? O que de fato a oração fez e mim? O próprio Deus que age na minha vida e na sua vida. Deus recebe a oração e eleva ao coração Dele. Na contemplação nós somos chamados e impelidos a sermos como o próprio Cristo. Se você ora no Espírito, esse é o momento. Ore no Espírito.
Após esse momento você anota tudo que Deus falou, tudo que seja sua resposta de amor a Ele. Quando nós escrevemos nós nos comprometemos. Que sua Lectio Divina seja pela manhã, de preferência, as primícias do dia, dar as primeiras horas ao Senhor. Lance seus propósitos para o dia. E então agradeça ao Senhor por tudo que Ele fez na sua oração.