Formação

Vamos aprender a fazer uma Lectio Divina?

comshalom

Setembro é o mês da Bíblia, sabia? Você tem costume de ler a Bíblia? Vamos hoje trazer para vocês uma forma muito conhecida e orientada pela Igreja para o estudo bíblico: a Lectio Divina!

Lectio Divina tem como tradução: Leitura Divina. E leitura de onde? Da Palavra de Deus, leitura da Bíblia. A Lectio Divina possui quatro passos, que podemos comparar com a imagem de uma escada de quatro degraus, onde você vai subindo degrau a degrau para se aproximar mais de Deus. São esses os passos/degraus: leitura, meditação, oração e contemplação.

Antes de começarmos a Lectio sempre devemos suplicar ao Espírito Santo de Deus, porque Ele é o autor de todas as coisas, é aquele que nos ensina, que pede em nosso favor. Nós não sabemos pedir o que convém, como vai nos dizer Romanos 8,27, mas o Espírito Santo intercede ao nosso favor. Ele é o nosso maior intercessor nesse momento.

É muito interessante que no momento de oração você tenha um espaço adequado para rezar. Procure sempre ter um ícone, uma vela, um lugar silencioso, algo que vá te remeter à oração. Nós vivemos em um mundo muito barulhento, de barulhos internos e externos, e esses barulhos nos incomodam e também são barreiras para silenciar nosso interior e deixar somente o ouvido da alma aguçado.

Santa Teresa D’ávila como mestra em oração nos fala: “Não é outra coisa a oração mental, ao meu ver, se não um trato de amizade. Estando muitas vezes tratando a sós com quem sabemos que nos ama.” Resumidamente, a oração mental é de fato esse trato com um amigo, com aquele que conversamos, com aquele que confidenciamos e ouvimos, com aquele que nos aproximamos a cada dia mais por meio da amizade. E essa amizade que Santa Teresa diz é a vida de oração, intimidade com Deus.

LEITURA

Vamos ao primeiro passo, a leitura. O que fala o texto? É a primeira pergunta. É necessário estar atento aos detalhes, ao ambiente, aos personagens, ao contexto bíblico, ao contexto histórico, a reação das pessoas, procurando saber e entender os sentimentos, as questões mais interessantes, as palavras e os textos que me chamam mais atenção. Essa parte é uma parte que mais necessita do nosso esforço, porque usa muito da nossa imaginação. É o momento de ruminar, de entender o contexto.

É o momento de pesquisar palavras que talvez você não tenha o costume de ouvir sempre, procure o significados, tudo que vá te ajudar a rezar. Leia o rodapé, leia a passagem mais de uma vez. Leia duas, três, quatro vezes. Leia pausadamente.

MEDITAÇÃO

No segundo passo, na meditação, você vai começar a pensar: O que diz o texto de forma pessoal? Antes a pergunta foi: O que o texto diz? Agora a pergunta é: O que o texto me diz? Esse é o momento de se colocar diante da Palavra, é hora de ruminar, saborear a palavra de Deus. Na meditação vamos nos questionando, vamos confrontando a passagem com a nossa vida por meio do Espírito Santo, Ele que é o condutor de tudo, Ele que sabe aquilo que precisamos, sabe aquilo que você precisa. O que Deus quer falar para você com essa Palavra?

ORAÇÃO

Passando da meditação chegamos a oração. Agora a terceira pergunta é: O que o texto me faz responder ao Senhor? Se coloque na presença de Deus e peça que o próprio Espírito te convença. O que hoje você deseja responder ao Senhor diante de uma santa inquietação? Uma inquietação, não uma acusação. O Senhor não nos acusa, não nos aponta o dedo. O acusador é outro, não o Senhor. Mas ele vai te mostrar como responder a esse amor. Como corresponder a esse amor aceso de Deus e que você também precisa corresponder com essa chama. O Espírito Santo vai te ajudar nesse momento.

CONTEMPLAÇÃO

Um degrau vai se misturando ao outro, um passo se torna complemento do outro. O ultimo passo é a contemplação. O que a Palavra fez em mim? O que a Palavra realizou em mim? O que de fato a oração fez e mim? O próprio Deus que age na minha vida e na sua vida. Deus recebe a oração e eleva ao coração Dele. Na contemplação nós somos chamados e impelidos a sermos como o próprio Cristo. Se você ora no Espírito, esse é o momento. Ore no Espírito.

Após esse momento você anota tudo que Deus falou, tudo que seja sua resposta de amor a Ele. Quando nós escrevemos nós nos comprometemos. Que sua Lectio Divina seja pela manhã, de preferência, as primícias do dia, dar as primeiras horas ao Senhor. Lance seus propósitos para o dia. E então agradeça ao Senhor por tudo que Ele fez na sua oração.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.