No final do mês de outubro, a Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano divulgou os detalhes sobre o presépio, a árvore de Natal e os selos. A preparação para festa do Natal começa bem antes do Tempo do Advento, vivenciado pela Igreja no mundo inteiro no domingo após a celebração de Cristo Rei do Universo. Na programação, há cerimônias religiosas, decorações e também eventos especiais.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Segundo divulgado para imprensa, a tradicional inauguração do presépio na Praça de São Pedro e da iluminação da árvore de Natal deve acontecer no sábado, dia 3 dezembro de 2022. O momento será presidido pelo cardeal Fernando Vérgez Alzaga, chefe do governo do Estado da Cidade do Vaticano.
Presépio no Vaticano
Neste ano, 19 imagens em tamanho real, esculpidas em cedro por artesãos da cidade de Sutrio, localizada no norte da Itália, farão parte do presépio da Praça de São Pedro. A obra, que mostra a Sagrada Família, um anjo, um boi, um burro e um berço, será colocada no centro da praça. Haverá ainda as figuras de três reis e de pastores na plataforma circundante que conduzem ao presépio.
Já a árvore de Natal de abeto prateado terá cerca de 30 metros de altura e vem de Rosello, uma antiga cidade italiana que remonta às origens medievais, com apenas 182 habitantes. Os jovens do “La Quadrifoglio”, um centro residencial de saúde mental, ficaram responsáveis pelas decorações para a árvore.
Por fim, a segunda cena da manjedoura, apresentada ao Santo Padre pelo governo guatemalteco, ficará em exibição na Sala Paulo VI. A obra feita em madeira e com decorações é composta pela Sagrada Família e um anjo, feito à mão por artesãos guatemaltecos. Vale lembrar que a temporada de Natal do Vaticano termina em 8 de janeiro de 2023, quando a Igreja Católica celebra o Batismo do Senhor Jesus.
Os selos de Natal
O Gabinete Filatélico do Vaticano publicou um aviso sobre os selos de Natal, pintados por um artista e ativista italiano, Francesco Canale, que nasceu sem braços e pinta segurando o pincel entre os dentes. As duas pinturas de Canale, uma de um anjo contando a um pastor sobre o nascimento de Jesus, e a outra de um pastor adorando o menino Jesus, estão incluídas nos selos de nascimento do Vaticano deste ano.
Leia também | Em Roma, Corrida dos Santos arrecada recursos para ajudar crianças africanas