Igreja

Vaticano reconhece virtudes heroicas do “Apóstolo de Aparecida”

O missionário redentorista segue em processo de beatificação e, agora, passa a ser Servo de Deus venerável.

comshalom

Na última sexta-feira (5), o Vaticano reconheceu as virtudes heroicas de Padre Vitor Coelho de Almeida. O missionário redentorista segue em processo de beatificação e, agora, passa a ser Servo de Deus venerável. Isso quer dizer que sua vida e seu testemunho são referência para os fiéis católicos no Brasil. Em São Paulo, Padre Vitor ficou conhecido pelo seu ministério na Rádio Aparecida, sendo chamado, inclusive, “Apóstolo de Aparecida”. Confira, a seguir, a reportagem que a TV Canção Nova fez sobre o religioso.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Sobre Padre Vitor, o “Apóstolo de Aparecida”

O portal A12, do Santuário de Aparecida do Norte, fez um breve histórico sobre a vida e missão de Padre Vitor. Confira a seguir:

Nascido em Sacramento (MG) em 22 de setembro de 1899, o religioso foi ordenado sacerdote na Congregação do Santíssimo Redentor em 1923. Dedicou os primeiros anos de seu sacerdócio à Catequese e pregação das Santas Missões e, ao mesmo tempo, tornou-se um grande animador vocacional, encaminhando diversos jovens ao Seminário.

De 1941 a 1948, foi internado no Sanatório Divina Providência, em Campos do Jordão (SP), quando foi atacado pela tuberculose. Mesmo acometido pela doença, exerceu forte apostolado entre os doentes.

Com a saúde recuperada, em 1948, padre Vitor foi transferido para Aparecida (SP), dedicando-se à acolhida aos romeiros que visitavam o Santuário e às visitas com a imagem de Nossa Senhora Aparecida em diversos lugares do Brasil.

“Padre Vítor Coelho, por exemplo, foi um homem do povo. Com suas pregações sabia tocar o coração dos fiéis com palavras simples e profundas, convocando a todos para a vivência digna dos valores do evangelho, testemunhado no compromisso com a justiça e a paz”, destaca padre Anísio.

A partir de 1951, dedicou-se à Rádio Aparecida. Por meio dela, realizou vasto e incansável apostolado em todo o país, evidenciando seu caráter missionário. Era ouvido nas cidades, fazendas, vilas e casebres. Possuía grande conhecimento doutrinário e moral, traduzindo para o povo as verdades da fé. Também era sensível às realidades culturais, aos problemas sociais e às dificuldades espirituais.

“Sua dedicação pela rádio e pelos romeiros não foi delimitada pela idade. Ele sempre perguntava e pesquisava, buscava dar o melhor de si na sua pregação. Sua perseverança no trabalho apostólico marcou a minha vida. Padre Vítor foi um grande catequista através dos meios de comunicação”, recorda o missionário redentorista, padre Antônio Agostinho Frasson, que conviveu com padre Vitor.

Em Aparecida, fundou o Clube dos Sócios, que contava com apoio dos leigos para construir a missão da evangelização e devoção à Nossa Senhora Aparecida. “Quem ajuda na evangelização, tem merecimento de pregador”, afirmava. Desde 2020, a iniciativa se fundiu à Família dos Devotos, auxiliando na missão do Santuário Nacional em sustentar as obras de evangelização, acolhimento, acabamento e manutenção do Santuário, bem como a Rede Aparecida de Comunicação e as diversas obras sociais.

Aos 87 anos, morreu em plena atividade apostólica, no dia 21 de julho de 1987. Foi levado ao hospital lúcido e consciente. Morreu rezando, antes de receber atendimento médico. Seu velório, exéquias e sepultamento foram realizados na Basílica Nova de Aparecida, onde recebeu a homenagem de milhares de fiéis e religiosos.

Está sepultado no Memorial Redentorista de Aparecida, localizado ao lado da Basílica Histórica. Diariamente, centenas de pessoas visitam seu túmulo, expressão da devoção ao sacerdote, que mesmo após 35 anos de sua morte, continua vivo no coração dos brasileiros.

Em caso de alguma graça, escreva ao Memorial Redentorista: Caixa Postal 01 – CEP: 12.570-970 – Aparecida – SP, ou ainda pelo e-mail: padrevitorcoelho@gmail.com. Você também pode ligar para: (12) 3311-2757.

Leia também | A missão do pároco e o ensinamento de São João Vianney


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.