Nascida no meio dos jovens, a Comunidade Católica Shalom sempre teve um carinho e amor especial pelos irmãos mais pobres. A assessora de Promoção Humana, Jeovana Freitas, conta que a experiência de amizade com os pobres começou já no início da vocação Shalom.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
“Se a gente for ver no histórico da Comunidade, logo nos primórdios o nosso fundador (Moysés Azevedo) quis dar uma resposta a Deus. Ele começou a fazer visitas a centros socioeducativos, que trabalhavam com menores em conflito com a lei. A Comunidade também sempre teve uma ação de evangelização forte em bairros pobres de Fortaleza. Pelo coração e pelo impulso do espírito, a ação evangelizadora começou assim com essas iniciativas”, conta.
Jeovana lembra também que o projeto Volta Israel nasceu como fruto do primeiro Acamps promovido pela Comunidade. De acordo com ela, alguns dos jovens que participaram do retiro sofriam o “flagelo da dependência química das drogas”. “O Volta Israel surgiu como essa resposta concreta ali no início da nossa ação evangelizadora para ajudar esses jovens no tratamento da dependência química e do uso abusivo de drogas”.
A experiência de amizade da Comunidade com os mais pobres busca amar, socorrer e evangelizar pessoas em estado de vulnerabilidade. Conheça abaixo alguns dos serviços desenvolvidos hoje pela Promoção Humana Shalom.
Amigo dos Pobres
O Shalom Amigo dos Pobres nasceu como uma resposta aos males impostos pela pandemia do Covid-19. O objetivo era socorrer de maneira emergencial as pessoas que não tinham lugar para se abrigar.
Hoje o Amigo dos Pobres é um serviço contínuo oferecido pela Comunidade Católica Shalom que tem o objetivo de amar, socorrer e evangelizar para, desta forma, resgatar e devolver a dignidade de pessoa de filho de Deus. O projeto tem como missão acolher e evangelizar as pessoas em situação de rua, proporcionando a elas uma experiência pessoal com Deus e colaborar para a transformação de suas vidas por meio de um processo formativo integral.
Espaços de Paz
Os Espaços de Paz é outra forma que a Comunidade Shalom desenvolve seu amor e serviço aos pobres. Trata-se de um serviço oferecidos a crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade. Hoje a Comunidade atende mais de 400 crianças diariamente nos Espaços de Paz instalados em diversas missões.