Shalom

Via Sacra Shalom: expressão poética da Paixão de Jesus

Como já ocorre tradicionalmente durante o Retiro de Semana Santa, a encenação narra o percurso espiritual do caminho de Cristo. 

comshalom
Uma expressão poética da Via Sacra

Neste ano, o roteiro teve a proposta de reconstruir a vida interior, onde muitas vezes se perde em si mesmo,  seja nos pecados e nas tantas agitações, e assim, perde-se da Voz do Amado e deseja fazer com que as pessoas retornem para dentro do próprio Cristo. 

Taisa dos Santos, discípula da Comunidade de Aliança Shalom, foi uma das responsáveis pelos ensaios na Missão Shalom Aracaju (SE), explica um pouco sobre os bastidores desta produção. “Tivemos aproximadamente 20 dias de ensaios, e neste tempo, foi preciso realmente olhar para o nosso interior. Como essa Via Sacra nos chama a olhar para nossa vida interior e viver esse resgate na alma que encontra o esposo e que vive com ele esse momento de cruz e ressurreição contempla e aprofunda com ele”, explica. 

Saiba mais| Via Sacra 2024 vai retratar a reconstrução da vida interior

A Via Sacra, foi de fato, uma oração, expressada em arte, onde durante a meditação foi possível percorrer o caminho com o Próprio Cristo que deu a vida livremente e acalmou as agitações interiores

Cristo foi o primeiro a viver o caminho doloroso 

Taisa conta que fazer parte do elenco foi olhar para a própria vida. ”A Via Sacra me permitiu expressar a vida de todos nós que é essa luta entre o homem velho e o homem novo e esse desejo de viver tudo com Cristo, complementa. Ela explica que essa Via Sacra chama a olhar para a vida interior e viver esse resgate na alma que encontra o Esposo e que vive com Ele esse momento de cruz e ressurreição.

Já para Davi Neris Porto, vocacionado da Comunidade Shalom, protagonizou a Via Sacra interpretando Jesus, onde, a partir desta oportunidade, adentrar de uma forma mais profunda e não somente enxergar como um espectador que acompanhou esse caminho de Jesus.

Davi Porto interpretou Jesus na Via Sacra em Aracaju

Me me abrir ao convite de caminhar também junto com Ele nessa via de crucificação que foi por mim, pela minha vida, pelos meus pecados, para que eu pudesse alcançar a salvação. Todo esse processo ajudou a dar mais sentido a toda a nossa vida, todo nosso caminho de Cruz”,  relata o jovem.

Já sobre esta paixão de Cristo, a explicação foi dada pela missionária, Josefa Alves, que usou a narração do Evangelho de São João. 

Entender a Paixão com a ótica de São João 

Josefa Alves, consagrada da Comunidade de Vida Shalom, de maneira simples e objetiva, explicou a Paixão, pela narrativa de São João, e afirmou que o Retiro é o local propício para permanecer na intimidade e perseverança com Cristo.  A consagrada explicou que não se pode permanecer na fragilidade dos fatos, mas com Cristo encontrar o sentido de tudo. “Não pare na superficialidade da sua dor nem dos fatos”, afirma Josefa.

Nunca estamos sozinhos e não precisamos fugir das cruzes, pois Ele nos amou até o fim“, explicou Josefa (Imagem/Comunicação Aracaju)

Leia também| Como permanecer no Amor de Deus? Josefa Alves dá dicas

João mostra também de certa forma, a ironia, Jesus julgando o mundo, pois é o Senhor, não diminui a morte cruenta, mas dá significado profundo à relação de Deus com o Espírito que se entrega. Se nota, então, que por vezes não se quer acompanhar a Cristo na forma como Ele se revela, não se permanecer do lado da fraqueza, só querem o Cristo Glorioso, não o flagelado.

Cruz, a linguagem do amor

A cruz é a linguagem do amor, no qual Deus quis falar a nós. e quando se estiver passando pelo Vale da sombra da morte, é preciso olhar para Jesus, pois Ele passou por lá e sabe o caminho a ser seguido. “Ele quis nos encontrar nas nossas cruzes, não posso carregá-la sozinha, Ele quer carregá-la comigo. Não há cruz que seja mais forte que Ele, não importa o tamanho da dor, Ele sabe o caminho, Ele passou primeiro, Ele venceu, é com Ele que tenho que viver”, explica a missionária.

 “Como posso permanecer no amor? Acolhendo a linguagem com a qual, Ele quer me amar e me resgatar. A cruz é uma passagem, na qual preciso passar, mas não permaneço na cruz. A cruz cristã leva à ressurreição e  por isso não deve ser abandonada no caminho.  Bendita seja a Cruz que Deus me deu, pois por ela acolherei a ressurreição.”

Para que eu permaneça significa que eu vivi aquilo que ele me propôs, e fui até o fim. Nunca estamos sozinhos e não precisamos fugir das cruzes, pois Ele nos amou até o fim”, encerra Josefa.

 

 

Serviço

Semana Santa – Missão Aracaju (SE)

Onde: Externato São Francisco de Assis
Quando: 28 – 31 de março
Maiores informações: @shalomaracaju


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.