No vasto jardim da Igreja, a vida consagrada se destaca como uma flor preciosa, exalando o perfume do amor de Deus e o odor da santidade. Homens e mulheres, chamados a uma entrega total a Cristo, dedicam suas vidas à missão de levar a presença de Deus aos lugares mais feridos e necessitados da humanidade. Como nos lembra o Papa Francisco: “A vida consagrada é um dom precioso para a Igreja e o mundo. Não se pode imaginar a Igreja sem este dom que, desde os seus inícios, sempre esteve presente como elemento determinante do seu crescimento e da sua santidade”.
No Carisma Shalom, a vida consagrada, em sua essência, é um chamado à intimidade profunda com o Ressuscitado que passou pela Cruz, uma resposta amorosa ao sacrifício de Amor por nós: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo aquele que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16).
Essa vocação, vivida na castidade, pobreza e obediência, revela ao mundo que é possível encontrar a verdadeira felicidade, que não está no acúmulo dos bens, nas pessoas ou nas coisas, mas em Deus. Os consagrados são, portanto, testemunhas de uma liberdade autêntica, que não se deixa aprisionar pelas seduções do mundo, mas se abrem totalmente à graça de Deus e ao serviço dos irmãos, por meio de uma oferta total de vida.
Uma oferta livre e feliz, que não se limita a si mesma, mas se projeta, exalando seu aroma pela Igreja e pelo mundo. Santa Teresinha do Menino Jesus dizia: “No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor.” Ela expressava assim a profundidade da entrega que transforma o mundo ao seu redor.
Testemunho que atrai e transforma
A vida consagrada, como um perfume suave, atrai as almas sedentas de sentido e verdade. Ela se torna um farol de luz em meio às trevas, um sinal do amor incondicional de Deus. Foi exatamente isso que Bárbara Skoczykloda, uma jovem vocacionada polonesa, experimentou quando sua família foi transformada pela presença de um consagrado da Comunidade de Vida Shalom.
“Enquanto eu ainda morava no Brasil, alguns irmãos da Comunidade me pediram ajuda para encontrar um local na Polônia que pudesse receber o missionário da Comunidade Shalom que iria fazer imersão no meu país natal, conhecer a cultura, a língua, os costumes. Após conversar com meus pais, decidimos que nossa família o acolheria. Com essa presença em nosso lar, vi o movimento de Deus transformando também a minha casa, levando meus pais e meus irmãos a mergulharem no Carisma Shalom, assim como eu”.
Para os pais da Bárbara, cuidar do missionário parecia um gesto de hospitalidade, mas, segundo a jovem, eles é que foram cuidados e amados por Deus através da oferta daquele consagrado. “O testemunho de Jackson, seu jeito, seu cuidado e sua vida de oração aproximaram meus pais da Comunidade Shalom. Eu saí de casa, vim para o Brasil e conheci o Carisma Shalom, mas o movimento do Espírito Santo levou o Carisma para minha família. Quando voltei para casa, minha família já era shalomita”.
Ainda segundo a jovem, a oferta de vida de Jackson alcançou a vida de sua família, e isso despertou o desejo de missionariedade dentro da vida familiar. “Meu pai disse: “Bárbara, graças a Deus que você conheceu o Shalom, porque, se não fosse por isso, hoje nossa família não seria a mesma”.
A vida consagrada continua a ser um sinal visível da presença de Deus no mundo. Em cada testemunho, como o da família de Bárbara, percebemos que os consagrados são verdadeiros instrumentos do amor divino, espalhando o perfume de Cristo por onde passam. Eles nos lembram que, apesar das tribulações e desafios, há um caminho de esperança sustentado por uma fé que transforma e renova todas as coisas, a partir de um singelo “sim” feliz.