Shalom

Vida de oração, alimento no Caminho da Paz

Congresso do Caminho da Paz convida a um novo derramamento do Espírito Santo na vida de oração.

comshalom

“A vida de oração é o alimento para que eu consiga viver, permanecer no carisma”, declara o jovem pastor de grupo de oração João Manuel Miranda, que há 5 anos trilha o itinerário de oração da Obra Shalom. Suas palavras ecoam junto a muitos outros testemunhos que atestam: há 15 anos o Caminho da Paz é instrumento para ensinar a Obra Shalom a rezar.

Na primeira manhã do Congresso do Caminho da Paz os pregadores Daniel Ramos e Messias Albano se revezam no altar da Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz para partilhar sobre o primeiro passo no Caminho da Paz: a contemplação.

Com o tema “Um novo derramamento do Espírito Santo” o encontro celebra os 15 anos do itinerário formativo e oracional da Comunidade Shalom. O protagonista, claro, é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

A experiência com o Espírito Santo, relata Daniel Ramos, faz “o Deus que era distante se torna próximo. O mundo espiritual se torna uma realidade mais presente do que o próprio físico, material. O Espírito Santo torna tudo ‘de fora para dentro’. Toda a nossa vida torna-se relativa a Deus”.

Está aí um sinal importante na vida de oração: a capacidade de tomar decisões novas. É o que testemunha o pastor de grupo de oração João Manuel Miranda. “Depois do meu Seminário de Vida no Espírito Santo, uma das primeiras coisas que o Senhor me pediu foi para romper com o relacionamento que eu tinha. A decisão surgiu na oração, a partir de uma escuta”, declara o jovem.

Experiência fundamental

Há três anos no Ministério do Pastoreio, João Manuel reconhece que, junto às ovelhas, aumenta o compromisso com a própria vida de oração. “Deus não é somente o centro, mas aquele que ordena todas as coisas da minha vida. Quando a gente bebe dessa fonte, tem que passar essa experiência constante, diária. Se eu não fizer a minha oração, não estou a amar o Amado”, explica. Essa é a sua experiência fundamental com a Pessoa de Jesus.

Messias Albano também destaca a importância dessa experiência pessoal que o pastor transbordará no grupo de oração. “O Ressuscitado que Passou pela Cruz mudou a minha vida e a vida dos apóstolos. Na oração eu vou encontrar com esse Deus, alimentar a eternidade dEle em mim, clamar o Espírito e tê-lo como o alimento da minha vida”, relata o consagrado da Comunidade de Vida.

A oração contemplativa, parada, a leitura orante da Palavra de Deus, nos fará confiar nas palavras do Anjo Gabriel à Virgem Maria: “O Espírito Santo virá sobre ti, a força do Altíssimo te cobrirá”, explica Daniel Ramos. É assim que se dá o primeiro passo no Caminho da Paz.

“A oração Shalom é fruto do amor esponsal e gera o amor esponsal. O esposo no sentido daquele que se une a mim e gera fecundidade. O Caminho da Obra Shalom é tudo com Jesus. O caminho de contemplação é o que norteia todo o caminho da Obra Shalom”, finaliza Daniel Ramos.

O Congresso do Caminho da Paz

Com o tema “Um novo derramamento do Espírito Santo” o encontro celebra os 15 anos do itinerário formativo e oracional da Comunidade Shalom. De 15 a 17 de março estão reunidos na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, em Fortaleza, membros dos Ministérios de Pastoreio e Ensino e acompanhadores de diferentes missões da Comunidade Católica Shalom espalhadas pelo Brasil.

 

Leia mais:

“Dar de graça o que de graça recebemos” exige testemunho pessoal

Grupo de Oração é lugar de ser família Shalom

Congresso do Caminho da Paz divulga lista de pregadores e programação oficial

Caminho da Paz: movimento de escolha entre o Eterno e o transitório

Comunidade Shalom prepara celebração especial para os 15 anos do Caminho da Paz

Conheça os livros base do Caminho da Paz Kids

15 anos de Caminho da Paz: Confira alguns testemunhos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.