“A vida de oração é o alimento para que eu consiga viver, permanecer no carisma”, declara o jovem pastor de grupo de oração João Manuel Miranda, que há 5 anos trilha o itinerário de oração da Obra Shalom. Suas palavras ecoam junto a muitos outros testemunhos que atestam: há 15 anos o Caminho da Paz é instrumento para ensinar a Obra Shalom a rezar.
Na primeira manhã do Congresso do Caminho da Paz os pregadores Daniel Ramos e Messias Albano se revezam no altar da Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz para partilhar sobre o primeiro passo no Caminho da Paz: a contemplação.
Com o tema “Um novo derramamento do Espírito Santo” o encontro celebra os 15 anos do itinerário formativo e oracional da Comunidade Shalom. O protagonista, claro, é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
A experiência com o Espírito Santo, relata Daniel Ramos, faz “o Deus que era distante se torna próximo. O mundo espiritual se torna uma realidade mais presente do que o próprio físico, material. O Espírito Santo torna tudo ‘de fora para dentro’. Toda a nossa vida torna-se relativa a Deus”.
Está aí um sinal importante na vida de oração: a capacidade de tomar decisões novas. É o que testemunha o pastor de grupo de oração João Manuel Miranda. “Depois do meu Seminário de Vida no Espírito Santo, uma das primeiras coisas que o Senhor me pediu foi para romper com o relacionamento que eu tinha. A decisão surgiu na oração, a partir de uma escuta”, declara o jovem.
Experiência fundamental
Há três anos no Ministério do Pastoreio, João Manuel reconhece que, junto às ovelhas, aumenta o compromisso com a própria vida de oração. “Deus não é somente o centro, mas aquele que ordena todas as coisas da minha vida. Quando a gente bebe dessa fonte, tem que passar essa experiência constante, diária. Se eu não fizer a minha oração, não estou a amar o Amado”, explica. Essa é a sua experiência fundamental com a Pessoa de Jesus.
Messias Albano também destaca a importância dessa experiência pessoal que o pastor transbordará no grupo de oração. “O Ressuscitado que Passou pela Cruz mudou a minha vida e a vida dos apóstolos. Na oração eu vou encontrar com esse Deus, alimentar a eternidade dEle em mim, clamar o Espírito e tê-lo como o alimento da minha vida”, relata o consagrado da Comunidade de Vida.
A oração contemplativa, parada, a leitura orante da Palavra de Deus, nos fará confiar nas palavras do Anjo Gabriel à Virgem Maria: “O Espírito Santo virá sobre ti, a força do Altíssimo te cobrirá”, explica Daniel Ramos. É assim que se dá o primeiro passo no Caminho da Paz.
“A oração Shalom é fruto do amor esponsal e gera o amor esponsal. O esposo no sentido daquele que se une a mim e gera fecundidade. O Caminho da Obra Shalom é tudo com Jesus. O caminho de contemplação é o que norteia todo o caminho da Obra Shalom”, finaliza Daniel Ramos.
O Congresso do Caminho da Paz
Com o tema “Um novo derramamento do Espírito Santo” o encontro celebra os 15 anos do itinerário formativo e oracional da Comunidade Shalom. De 15 a 17 de março estão reunidos na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, em Fortaleza, membros dos Ministérios de Pastoreio e Ensino e acompanhadores de diferentes missões da Comunidade Católica Shalom espalhadas pelo Brasil.
Leia mais:
“Dar de graça o que de graça recebemos” exige testemunho pessoal
Grupo de Oração é lugar de ser família Shalom
Congresso do Caminho da Paz divulga lista de pregadores e programação oficial
Caminho da Paz: movimento de escolha entre o Eterno e o transitório
Comunidade Shalom prepara celebração especial para os 15 anos do Caminho da Paz