Acorda, levanta, confere se todos tomaram café, vê se o lanche tá na mochila. Mais uma conferida no cabelo dela. Confirma se ele vem pra casa direto ou vai sair com a namorada. O marido sai primeiro porque quer ver se os pais passaram bem a noite.
Antes de saírem, sinal da cruz na testa, beijo no rosto, “Deus te abençoe”. Olho os três pela janela: “Santo Anjo do Senhor, o zeloso guardador do Glaucio, do João Pedro e da Clarice, se a ti os confiou a piedade divina, sempre os rege, guarde, governe e ilumine. Amém!”
A semana corre. A cada dia, o seu cuidado. O marido as vezes no home office, muitas vezes na rua, outras vezes no escritório. O filho, jovem adulto, já trabalha, estuda e namora. A filha adolescente, enquanto cresce, vive o ritmo intenso do ensino médio na escola nova. Eu no meio deles, vou vivendo: estudando, fazendo ‘freelas’, inventando receitas para variar a semana, roupa pra lavar, escuta sobre o dia de cada um, ajuda com a lição de casa… Ôpa! Acabou o dia.
– Bença, mãe!
– Dorme com Deus. Não esqueça de rezar.
– Boa noite, môbem! Deus te abençoe.
Sinal da cruz traçado na testa, beijo e abraço forte.
‘Reza por mim’. ‘Vou rezar por você’.
Chega o sábado. É hora de pensar no almoço de domingo. Deixa tudo quase pronto para o dia seguinte. O marido acorda cedinho pra finalizar o almoço pois vamos a Missa: ele na paróquia, por causa da Escola Diaconal, eu no Shalom. Um desafio e uma oferta, porque Deus assim quis. Mas, o coração dói mesmo é porque as crianças não estão junto… Fases… Permissão de Deus…
Enfim, almoço de domingo! Juntos, finalmente, rezamos. Pai Nosso, Ave Maria, São José, partilha da semana (talvez um puxão de orelha). Não acabou! Tem sobremesa! Uma voltinha na orla pra ver o pôr do sol. ‘Deus é perfeito, né?!’ Acabou o dia, nova semana. ‘Bença, mãe!’…
Você percebeu a Oração Familiar aqui?
Tem sim, viu! Mesmo quando parece que estamos longe, mesmo que as crianças (nem tão crianças) não queiram mais ir junto a Missa, continuamos insistindo, porque amamos muito e desistir não é opção para quem ama. E é neste lugar de amor que reside a Oração.
Santa Teresinha dizia que “pensar em quem se ama é rezar por ela”. Ela sabia bem o que estava dizendo, visto que seus preciosos pais a ensinaram com testemunho de amor. Então, nós por aqui continuamos perseverando em oferecer Deus para nossa família. Em cada ‘Bença, mãe’ provo da força da oração intercessora que gera a certeza da presença de Jesus e Maria em nossa vida mesmo em meio aos desafios que surgem, pois é realmente feliz quem a Deus se confia.
Uma família comum que experimenta no ordinário da vida, a graça santificante que torna extraordinário tudo o que lhe é consagrado e isso para mim é sinal de oração.
Girlaine Soares
Consagrada de Aliança
Missão Rio de Janeiro
Serviço
CONGRESSO DAS FAMÍLIAS 2023
Tema: Famílias Enraizadas na Oração
Dias: 24 e 25 de junho
Horário: a partir das 8 e meia da manhã
Local: Centro de Eventos do Ceará
Inscreva-se: Adquira já seu ingresso!
Inscrições para o Congresso Kids: clique aqui
Mais informações: @familia.shalom
Saiba mais
Confira a programação do Congresso das Famílias Shalom 2023
Confira as presenças confirmadas para o Congresso de Famílias Shalom
Congresso das Famílias acontecerá de 24 a 25 de junho em Fortaleza