Vigília Jovem em Fortaleza (CE)

O rotineiro silêncio das noites no Centro de Fortaleza foi quebrado com o animado barulho de uma multidão de jovens que lotou a Catedral Metropolitana da cidade. Em vigília realizada na sexta-feira, 24, mais de 2.500 jovens se reuniram para celebrar os 30 anos do Projeto Juventude para Jesus (PJJ). Além de muito louvor e de muita alegria, o encontro foi marcado pela oração e por um momento de perguntas e respostas com Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom.

Poucos instantes antes de começar a Santa Missa que deu início ao evento, os assentos da Catedral já estavam ocupados, tinha jovem até no chão. Eles procuravam o melhor lugar para participar de cada momento. Padre Douglimar Estevam foi quem presidiu a celebração. Na homilia, o sacerdote apresentou trechos da exortação do Papa Francisco aos jovens e destacou o testemunho de São Paulo e de mártires que ofertaram suas vidas até às últimas consequências.

“Tudo o que Jesus toca se torna jovem, se torna santo”, disse Padre Douglimar, citando Papa Francisco. Quando os jovens tiveram uma experiência com Cristo Ressuscitado, eles começaram um processo de conversão à santidade mais concreto. De acordo com o sacerdote, essa dinâmica leva cada homem e cada mulher à sua plenitude, fazendo com que assumam, dessa forma, a essência de sua identidade. “O fruto que Jesus quer produzir em nós é a santidade”, completou o missionário.

Após a Santa Missa, os jovens participaram atentos de um momento de perguntas e respostas com Moysés Azevedo. Um grupo teve a oportunidade de questionar o fundador da Comunidade sobre diversos temas. Entre eles, a história do PJJ, a relação com Ronaldo Pereira e a experiência vocacional do consagrado foram abordados. Nas respostas, Moysés pontuou alguns aspectos importantes: Deixe Deus santificar seu coração; Vocação é aprender a ouvir a voz de Deus; O melhor evangelizador de um jovem é outro jovem; Deus está fazendo um levante de jovens celibatários pelo Reino dos Céus.

Presença dos jovens

As vigílias realizadas pelo Projeto Juventude para Jesus são sempre uma oportunidade de evangelização. A jovem Jacilânia Feitosa viu nos stories de uma amiga o anúncio do encontro há uma semana. As duas então começaram a se organizar para viverem o evento. Elas viajaram 95 km de Campos Belos até Fortaleza. Jacilância conta que esse é o primeiro contato dela com a Vocação Shalom. A jovem foi tocada pela uma renovada experiência com a alegria de ser de Deus.

Outra jovem que teve sua primeira experiência com o Shalom na vigília foi Stefany Silva. A amiga que a convidou disse que Deus a chamava. Ela não exitou e acolheu o convite. “Me senti muito envolvida. Na hora da consagração, o silêncio foi muito diferente, nunca tinha vivido isso. Senti Deus falando comigo", conta.

Presença das famílias

Motivados pela assembleia comunitária do aniversário de 30 anos do PJJ, o casal Wagner e Luciana Dantas, membros da Comunidade de Aliança, resolveram marcar presença no encontro de oração dos jovens. “Nós sentimos o desejo de dar a nossa presença materna e paterna. Acredito que a presença dos casais nessa vigília gera unidade e torna este encontro da Comunidade e não só dos jovens ou só dos casais”, partilha Wagner. Já para Luciana participar da vigília a faz recordar da época que era do PJJ, dos primeiros tempos na vocação. “É revigorar as forças”, ressalta.

Presença de Teresinha

Com a presença intercessora de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, os jovens viveram o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. A súplica pela cura por meio do sorriso de Maria e pela graça da santidade marcaram a oração. Os jovens entregaram-se na celebração, renovando o desejo de pertencer a Deus sem reservas.


EXPEDIENTE

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PORTAL COMSHALOM

Edição: Jonas Viana | Textos: Eveline Coelho e Jonas Viana | Fotos: Karen Favacho e Sérgio Araújo | Layout de Página: Jonas Viana