A cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira, pediu: “Eu queria convidar você a passar essa Quaresma com Teresinha do Menino Jesus”. Em uma pregação, Emmir explicou que os sacrifícios que agradam a Deus são feitos por corações humildes como o de Teresinha. Ela lembrou ainda que Deus rejeita os soberbos que acreditam que vão alcançar a santidade por si mesmos, contando com a força dos fortes sacrifícios que são capazes de fazer.
Leia também| Um presente surpresa!
“Ela diz: ‘Senhor, eu não posso fazer tantas coisas como as minhas companheiras fazem. Por isso, eu Te peço, Senhor, vem ser Tu mesmo a minha santidade. Me substitui, Jesus! Que ao me verem, as pessoas Te vejam. Eu só quero me abandonar, confiar em Ti, e ao confiar em Ti, eu irei ‘Jeter des fleurs’!”.
De acordo com Emmir, Santa Teresinha ensinava que havia dois tipos de sacrifícios que poderiam ser oferecidos a Deus. O primeiro seria uma penitência escolhida voluntariamente. O segundo, a vivência com perfeição dos deveres de estado que cada vocação exige. “Eu me comprometo, Senhor, a viver os Estatutos da Comunidade que eu abracei e que me abraçou nas minhas promessas”. Pobreza aos moldes do Shalom, obediência aos moldes do Shalom, castidade aos moldes do Shalom, na Comunidade de Vida e na Comunidade de Aliança”.
Sacrifícios ordinários por amor a vocação
“Teresinha pede unicamente a Deus que a faça viver as suas regras, porque é difícil, é difícil para nós também! É difícil para nós ir à missa todo dia, com 5 meninos pendurados, com a gasolina custando R$ 7 e ainda vai subir, porque o barril já chegou a R$ 130. É difícil? É. É difícil para mim jejuar pelo menos na sexta-feira? Sim, é, mas é esse ato de, por obediência a Deus, é esse ato de penitência, de dizer não a minha própria vontade. A minha vontade me diz: ‘Está na hora de levantar para ir à missa, mas eu vou dormir só mais um pouquinho’, mas o meu desejo de amar a Jesus e de deixá-lo me amar, diz: ‘Põe-te de pé agora. Larga de ser preguiçosa. Ama Jesus, porque com isso você vai Jeter des fleurs’”.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Chamado ao amor esponsal
De acordo com Emmir, é o Amor Esponsal que deve impulsionar a espiritualidade Shalom na Quaresma. “Jesus, eu não sou capaz de fazer por Ti grandes sacrifícios. Então, Senhor, eu vou ‘Jeter des fleurs’. Senhor, se eu for fazer coisas maiores do que eu, o que vai acontecer é que vou me encher de orgulho, vou achar que a santidade foi conquistada por mim. Então, Jesus, o que eu quero fazer é ‘Jeter des fleurs’”.
>> Confira o poema Jeter des fleurs, de Santa Teresinha
E, completou: “Isso quer dizer que a gente não faça nenhuma prática quaresmal? Não! Eu estou falando bem claro, porque daqui a pouco vão dizer que a Emmir disse que ninguém fizesse nada na Quaresma. Eu estou dizendo que é para você não fazer nenhuma penitência na Quaresma? Eu estou dizendo isso? Não. Eu estou dizendo somente que você não tente se salvar, que você não tente viver no farisaísmo, mas que na autenticidade do amor Deus te dê a graça de se deixar amar por Ele, e aos pés da cruz, ao invés de jogar seus sacrifícios, a sua lista hipócrita de sacrifícios, você simplesmente, humildemente, pequeninamente, venha ‘Jeter des fleurs’.
Oração da Emmir para viver com humildade a Quaresma
Emmir finalizou a pregação com a seguinte oração:
Senhor, eu me uno a Ti nessa Quaresma. Senhor, nesta Quaresma eu quero Te pedir que Tu me ames bem muito, o quanto eu preciso! Eu não quero chegar na Semana Santa com uma lista enorme de grandes penitências, achando que eu mereço a salvação, porque eu não mereço a salvação. Senhor Jesus, vem ser a minha santidade, vem receber meus pequenos sacrifícios! Eu entrego todos os meus méritos nas mãos de Nossa Senhora, porque no céu, Senhor, eu vou continuar a ‘Jeter des fleurs’! Só que no céu, Senhor, eu quero jogar minhas flores sobre a terra, para salvar mais almas ainda, para Te dar a alegria de mais almas, para tirar mais almas do purgatório, e no céu eu quero sobre a terra ‘Jeter des fleurs’!
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! Rainha da Paz, dai-nos a Paz! Nossa Senhora da Piedade, rogai por nós!
Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023
O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor.
Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição!
Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma