De todos os dons que Deus concedeu à mulher, não há um que supere o de ser mãe. Infelizmente, em nossos dias, esse dom perdeu muito de sua força e sentido. Coloca-se que a realização de uma mulher consiste em um carreirismo, em apenas conquistar lugares de destaque na sociedade.
Não que haja problemas nisso. A questão que se coloca é reduzir o valor da mulher a esse aspecto somente. A tal ponto que, algumas mulheres, para atingir o topo do sucesso, muitas vezes, abdicam de sua vocação à maternidade e sofrem por isso.
É neste contexto que hoje queremos erguer a voz e agradecer a Deus que nos criou mulher e nos concedeu o imenso dom da maternidade. E quem vos fala é uma mulher consagrada a Deus no Celibato pelo Reino dos Céus.
E você sabe o que significa isso? Significa alguém que foi criada por Deus para se unir exclusivamente a Cristo e gerar filhos espirituais para Deus, gerar filhos de Deus maduros na fé, no amor a Deus e aos irmãos. Sim, nós, celibatárias, somos mães! Geramos filhos para Deus por amor a Cristo. Assim os filhos deixam de ser exclusivos como na maternidade biológica e se tornam toda a humanidade.
É uma vocação sobrenatural, um chamado de Deus impresso em nossa identidade. Fomos criadas com essa vocação e, quão felizes somos, quando podemos acolhê-la e vivê-la. Dar-se inteiramente a Deus e a todos os homens e mulheres, sem exclusividades, sem reter nada nem ninguém para nós mesmas, mas amar cada um que o Senhor nos confiar com o mesmo amor que Dele recebemos, amar gratuitamente.
Por isso, neste dia das mães, louvamos a Deus que, com todo amor e gratuidade, a partir de Cristo, gerou-nos como mães de toda a humanidade.
Mônica Cristina Vital dos Santos
Celibatária pelo Reino dos Céus
Comunidade de Aliança Shalom