“Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. O lema da JMJ Rio2013 norteou a manhã do segundo dia do “Valeu a pena JMJ”, marcada por animação, oração e reflexão. A condução da manhã levou os jovens a encontrar sua vocação, seu lugar na Igreja. O momento de louvor deu início à progamação, seguido pela Adoração ao Santíssimo Sacramento. Na oração, padre Emanuel exortou os jovens a seguirem Jesus, em resposta ao chamado: “Levanta-te”. De forma espontânea, a saída do Santíssimo foi acompanhada pelos jovens.
A responsável local da missão da Comunidade Shalom no Rio, Roneide Santos, animou os jovens a manterem acesso o ânimo de ser Igreja viva e jovem após a JMJ. “Não podemos deixar apenas na memória ou no vídeo do youtube, mas viver com a presença viva de Jesus em nossas vidas”, afirmou. Ela relembrou as palavras do Papa Francisco na missa de envio da JMJ, realizada no último dia 28 de julho. “‘Ide'”, disse o Papa, ‘mas atenção, Jesus não disse: Se vocês tiverem tempo, vão'”, repetiu. “O chamado de Deus é uma ordem, mas também é amor. ‘Para onde Jesus nos manda? Não há fronteiras ou limites. Nos envia a todas as pessoas, não é apenas para alguns'”. De acordo com Roneide, a igreja é uma mesa posta, farta, onde tem o seu lugar e só nele você pode sentar.
SERVIÇO: Valeu a pena JMJ acontece dias 17 e 18 de agosto, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Rua 8 de dezembro, 328, Vila Isabel), a partir de 9h.