Institucional

Vocação Shalom: a serviço da igreja e de todos os homens

comshalom

Retiro Escola de Evangelização“É aí que se manifesta o desígnio de Deus para a nossa vocação. Em um mundo marcado pelo pecado, que errou bastante acerca do conhecimento de Deus, onde reinam tantos males, o ocultismo, a não conservação da pureza nem na vida, nem no matrimônio, a impureza, o adultério, sangue, crime, roubo, fraude, corrupção, deslealdade, revolta, perjúrio, perseguição dos bons, esquecimento da gratidão, impureza das almas, inversão sexual, desordens no casamento, despudor e etc, e ainda se diz em paz; o Senhor nos chama a sermos anunciadores da Sua Paz, a vivermos e proclamarmos a Sua Paz. A levarmos com a nossa vida, com a nossa palavra e com o nosso testemunho, o Shalom de Deus aos corações; a sermos instrumentos de reconciliação do mundo com Deus; a anunciarmos com todo o nosso coração, com todas as nossas forças a salvação de Jesus Cristo e o Seu Evangelho” (RVSh, 359).

Como um transbordar de sua ação amorosa e misericordiosa em nossa vida, “o Senhor nos confiou uma Obra multiforme que se desenvolve e penetra no campo ao qual o Senhor nos convidar e em que a Igreja nos confirmar, abraçando todo o chamado evangelizador da Igreja com novo ardor e criatividade. Por meio da experiência do Espírito animamos grupos de oração e realizamos ações evangelizadoras diversificadas. Fazemo-nos presentes no meio da juventude, das famílias, das crianças, dos pobres, nos meios de comunicação, nas artes, nas obras de misericórdia junto aos que sofrem, no mundo do trabalho e da ciência. Criamos e administramos centros de evangelização, de formação, de espiritualidade, de educação, de artes, de cultura, de comunicação e de promoção humana. Estamos sempre abertos a quaisquer apostolados que o Senhor nos inspire, realizados sempre de acordo com o espírito que o Senhor nos chamou a viver. O conjunto desta ação evangelizadora e os seus frutos compõem o que chamamos de Obra Shalom” (ECCSh, 17).

escritos

Toda esta Companhia de Pesca é assumida por nós, membros da Comunidade de Vida e Aliança, e pelos demais participantes da Obra, pois nos sentimos profundamente responsáveis por ela, os reais e efetivos artífices de sua construção, conscientes que somos de que sem a nossa participação a Obra estará incompleta. Por esta razão investimos o máximo possível do nosso tempo e esforço nela, pois nos sentimos como verdadeiros profissionais do Reino como forma de gratidão, louvor e amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, que tudo fez por nós e para nossa salvação.

A Evangelização

Experimentamos a grande maravilha que é o encontro pessoal com Jesus Cristo ressuscitado, e sempre sentimos como apelo forte de Deus a necessidade urgente de anunciá-lo a todas as criaturas, por isso fizemos nossas as palavras de São Paulo: Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não evangelizar! (1Cor 9,16).

“Evangelizar para nós é, no poder do Espírito e com o auxílio dos seus carismas, anunciar Cristo, o Ressuscitado que passou pela cruz. O anúncio de Jesus Cristo e a formação dos filhos de Deus, para serem testemunhas na Igreja e, como Igreja, no mundo é a base de toda a nossa evangelização” (ECCSh, 10).

Este processo implica primeiramente no anúncio do kerigma feito através de novos meios e novas expressões, que compreendem abordagem pessoal, grandes eventos, retiros de despertar, acampamentos, meios de comunicação, dentre outros. Implica, em segundo lugar, em tomar pela mão aquele que chega, em assumi-lo e inseri-lo em um grupo de oração para que cresça na caridade de Cristo, na fraternidade e partilha, na oração, na vivência sacramental e no amor a Nossa Senhora. Em terceiro lugar, implica em formá-lo na fé e na vivência concreta do Evangelho, segundo o ensinamento do Magistério da Igreja. Implica, finalmente, em engajá-lo fortemente no serviço à Igreja e aos irmãos. Isso sem nunca abandonar a caminhada no grupo de oração, onde se busca viver a realidade das primeiras comunidades cristãs, conforme narrado em Atos, para que perseverem na doutrina dos Apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações.

Os Jovens

“Nascida no meio dos jovens, a Comunidade tem para com eles um amor e dedicação especiais. Em sua múltipla ação evangelizadora sempre os tem presentes. Sem descuidar de outras dimensões do apostolado, dedica um carinho especial ao acolhimento e apostolado da juventude. Na grande tarefa da evangelização dos jovens, a Comunidade apresenta Santa Teresinha do Menino Jesus como um modelo de santidade e sabedoria e a tem como intercessora fiel nesta missão” (ECCSh, 18).

Os jovens, para nós, são a grande força de apostolado. Através do seu testemunho, fidelidade e serviço, o nome de Jesus tem sido levado às escolas e universidades, aos ambientes de esporte e lazer da maneira que somente eles poderiam fazer. Assumem setores de grande responsabilidade e neles se deposita grande confiança. A palavra de São Paulo a Timóteo: ninguém te despreze por seres jovem (1Tm 4,12a), é levada a sério não só pelos jovens, como também pelos adultos da Obra e da Comunidade.

Os Pobres

“Para acolhermos em nossas vidas o dom da Paz e comunicá-lo ao mundo, é necessário que sejamos instrumentos do consolo e da compaixão de Deus para com os que sofrem a ausência do pão espiritual e material” (ECCSh, 19).

Seguindo os ensinamentos da Igreja, entendemos que o verdadeiro serviço aos pobres nasce da partilha concreta de nossa vida e de nossos bens. Buscamos ir aos pobres como servos seus, reconhecendo em cada um a pessoa de Jesus Cristo, anunciando-lhes o Evangelho e acolhendo a imensa riqueza da qual são portadores.

 

Form 2002


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.