Shalom

Vocação: um chamado de amor

comshalom

Alguma vez você já se sentiu perdido ou teve a impressão que não se encaixava em lugar nenhum? Ficou se perguntando para quê foi criado, pois a vida anda sem sentido?

Já parou para pensar que talvez o caminho seja você descobrir qual a sua vocação? E aqui não estamos falando sobre escolha profissional. O significado da palavra vocação é bastante amplo e tem sua origem no verbo latino vocare, que significa “chamar ou chamamento”No âmbito religioso, está ligado a reconhecer que, em todas as circunstâncias, Deus nos chama a viver e realizar seu projeto de amor. Vocação é dizer SIM a Deus. Pela fé, descobrir o próprio lugar no mundo, na Igreja de hoje e no serviço aos irmãos, mas para isso é preciso trilhar um caminho de discernimento.

Conheça o testemunho de alguns irmãos sobre a experiência de viver o vocacional Shalom:

“Queria entender melhor a vontade de Deus para minha vida e o caminho era o Vocacional.  Foi um ano muito rico, descobri muitas coisas. Fui convidado a me entregar a uma vida de oração mais constante e verdadeira. Difícil transformar vícios em virtudes. Só é possível com Deus, tudo é graça de Deus! Por meio da intimidade com Ele vamos sendo transformados de dentro para fora. Ele mesmo vai nos inspirando e guiando no processo de gerarmos mais tempo de qualidade para Ele.

Nas celebrações Eucarísticas, nas confissões, nas orações diárias, nos retiros pessoais, nas partilhas com o acompanhador e com os irmãos e, principalmente nos encontros mensais, nos louvores e nas adorações Deus vai nos conquistando, formando, curando e moldando, gentilmente, à sua vontade. Sinto que tudo foi resultado da minha resposta em deixar que ele me conduzisse pelo caminho a seguir. No ano de vocacional se inaugurou um novo tempo em minha vida, aumentou a minha sede de Deus e o meu desejo profundo de me moldar aos Seus planos. 

Me sinto muito feliz em ingressar no postulantado e de fazer parte da vocação à santidade e à missão evangelizadora dos cristãos. Com muito amor e gratidão, louvo a Deus por tudo que me tem permitido viver nesse tempo e pelo que me permitiu viver no ano do vocacional”.

João Lisboa, postulante Comunidade de Aliança da Comunidade Católica Shalom – missão Belo Horizonte

“Há uma frase de Santa Tereza D´vila que marcou meu caminho vocacional: ‘Só Deus basta’. Eu vou contar um pouco do percurso vocacional na minha vida.

 

Cresci com meu coração ardendo, buscando onde estaria o meu lugar criado por Deus. Alimentei a certeza de que Cristo, movido unicamente pela Sua misericórdia, me chamava a segui-lo. Havia em mim uma sincera busca e sede em realizar a Sua vontade, mas eu realmente não sabia onde e por tantas circunstância eu pensava que o tempo já havia passado.  Nessa busca eu cheguei a cogitar a ideia que a minha contribuição com a humanidade era com o bem-estar da sociedade em projetos sociais e na política, contudo, embora inserida em vários movimentos, o que de fato meu coração ansiava era uma relação intima com Deus.

Cheguei no Shalom no final de 2019 e em janeiro de 2020 fui motivada a ir para o Vocacional Aberto. Já nas primeiras pregações fui me rendendo à voz de Deus que ressoava em mim, decidi colocar-me à escuta mais profunda e trilhar o caminho do vocacionado que a comunidade propunha.

Recordo-me de que quando a comunidade me respondeu que aceitava meu pedido para participar do vocacional eu encontrei uma paz que o mundo não pôde oferecer. Era então esse O TEMPO DE DEUS.  ‘Tudo ofertar, tudo perder, na alegria de te pertencer’. No itinerário do caminho toquei em cada pedacinho do tema, nas ofertas e perdas de tantas coisas, Deus descontruiu muitos muros, foi necessário perder até mesmo muitas coisas lícitas da minha rotina, contudo, com mais intensidade, toquei na alegria de pertença a Deus.

No auge da Pandemia do coronavírus, onde os medos, as incertezas e as doenças assolava o mundo, a minha na casa também foi visitada pelas dificuldades: meus pais ficaram doentes, meus familiares fecharam seus negócios e eu tive risco de ficar desempregada. Exatamente nesse contexto que O AMOR se revelou a mim de forma explícita e inconfundível. Em nenhum dia nos desesperámos, vivemos o abandono nas mãos do Pai, em certos meses e sem nenhuma certeza do mundo, só tínhamos a Deus e como é bem verdade: ‘Só Deus basta’. Eu e os meus colheram os frutos da confiança em depositar nossa alegria e esperança em Cristo ressuscitado que passou pela Cruz.

Com Júbilos de alegria tenho enorme gratidão ao Senhor por ter designado o ano de 2020 a trilhar esse caminho, eu achava que tempo havia passado, mas, percebi que foi o tempo certo. Em um ano tão difícil a toda humanidade eu fui sustentada pela sua santa vontade e amparada pela vida comunitária em unidade e complementaridade. O Espírito Santo que me forjou e transformou, até as dores se tornou mais leves diante da alegria em pertencer a Deus. Os encontros mensais, os retiros pessoais e os acompanhamentos foram uma injeção de ânimo, eu e todos da minha casa vimos os frutos do crescimento da amizade com Deus.

Por mais que as circunstâncias digam ao contrário, nós não nascemos por acaso, nascemos por causa da vontade de um Pai amoroso. Essa vontade se manifesta no tempo certo. Vale a pena trilhar o caminho de escuta da vontade de Deus, ele conta conosco para uma missão pessoal aqui na terra e não existe condição alguma que seja impedimento para viver com autenticidade esse chamado e correspondê-lo com amor. Na infinita bondade Divina, quando Ele nos escolhe, Ele mesmo vem de encontro a nós para nos sustentar. Se seu coração arde não tenha medo a alegria de pertencer a Deus é maior que qualquer alegria, ‘Só Deus basta”’.

Reze com a Oração Vocacional


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.