Formação

Vocacionados à Esponsalidade

comshalom

IMG_8218_sh

“Pois o Senhor se agradou muito de ti e tua terra há de ter o teu esposo; como um jovem que desposa a bem-amada, teu construtor assim também vai desposar-te; como a esposa é a alegria do marido, serás assim a alegria do teu Deus” (Is 62,4-5)

Toda vocação tem seu essencial: desde sua história aos seus elementos, e isso deve ser conhecido, vivido e celebrado. por exemplo, uma das primeiras coisas que aprendemos quando chegamos à Comunidade Shalom é que Jesus é esposo das nossas almas, que esta experiência não se aplica somente aos celibatários, mas que todos, até as crianças são desposadas por Jesus. Isso é algo essencial para nós, marca a nossa história, dá ritmo à nossa vida e é celebrado do despertar ao recolher-se. Das laudes às completas, tudo gira em torno de Jesus Esposo: oração, convivência, serviço, etc.

Então é bastante corrente nos nossos lábios que somos almas esposas de Jesus, quando rezamos, partilhamos e anunciamos. O que de imediato talvez pareça uma grande presunção, no fundo esconde, ou melhor, revela a surpreendente sabedoria da misericórdia de Deus: “(…) resolveu escolher as mais pecadoras, as mais fracas, os vasos de argila, para aí realizar sua grande obra.” (Escrito Amor Esponsal, 05) [1]. É exatamente isso que celebramos a cada dia, desde a nossa fundação e testemunhamos que “tua promessa, supera tua fama”! (Sl 138,2)

Celebraremos em 9 de julho 34 anos como Vocação Shalom, e a cada ano não celebramos apenas uma data, mas o Esposo, fora de quem nada podemos ser ou fazer, de quem somos os ramos, o corpo místico, o rebanho, a vinha, os filhos. Ele é o essencial! Celebramos o Esposo que, ao longo da história, vem como a gazela dos Cantares, saltitando pelas gerações fazendo discípulos, servos, amigos, esposas e que também nas fases da nossa história marca com suas pegadas o feliz caminho estreito que vai dar no seu Reino.

Celebramos o Esposo que falou a um jovem, depois a outro e a muitos outros, até que muitos até hoje façam suas núpcias com a misericórdia. Este mesmo Esposo que tocou mais de uma vez, que mais de uma vez também visitou, falou, inspirou, corrigiu, educou, provou os que nada sabiam nem entendiam, os que nada pretendiam a não ser viver o Evangelho porque preferiam o céu à terra. A este esposo que esperou, formou e confiou, a ele a glória!

Celebramos o esposo que permaneceu conosco mesmo quando foi lenta a nossa adesão, frágil a nossa vontade, pequena a nossa força e nenhuma a nossa santidade. Celebramos o Esposo que se manteve fiel desde o frescor do primeiro encontro, no escaldante suor da oferta, na dormência do nosso coração quando a frieza quis deter a entrega, na palidez da nossa vontade quando a prova ameaçou a generosidade e na angústia de uma noite demorada… A este Esposo, de todas as fases e estações, graças!

Celebramos a vida esponsal que existe no Carisma Shalom com Cristo Esposo, na alegria da conversão, na tristeza de não sermos santos, na saúde da contemplação, na doença da infidelidade, enfim, esse matrimônio, onde da parte do Esposo a aliança é perfeita e da nossa, o compromisso é falível tantas e tantas vezes.

Celebramos também os “filhos” dessa união entre nós e o Senhor, os grupos de oração, os cursos, os eventos, o engajamento, o serviço, a cura, o anúncio, a conversão. Celebramos a gestação de uma nova geração de filhos de Deus que tem vida de oração, que vão à missa, que lêem e crêem na Palavra, que não têm vergonha da Igreja nem do Evangelho, que amam e obedecem ao Papa e ao Magistério, que gastam vida, tempo e talentos na construção do Reino, convencidos de que Deus vale infinitamente mais do que este mundo passageiro com suas fantasias. Celebramos estes muitos “filhos” porque a fecundidade do Esposo supera nossa esterilidade.

Ao longo destes 34 anos celebramos, também com o Esposo, os prantos transformados em festa, a Cruz transformada em leito porque lá está Ele. Quantas lágrimas, quanta perplexidade diante da providência jamais suspeitada, tão abundante que jamais caberiam em palavras, por mais ação de graças que se faça! Celebramos o “sim” que aprova, o “não” que educa, a abundência que alegra, a penúria que forma, enfim, celebramos a vida a dois com o Esposo Cristo, a incomparável herança de tantos “Tomés” que continuam sendo desposados.

E você? Tem a quem celebrar para sempre?

[1] Amor Esponsal é um dos escritos fundamentais do Carisma Shalom; contém o “cerne” da Vocação Shalom. Escrito pelo Fundador da Comunidade, Moysés Louro de Azevedo Filho.

 

Assistência de Formação Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.