Você já sentiu o Amor de Deus? Já teve aquele encontro pessoal, único, inesquecível e irresistível com o Deus que te ama com um amor pessoal e único ? Você deseja mudar de vida, e para melhor, não se sentindo mais inferior aos outros, sabendo-se profundamente amado do jeitinho que és ?
Assim começava uma conversa com um jovem que entrava no Shalom no início dos anos 90. A luz que iluminava o rosto daquele jovem, daquela jovem, que evangelizava, era incrivelmente atraente. Foi assim que fui recebido no primeiro dia em que fui no Shalom da Maria Tomásia.
– Não, nunca “senti” o Amor de Deus por mim. Sim, quero experimentar esse Amor. Na verdade, preciso mais do que tudo desse amor, com estas características. É possível ? Por que todo mundo na igreja não experimentou ainda?
– Porque desde o Concílio Vaticano II o Espírito Santo tem se derramado de maneira nova, intensa, forte, para que os cristãos possam enfrentar a onda de secularismo, de individualismo, de hedonismo, e renunciar a tudo o que é “renunciável”.
– E como posso “sentir” assim o Amor de Deus ?
– Essa experiência pode acontecer em qualquer momento da vida: dentro do ônibus, no supermercado, no avião, rezando em casa. Pode acontecer no meio de nossa conversa, agora. Mas o meio privilegiado é em um seminário de vida no Espírito Santo. Junto a outras pessoas, você conhece músicas mais animadas, de louvor, que expulsam logo a tristeza do coração. A gente aprende a louvar a Deus, sabe?
– Mas não é meio ridículo rezar assim, batendo palmas, levantando os braços ?
– Olha, a gente já fez tanta bobagem na vida e nunca teve vergonha, por que vai ter vergonha agora que é pra Deus?
– É verdade! Vou participar, mas olha, só fico depois se gostar…
E assim lançava-se o desafio ao Espírito Santo: eu vou, mas só fico se gostar. Passado o seminário do Espírito, vinha eu, o novato: reluzente de felicidade.
– E aí, sentiu o Amor de Deus ?
– Se senti? Fui batizado no Espírito, chorei como nunca antes louvei, dancei no Espírito de olhos fechados me deixando guiar, senti arrepios de emoção, Deus ME AMA! QUERO VIVER PARA ELE!
– Então olha aquele jovem que chegou no Shalom todo triste : me ajuda a fazer com ele o que fiz contigo, a dar-lhe vontade de “sentir” o Amor de Deus ?
– Claro ! Com certeza vai querer também sentir o “Sinhô” (sotaque cearense). E recomeçava a evangelização. E você, que me lê hoje 30 anos depois. Vamos lá, meu irmão ? Vamos começar tudo de novo? Vamos ajudar o povão a “sentir ” o Amor de Deus ?
Daniel Ramos, Comunidade de Vida Shalom