Nos próximos meses, você vai ouvir falar bastante da sigla “JMJ”. Entretanto, precisamos destacar que nem todos sabem ou mesmo estão habituados com essa palavra de três letrinhas. No caso, a sigla diz respeito a Jornada Mundial da Juventude, encontro do Papa com os jovens do mundo inteiro. Contudo, para quem já viveu uma jornada, a descrição do que é a JMJ vai muito mais além.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Por esse motivo, o Comitê de Organização Local (COL) de Lisboa, em Portugal, terra em que a próxima jornada será realizada, resolveu criar uma série para explicar melhor esse termo e outros temas relacionados ao evento. E a explicação não é a partir de pontos históricos ou mesmo teóricos, por mais relevantes que sejam. Essa explicação vai direto ao ponto. Diz, de fato, que a JMJ é encontro, é festa, é caminho…
O que é a JMJ?
A JMJ começou em 1986 por iniciativa de São João Paulo II. Ao longo do tempo, foi ganhando cada vez mais adesão, participação e compromisso dos jovens do mundo inteiro. As últimas jornadas expressaram bastante essa característica do encontro entre os jovens e dos jovens com Deus.
Muitos discerniram suas vocações a partir de experiências marcantes em jornadas. Outros ainda passaram a conhecer uma Igreja diferente, com rosto jovem. Por onde passa, o evento deixa, de fato, marcas de eternidade nas cidades e nos corações.
Data do evento em 2023
Acabou a espera! A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023 que acontecerá em Lisboa, Portugal, já tem data oficial. A informação foi divulgada no perfil da JMJ no Instagram. Os jovens do mundo inteiro devem se reunir de 1 a 6 de agosto de 2023.
Presença do Papa Francisco
Agora, a juventude do mundo inteiro já pode começar a se programar para peregrinar rumo à Europa para encontrar o Papa Francisco, que já manifestou em diversas ocasiões o desejo de estar em Lisboa para a JMJ.
Confira também | Quer ir para a JMJ 2023? Confira dicas para arrecadar dinheiro