Guerras entre nações, crimes bárbaros, tragédias e catástrofes climáticas são alguns dos cenários que hoje podem compor um caos social e político que a humanidade se encontra. Esses quadros geram um clima de instabilidades e inseguranças, mas também provoca desejo por dias melhores.
Sempre atento as dores do mundo, o Papa Francisco falou sobre isso na Audiência Geral da última quarta-feira, 29 de maio, durante a primeira série do clico de Catequese sobre o “Espírito e a Esposa: Espírito Santo conduz o povo de Deus ao encontro de Jesus, nossa esperança“.
O pontífice chamou a atenção para um dilema que cresce sorrateiramente: o sentimento de caos interior em que muitas pessoas se encontram.
“Ao nosso redor, podemos dizer que existe um caos externo, um caos social, um caos político: pensemos nas guerras, pensemos em tantos meninos e meninas que não têm o que comer, em tantas injustiças sociais, este é o caos externo. Mas há também um caos interior: o caos interior de cada um de nós.”
O Espírito Criador, pode nos transformar
Para que a sociedade saia dessa confusão social, o pontífice aponta um caminho: primeiro curar as confusões interiores. “Irmãos e irmãs, trabalhemos bem para transformar a nossa confusão interior numa claridade do Espírito Santo: é o poder de Deus que o faz; e nós, abramos o coração para que Ele o possa fazer”, garante.
Ao longo do seu discurso, Francisco traça uma linha do desenvolvimento da criação do mundo, onde o Espírito Santo que é aquele que transformou o caos em cosmo, tornando a terra bela e habitável, também pode transformar cada pessoa.
“Com efeito, o nosso coração assemelha-se ao abismo deserto e obscuro dos primeiros versículos do Génesis. Nele agitam-se sentimentos e desejos opostos: da carne e do espírito. Num certo sentido, todos nós somos aquele “reino dividido em si mesmo” de que fala Jesus no Evangelho (cf. Mc 3, 24).”
Para regressar a “harmonia do Espírito”, o pontífice aponta as vias de São Francisco: a contemplação e o louvor. Além de clamar a ação do Espírito Criador que visite a alma, fazendo referência a oração da Igreja: Veni Creator Spiritus.
Leia também:
Papa Francisco aponta a virtude da Fortaleza para derrotar a ansiedade
3 características do discernimento espiritual, segundo o Papa Francisco
Oração para vencer a ansiedade
Quais santos são celebrados no mês de junho?