Igreja

Você se sente em um caos interior? Veja o que o Papa Francisco aconselha

“Com efeito, o nosso coração assemelha-se ao abismo deserto e obscuro dos primeiros versículos do Génesis. Nele agitam-se sentimentos e desejos opostos: da carne e do espírito”, disse o Papa Francisco na última audiência geral.

comshalom
foto: unsplash

Guerras entre nações, crimes bárbaros, tragédias e catástrofes climáticas são alguns dos cenários que hoje podem compor um caos social e político que a humanidade se encontra. Esses quadros geram um clima de instabilidades e inseguranças, mas também provoca desejo por dias melhores. 

Sempre atento as dores do mundo, o Papa Francisco falou sobre isso na Audiência Geral da última quarta-feira, 29 de maio, durante a primeira série do clico de Catequese sobre o “Espírito e a Esposa: Espírito Santo conduz o povo de Deus ao encontro de Jesus, nossa esperança“.

O pontífice chamou a atenção para um dilema que cresce sorrateiramente: o sentimento de caos interior em que muitas pessoas se encontram. 

“Ao nosso redor, podemos dizer que existe um caos externo, um caos social, um caos político: pensemos nas guerras, pensemos em tantos meninos e meninas que não têm o que comer, em tantas injustiças sociais, este é o caos externo. Mas há também um caos interior: o caos interior de cada um de nós.”

O Espírito Criador, pode nos transformar

Para que a sociedade saia dessa confusão social, o pontífice aponta um caminho: primeiro curar as confusões interiores. “Irmãos e irmãs, trabalhemos bem para transformar a nossa confusão interior numa claridade do Espírito Santo: é o poder de Deus que o faz; e nós, abramos o coração para que Ele o possa fazer”, garante

Ao longo do seu discurso, Francisco traça uma linha do desenvolvimento da criação do mundo, onde o Espírito Santo que é aquele que transformou o caos em cosmo, tornando a terra bela e habitável, também pode transformar cada pessoa.

“Com efeito, o nosso coração assemelha-se ao abismo deserto e obscuro dos primeiros versículos do Génesis. Nele agitam-se sentimentos e desejos opostos: da carne e do espírito. Num certo sentido, todos nós somos aquele “reino dividido em si mesmo” de que fala Jesus no Evangelho (cf. Mc 3, 24).”

Para regressar a “harmonia do Espírito”, o pontífice aponta as vias de São Francisco: a contemplação e o louvor. Além de clamar a ação do Espírito Criador que visite a alma, fazendo referência a oração da Igreja: Veni Creator Spiritus.

Leia também:

Papa Francisco aponta a virtude da Fortaleza para derrotar a ansiedade

3 características do discernimento espiritual, segundo o Papa Francisco

Oração para vencer a ansiedade

Quais santos são celebrados no mês de junho?

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.