No evento onde há mais alegria, o número de voluntários da Comunidade Católica Shalom chegou a 6.500 pessoas, trabalhando em diversos setores para que o Renascer 2014 fosse realizado. Entre os setores e ambientes estão: Limpeza, lanchonete, palco, livraria, stands, aconselhamento, confissão, servos de seminário, animação, acolhida, segurança, comunicação e ambulatório.
Segundo Luciane Facundes, responsável pelo engajamento de membros da Obra, da Comunidade de vida e de aliança, comentou sobre o número de voluntários: “Nós acreditamos que em média, membros da comunidade, foram cerca de 1.500 membros, em modalidade de revezamento, além dos cinco mil irmãos da obra, no engajamento nesses três dias.
Na organização do evento, uma comissão formada por 10 pessoas era responsável por coordenar as equipes que, através do trabalho voluntário, tornaram possível a realização do Renascer 2014. Foram 150 pessoas por turno responsáveis pelo aconselhamento e aproximadamente sete padres confessando por dia.
Conforme Luciana Facundes, “na limpeza, como ocorre um revezamento, a cada dia aproximadamente 200 pessoas vão se revezando e nas demais equipes são também 200 pessoas por dia”. Weyber Nobre e Luiz Honório, membros do Centro de evangelização Shalom do Mondubim, participaram pela primeira vez do Renascer e já foram voluntários no setor da limpeza. Segundo Weyber, a experiência do voluntariado no evento mostra que “Deus quer formar as pessoas continuamente e que em todo serviço Deus está fazendo uma obra”.
Na música, 50 artistas, entre cantores e instrumentistas, alternaram-se no palco durante os três dias de evento. Nos stands, centenas de membros da Comunidade realizaram trabalho voluntário. Emanoela Lopes ajudou na lanchonete pela primeira vez e percebeu que “é um tempo de graça, onde nós, através do nosso sorriso, podemos expressar a alegria de servir. É num sorriso que a gente evangeliza”, afirma. Para Felipe Cabral, responsável pelas Edições Shalom há cinco anos, o fluxo de pessoas no stand das Edições acompanhou o aumento de participantes no Renascer, que cresce a cada ano também por meio da doação de cada voluntário.
Redação Renascer
Texto: Jefferson Privino
Foto: Licurgo