A história
Discorre a história que a devoção à Nossa Senhora da Penha existia na Espanha, em uma serra muito alta e íngreme, na qual o rei Carlos Magno teria lutado e vencido os mouros. Mais tarde, por volta de 1434, um monge chamado Simón Vela recebeu uma visão da Virgem Maria, que lhe apareceu no topo de uma montanha, cercada de luz, com um menino nos braços, mandando-o construir uma Igreja no alto da montanha.
No Brasil, tudo começou quando o franciscano Frei Pedro Palácios, natural da Espanha, chegou à Capitania do Espírito Santo em 1558 após um sonho místico. Trazia um quadro de Nossa Senhora das Alegrias, esta que é a devoção inicial e provém das sete alegrias da Virgem Maria, celebrando as alegrias de Nossa Senhora pela ressurreição de seu Filho Jesus. Assim, em 1566 deu-se início à construção da ermida (capela) de Nossa Senhora pelo Frei Pedro, motivo pelo qual denominou-se Nossa Senhora da Penha a imagem do Altar Mor, título este proveniente de penhasco (pedra).
Nossa Senhora da Penha
Existem seguranças e consolos que somente a mãe sabe oferecer ao filho. Assim, Deus nos deu a Sua mãe para que fôssemos cuidados por ela nas aflições deste mundo. É em Nossa Senhora da Penha que o capixaba encontra proteção. Em sua imagem, tem-se as cores rosa para representar a humanidade de Maria e o azul a sua divindade. Jesus quis ainda que o manto de sua mãe fosse estendido sobre o estado inteiro, e assim a bandeira do Espírito Santo passou a carregar as mesmas cores contidas nas vestes de Nossa Senhora.
A Virgem da Penha carrega o menino Jesus em seu colo, seu Filho e Criador, razão pela qual Maria é Senhora, rainha e mãe da humanidade. Já o globo na mão esquerda do Menino Jesus nos recorda que é Ele quem sustenta o mundo e quem o mantém. A cruz sobre o globo terrestre nos fala que foi através dela que Jesus salvou toda a humanidade.
A Festa da Penha
A Festa da Penha fora iniciada pelo Frei Pedro Palácios em 1570 e desde então essa festa, cuja data é móvel, vem sendo celebrada todos os anos com grande afluência dos fiéis. Tal festa possui início no Domingo de Páscoa e se prolonga por oito dias, encerrando-se na segunda-feira, o dia de Nossa Senhora da Penha. Neste ano de 2021, a maior festa do estado do Espírito Santo aconteceu de forma virtual em razão da pandemia do coronavírus. O tema escolhido foi “Vosso olhar a nós volvei”, a fim de que neste tempo atual, no qual lidamos com mortes, dores, medos e aflições, não esqueçamos que Nossa Senhora lança o seu olhar compassivo sobre nós, entende as angústias de nosso coração e nos relembra que é necessário olhar tão somente para Deus, pois é Dele que temos necessidade.
Nossa Senhora comunica a alegria de sabermos que não estamos sozinhos, pois o seu olhar está sobre nós. Nesta pandemia, estamos impedidos de tocar, de abraçar, mas ainda podemos olhar. Assim, é por meio de Nossa Senhora, a nossa Mãe, que o nosso olhar será transformado e, como alguém que viu o Ressuscitado, na perseverança do olhar, comunicaremos ao nosso próximo que a esperança não engana.
Shalom Vitória
A Comunidade Católica Shalom, na missão de Vitória – ES, participa em unidade e se alegra por poder comemorar a festa da Mãe Santa de Deus e nossa, ela que com o brilho divino no olhar conhece a fé de todos os seus peregrinos. Confira a peça de teatro apresentada por nossa missão na Festa da Penha.
Nossa Senhora da Penha, rogai por nós!
Siga o Shalom Vitória no Instagram e nos ajude na evangelização!