Shalom

Wallace Freitas fala sobre fotografia e vocação

No Dia do Fotógrafo, 8 de janeiro, apresentamos para você a entrevista de Wallace Freitas concedia à Agência Adora Comunicação.

comshalom

Wallace Freitas tem 24 anos, é natural de Fortaleza (Ceará), formado em Publicidade e Propaganda, fotógrafo e membro da Comunidade Católica Shalom.

Atualmente está em missão, na cidade de Roma, na Itália. Em entrevista para a Adora, Wallace divide sua experiência missionária e ensina sobre o chamado de comunicador dentro dela.

“Enquanto comunidade, carregamos e trabalhamos o espírito missionário, tendo como objetivo a evangelização, principalmente do jovem, para que posteriormente a evangelização se dê COM os jovens – evangelização de famílias, enfermos, necessitados”.

Como se deu o chamado de sair em missão? Como começou?

Conheci o chamado de sair em missão através de uma inquietação no meu coração. A medida em que eu ia rezando e apresentando essa inquietação a Deus, pedindo discernimento e sabedoria, Ele ia me confirmando esse chamado e propósito.

Com o discernimento que me foi dado, o Senhor me encaminhou a unir o ser missionário com a comunicação, ou seja, viver a missão dentro da minha área de atuação profissional.

Além disso, em Roma está a Assistência Internacional da Comunidade Shalom, responsável pela difusão do carisma Shalom para outros países e por tornar visível a Comunidade, a Vocação e a Igreja, através dos meios de comunicação.

O que te levou a acolher esse chamado missionário?

No começo eu me fiz cego diante desse convite de Deus, mas Ele não desistiu e a inquietação continuou no meu coração, o que me confirmava a cada dia.

O desejo de ser uma Igreja em saída, de partir em missão, de dar tudo é que me levou a acolhe-lo. Deus me deu tantas coisas e para mim, a melhor forma de agradecer é com a disponibilidade da minha vida.

Fui percebendo que a missão não é fazer muitas coisas, mas SER. É aquilo que eu sou que permite que Deus alcance os corações que precisam ser conquistados.

Hoje sei que o coração do outro é minha terra de missão e é isso que dá sentido a todas as graças, alegrias, dificuldades e sofrimentos que nos deparamos na missão.

Qual o propósito principal dessa missão em Roma? E quais os projetos que estão sendo desenvolvidos?

O meu propósito principal aqui é trabalhar com a comunicação, através da arte, fotografia, projetos gráficos, tornar visível a beleza da Igreja, o amor de Deus com as pessoas, a misericórdia através do testemunho de cada missionário.

Um lema que carregamos é de que não é que nos tornamos visíveis, mas tornamos visível aquilo que comunicamos e o que comunicamos é Jesus, a experiência pessoal com o ressuscitado que passou pela cruz.

O Shalom vive um tempo de grande novidade, com a dimensão do Centro São Lorenzo, que passou a ser administrado pela comunidade.

O trabalho se iniciou dia 1 de outubro de 2018, dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma santa jovem, padroeira das missões. Nosso trabalho é o acolhimento, administração das realizações de missas e o trabalho no escritório da assistência internacional.

O centro foi, em 1983, dedicado aos jovens por São João Paulo II. É um lugar de acolhimento de peregrinação de todo o mundo e principalmente dos jovens. Lá se encontra também a primeira cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Ele também é visto como o lugar do jovem na Igreja, a casa do jovem – qualquer jovem que queira ser acolhido é bem-vindo.

O Centro São Lorenzo passou por um processo em sua identidade visual, através dessa missão, como aconteceu?

Logo quando assumimos o Centro, pensamos em atualizar a identidade visual dele. Para isso, fizemos diversos estudos com a identidade antiga, em busca dessa atualização.

Fui responsável por criar essa nova identidade: com imagens de jovens, com mais cores, utilizando mais conceitos e assim, o Centro contou com uma nova marca.

Quando me foi solicitada essa atualização, fomos antes de tudo rezar, para que a criatividade fosse realmente inspirada pelo Espírito Santo e nessa oração o Senhor nos pedia uma novidade, uma identidade atual.

Os elementos que já faziam parte da antiga identidade continuaram os mesmos, porém aplicados a uma outra estética: o globo (simboliza o mundo), a cruz (símbolo da cruz peregrina) e a cúpula do Vaticano. As cores também permaneceram as mesmas, mas foram utilizadas de uma outra forma.

Foi de fato uma inspiração do Espírito Santo – o espírito que recria e traz novidade.

Além do Centro cuidamos da comunicação de outras formas, envolvendo a comunicação internacional da comunidade (redes sociais, portal da comunidade, traduções de livros, formações, postagens) e também a fotografia.

A localização do Centro não é tão conhecida e pudemos ver que através dessa mudança da identidade visual, ele se torna visível, o que nos confirma que a identidade é essencial para a comunicação.

União do vocacional com o profissional

Wallace contou que descobriu sua vocação e sua profissão através do serviço a Deus, quando no inicio da sua caminhada dentro da comunidade Shalom, foi convidado a participar da comunicação de um evento, com a fotografia.

“Na missão, na oferta e na doação fui descobrindo os dons que o Senhor me deu e na faculdade fui estudando e me aprofundando naquilo que já era dom de Deus em mim.

Fui de ciências biológicas a publicidade e quando olho para onde estou hoje, vejo que jamais estaria vivendo a experiência que vivo, se não tivesse sido conduzido por Ele”.

A experiência relatada pelo missionário ensina que devemos ouvir o chamado de Deus, acolher e servir com os dons recebidos. Ser comunicador e missionário é uma vocação que deve ser impulsionada pela escuta do Espírito Santo!

Conhecemos o Wallace na Missão que fizemos em Fortaleza e sempre compartilhamos conhecimento com as experiências vividas como comunicadores! É possível viver a santificação através do trabalho!

Perfil do Instagram: Wallace Freitas


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.