- A família atravessa uma crise cultural profunda, como todas as comunidades e vínculos sociais. No caso da família, a fragilidade dos vínculos reveste-se de especial gravidade, porque se trata da célula básica da sociedade, o espaço onde se aprende a conviver na diferença e a pertencer aos outros e onde os pais transmitem a fé aos seus filhos. O matrimónio tende a ser visto como mera forma de gratificação afectiva, que se pode constituir de qualquer maneira e modificar-se de acordo com a sensibilidade de cada um. Mas a contribuição indispensável do matrimónio à sociedade supera o nível da afectividade e o das necessidades ocasionais do casal. Como ensinam os Bispos franceses, não provém «do sentimento amoroso, efémero por definição, mas da profundidade do compromisso assumido pelos esposos que aceitam entrar numa união de vida total»
No Workshop pelas famílias Goretti Menezes, casada e membra da Comunidade de Vida Shalom, recorda o que o Papa nos diz sobre a importância dos casais cristãos,que diz que eles não devem viver fechados em si mesmos , mas sim serem luzes no mundo. Isso que a Igreja nos chama como uma missão para a família; a missão de dá e receber.
Ainda afirma que a primeira responsabilidade de um cristão é de transmitir a fé as novas gerações que nascem dela.
E nos recorda : O que adianta dá tudo e não da a fé?
O curso ainda se remeteu ao testemunho de Papa Francisco e Bento XVI. O Papa Francisco que diz que não é só pai e mãe que tem a responsabilidade de educar os filhos,e sim a família no todo , onde sua avó paterna teve uma grande participação na sua fé católica. E Bento XVI que recebeu o seu primeiro anúncio do amor de Deus na sua casa, onde o seu pai reunia-o juntamente com seus irmãos a uma roda para a meditação da palavra e iniciavam a tocar musicas cristas ; “o céu é como voltar a sua casa”, dizia Bento XVI.
No curso também foi falado da experiência do Berakar, oração que é recitada em família , onde a oração se torna mais solida quando é feita juntos.
Ainda recordando a Evagelii Gaudium o curso relembrou os momentos importantes que o Papa Francisco pedia para as famílias, em primeiro lugar o testemunho, o lazer, de oferecermos lazeres sadios para as familias ,e se reunirem para rezarem juntos.
O workshop finalizou com oração e testemunhos de famílias.