Você trocaria um videogame por um instrumento musical? Yuri Costa, 26, postulante da Comunidade de Aliança, fez isso ainda na infância e hoje experimenta dos frutos de sua escolha. Atualmente, o cantor e compositor alagoano já conta com canções nas plataformas digitais e dois clipes produzidos. Yuri é uma das novas expressões artísticas da Comunidade Católica Shalom. Em entrevista ao portal, ele partilha seus primeiros passos na estrada como missionário e artista.
“A missão tem um sentido maior, a Comunidade me ajuda a ter o olhar fixo em Deus e nunca desaminar ou desistir desse caminho”
Aos seis anos de idade, Yuri começou a frequentar aulas de música. Sua curiosidade o levou a tocar vários instrumentos. Para ele, o contato com essa arte muito cedo foi providência de Deus, pois a música o salvou de momentos difíceis. E foi aos 14 anos que ele arriscou sua primeira composição. “Ficou horrível”, comenta descontraído. Mas o interesse pela literatura o levou a novas tentativas. Com letras que falavam de amor e letras que traziam reflexões sobre a vida, Yuri foi firmando-se em seu processo criativo.
Baixar o CantaiSH e escute as canções de Yuri Costa
Experiência de Deus
Em 2017, Yuri participou do Renascer em Maceió – AL, onde teve sua experiência com Deus. O seu olhar em relação à música mudou. Depois de um tempo de caminhada, as orações começaram a se tornar canções, que precisavam ser partilhadas. A primeira composição, fruto de uma experiência de oração, foi a canção Agradecer. Yuri conta que até hoje algumas pessoas partilham experiências que tiveram ao ouvir a música. Os familiares e amigos passaram então a incentivá-lo a seguir cantando, compondo e servindo a Deus.
Yuri fez experiência na Comunidade de Vida em Fortaleza – CE durante o seu caminho vocacional. Nesse período, o jovem esteve ainda mais mergulhado na oração e na evangelização. Desse tempo de sua vida, brotou a canção Inconstante Eu. A música faz um contraste entre a constância de Deus, que é sempre presente, faça chuva ou sol, e a frágil inconstância de cada um de seus filhos. É oração em forma de música, segundo o cantor.
Música e missão
Tendo ingressado na Comunidade de Aliança neste ano, o jovem decidiu então dedicar-se somente à música católica. Em outros momentos, ele chegou a tocar em bandas seculares. Contudo, em oração, percebeu que sua missão é evangelizar através dos dons que Deus o concedeu. E a vivência da Vocação Shalom contribui diretamente para essa árdua tarefa. Ele conta ainda que a formação oferecida pela Comunidade é de grande valia para o seu crescimento humano e artístico.
Halleluya, Cantai a Deus e novos projetos
No ano passado, o jovem subiu no palco alternativo do Festival Halleluya em Fortaleza para animar o público da arena. A experiência marcou sua passagem pela capital cearense. Inclusive, a música O Amor, do seu repertório, entrou no livro Cantai a Deus com Alegria 2019. No final de maio, Yuri lançou novas canções e já prepara um álbum inédito com oito faixas. As participações especiais estão entre as novidades do projeto.