Formação

03 atitudes do missionário hoje

 

Estamos no mês missionário, uma iniciativa do Papa Pio XI, o papa das missões que sentiu o desejo de unir ao grande missionário Francisco Saverio a missionária que com a oração abraçava o mundo: Teresinha do Menino Jesus.

Ser missionário, sentir-se convidado por Jesus a anunciar o Reino de Deus é assumir o Evangelho, é ter consciência que a fé deve ser comunicada com a palavra, a vida, as obras com respeito a fé do outro.

Três atitudes do missionário:

1. Não fazer proselitismo…anunciar
Não impor, não “vender” a fé com promessas nem materiais nem espirituais. Não falar bem de Jesus falando mal dos outros. Ser missionário hoje é anunciar a VERDADE…deixando a liberdade ao outro.

2. Ser missionário é dar testemunho da própria fé,cooperar com todas as iniciativas de defesa do homem e do ambiente. Não jogar com os “sentimentos” do outro.
Não são PALAVRAS que convertem mas a vida. Acolher a todos sem diferença. Amar com a ternura do nosso Deus, não cobrir os defeitos, os escândalos dos católicos. Ver com os olhos da verdade.

3. MISSIONÁRIO deve acolher a todos, dialogar com todos. É Deus que converte. Ajudar as pessoas a viver a própria fé e discernir o bem aonde ele está. Ser irmãos de TODOS.
Ser missionário é ser sal, fermento com a VIDA. Unidos na defesa dos direitos dos outros.

Nós não convertemos, é o Espirito Santo que converte os corações. A nós o testemunho e coerência de vida…o resto é obra de Deus.
Ser missionário é sempre estar ao lado dos ultimos, na periferia humana, nos corações dos pobres dando-lhes a Palavra para que possam ser artifices da sua liberdade.
SER missionário é nem renunciar a própria fé e nem a impor.

Frei Patrício Sciadini


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *