Estamos no mês missionário, uma iniciativa do Papa Pio XI, o papa das missões que sentiu o desejo de unir ao grande missionário Francisco Saverio a missionária que com a oração abraçava o mundo: Teresinha do Menino Jesus.
Ser missionário, sentir-se convidado por Jesus a anunciar o Reino de Deus é assumir o Evangelho, é ter consciência que a fé deve ser comunicada com a palavra, a vida, as obras com respeito a fé do outro.
Três atitudes do missionário:
1. Não fazer proselitismo…anunciar
Não impor, não “vender” a fé com promessas nem materiais nem espirituais. Não falar bem de Jesus falando mal dos outros. Ser missionário hoje é anunciar a VERDADE…deixando a liberdade ao outro.
2. Ser missionário é dar testemunho da própria fé,cooperar com todas as iniciativas de defesa do homem e do ambiente. Não jogar com os “sentimentos” do outro.
Não são PALAVRAS que convertem mas a vida. Acolher a todos sem diferença. Amar com a ternura do nosso Deus, não cobrir os defeitos, os escândalos dos católicos. Ver com os olhos da verdade.
3. MISSIONÁRIO deve acolher a todos, dialogar com todos. É Deus que converte. Ajudar as pessoas a viver a própria fé e discernir o bem aonde ele está. Ser irmãos de TODOS.
Ser missionário é ser sal, fermento com a VIDA. Unidos na defesa dos direitos dos outros.
Nós não convertemos, é o Espirito Santo que converte os corações. A nós o testemunho e coerência de vida…o resto é obra de Deus.
Ser missionário é sempre estar ao lado dos ultimos, na periferia humana, nos corações dos pobres dando-lhes a Palavra para que possam ser artifices da sua liberdade.
SER missionário é nem renunciar a própria fé e nem a impor.
Frei Patrício Sciadini