Formação

3 Dicas para administrar os bens materiais segundo a lógica do Evangelho

Entenda como a Divina Providência atua na história da humanidade por meio da Economia do Reino.

comshalom

“A criação está destinada e dirigida ao homem, imagem de Deus, chamado a uma relação pessoal com Ele.”  Catecismo da Igreja Católica, Nº 299

1 – Aceitar o fato de que Deus criou tudo para todos os seus filhos, a fim que de não haja necessitados entre nós.

A primeira dica, que na verdade é um ponto essencial para uma boa administração dos bens materiais é a compreensão de que toda a criação de Deus foi pensada para o homem, para todos os filhos de Deus.

Tudo nos vem de Deus, sejam bens materiais ou não materiais, como; trabalho, dinheiro, carro, casa, alimento, vida, saúde, inteligência, sabedoria, dom da caridade, nada provém de nós mesmos, mas de Deus. Deus nos dá os nossos bens, destina e dirige a nós, porque somos uma imagem Dele, e a partir desses bens somos chamados a uma relação pessoal com Deus e como os outro e a partilhar com todos os nossos irmãos, especialmente com os mais necessitados. Sempre lembrando que temos a mesma dignidade: somos filhos de Deus.

2 – Criar um planejamento familiar.

“Antes de tudo, procurai ser livres em relação às coisas. O Senhor chama-nos a não ceder à cultura do consumo. Trata-se de buscar a essencialidade, aprender a despojar-nos de tantas coisas supérfluas e inúteis que nos sufocam. Desprendamo-nos da ambição de possuir, do dinheiro idolatrado e depois esbanjado. No primeiro lugar, coloquemos Jesus. Ele pode libertar-nos das idolatrias que nos tornam escravos. Confiai em Deus, queridos jovens! Ele conhece-nos, ama-nos e nunca se esquece de nós. Como provê os lírios do campo, também não deixará que nos FALTE NADA! Mesmo para superar a crise econômica, é preciso estarmos prontos a mudar o estilo de vida, a evitar tantos desperdícios. Como é necessária a coragem da felicidade, também o é da sobriedade.” (Papa Francisco)

O Planejamento Familiar é um processo desenvolvido para alcançar uma situação/meta desejada de modo mais eficiente e efetivo, que ajudará a descobrir o alcance de sua renda, identificar e cortar desperdício, quitar dívidas, atingir objetivos (planos de Deus), viver de forma mais disciplinada e organizada a nível financeiro e a evitar dívidas futuras que não possa pagar.

3 – Confiar na Divina Providência.

“Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? E porque vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” Mateus 6, 24-34

“A Divina Providência são as disposições pelas quais Deus conduz com sabedoria e amor todas as criaturas para seu fim último”. CIC 321

A compreensão da Divina Providência nos faz homens novos, porque nós retiramos a nossa esperança deste mundo e colocamos a nossa esperança no céu, entendemos que precisamos viver nesse mundo, mas não é este mundo o fim último. O fim último é o céu. Por isso, somos chamados a confiar plenamente no cuidado, na Providência de Deus que é nosso Pai. O Pai cuida de nós!

Curso | O Segredo da Divina Providência e a Economia do Reino

Para ter uma maior experiência com a Providência Divina e se aprofundar na visão cristã a respeito da administração de bens, participe do Curso O Segredo da Divina Providência e a Economia do Reino realizado pela Missão de Sobral.  O público em geral pode participar, basta apenas realizar a inscrição AQUI. As aulas serão ministradas pelos Consagrados Comunidade Católica Shalom Marcos Fraga e Wedson Araújo.

O curso é gratuito mas você pode contribuir com a evangelização realizando sua doação em qualquer valor para as contas:

Banco do Brasil:

Agência: 085-X

Conta corrente: 25809-1

CNPJ ASSOCIAÇÃO SHALOM SOBRAL: 07.044.456/0033-80

CAIXA ECONÔMICA:

Agência: 554

Operação: 013

Conta Poupança: 12100-7

CNPJ ASSOCIAÇÃO SHALOM SOBRAL: 03.038.431/0001-35

 

Por Marcos Fraga e Socorrinha Mouta


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *