Comédia, drama ou romance, não importa o gênero, dezembro combina com filme de Natal! Chegou o fim de ano e com ele a oportunidade de aproveitar para assistir um longa natalino, não é mesmo?
Pensando nisso, nossa redação do comshalom.org selecionou dez filmes para você assistir, com várias temáticas, histórias cativantes e recheadas de valores cristãos. Chame os amigos, reúna a família no sofá e prepare a pipoca. Bom filme!
A Estrela de Belém
A Estrela de Belém, um pequeno e destemido burro chamado Bo anseia por uma vida que vá além da cota diária de trabalho no moinho da vila. Um dia ele encontra coragem para fugir, e finalmente viver as aventuras que tanto sonhou. Em sua jornada, ele logo se alia à Ruth, uma ovelha adorável que se perdeu de seu bando e à Davi, um pombo com aspirações grandiosas. E junto com três sábios camelos e outros animais excêntricos de um estábulo, Bo e seus novos amigos seguem A Estrela e se tornam heróis improváveis na maior aventura de todos os tempos – o nascimento de Jesus.
O filme, obra da mesma produtora do Filme As crônicas de Nárnia adota uma narrativa inspirada pela natividade, adotando o ponto de vista dos animais do estábulo. Perturbado no seu sono pela claridade de uma estrela que brilha com intensidade fora do comum no céu da Galileia, Bo que roda em torno de um moinho de Nazaré, começa a sonhar com a liberdade. Fugindo do seu dono, um moleiro brutal, encontra refúgio no lar de Maria e José.
Ao invés de uma visão mais solene, como geralmente acontece nestes casos, o tom é mais ingênuo e cheio de ternura. E, por que não dizer, bem divertido. Ainda que momentos emblemáticos, como a visita do anjo à Maria para anunciar que ela fora escolhida para ser a mãe do Salvador, ou quando Herodes manda matar todos os recém-nascidos, com medo do surgimento de um novo “rei”, estejam presentes de modo bastante fiel ao texto original, na maior parte do tempo o ponto de vista é o de um inusitado protagonista: Bo, o burro.
A escolha do animal, geralmente apontado como bobo, para liderar a trama, provoca uma interessante mudança na dinâmica no enredo. Ele não só é bastante atento ao que está se desenvolvendo ao seu redor, como também terá uma participação ativa em todos estes acontecimentos. Afastando-se de todo o proselitismo, o filme alinha temas que já aparecem nos filmes de animação: a busca por viver os seus sonhos, a unidade como força capaz de enfrentar todos os desafios, e a complementaridade dos personagens, com suas diferenças e talentos à serviço da Sagrada Família.
Onde assistir: Netflix e Youtube
Trailer:
Klaus
Recém-chegado a uma pacata e congelante cidade na Escandinávia, um carteiro deve entregar sua encomenda. Porém, uma vez no local, sua missão é desviada quando passa a travar uma amizade com um fabricante de brinquedos que está há muito tempo afastado do ofício.
Jesper e um jovem mimado, egoísta, preguiçoso e um péssimo estudante da academia postal, seu pai, o diretor, cansado das atitudes do filho, resolve puni-lo e o manda para uma ilha gelada para ser carteiro até o Natal. Para conseguir ter sua vida de volta, Jesper terá que conseguir entregar muitas cartas, algo impossível no local. Isso porque a ilha é dividida em duas famílias que se odeiam há muitas gerações, ninguém faz nada por lá a não ser se odiar e brigar o dia inteiro, nem as crianças vão pra escola. E o pior para Jesper: Ninguém quer mandar carta para ninguém.
As crianças passam a ajudar os pais, os vizinhos e boas atitudes começam a mudar o espírito da ilha, já que o povoado começa a ser gentil e as pessoas param de se odiar. As crianças que não sabem ler passam a frequentar a escola, para o desespero da antiga professora. Porém, o espírito da gentileza e amizade não agrada em nada os líderes das famílias rivais, afinal, a guerra precisa continuar.
Logo, dois clãs inimigos se unem porque as crianças, repletas de objetos em suas mãos, desejam brincar juntas. Para o pavor destes adultos odiosos, os brinquedos representam também a arte, a convivência com a diferença e a possibilidade de questionar regras preestabelecidas. A tradição, defendida pelos clãs opostos, significa “séculos de glorioso ódio transmitido de geração a geração”, explica a matriarca. Klaus é um longa divertido, com situações muito engraçadas. Emociona em vários momentos, principalmente no final, com lições sobre amor, amizade e tolerância.
Onde assistir: Netflix
Trailer:
Natal com The Chosen:
Aproximando-se a Solenidade do Natal do Senhor, agora em dezembro, a série televisiva “The Chosen” (“Os Escolhidos”), sucesso mundial com 110 milhões de espectadores em 175 países, que conta a história de Cristo, a partir dos olhos daqueles que foram escolhidos por Ele, realizará, em parceria com igrejas de todo o Brasil, o evento virtual “Natal com The Chosen: Os Mensageiros”.
O Natal com The Chosen retratará, em um episódio especial, o nascimento de Cristo sob a perspectiva de Maria e José. Os espectadores poderão acompanhar o jovem casal enquanto eles percorrem a longa estrada até Belém e se preparam para o nascimento de Jesus. Com monólogos emocionantes e cenas de grande impacto, como é característico da série é uma oportunidade de estreitar mais os laços com a Sagrada Família e animar a vida em comunidade.
Onde assistir: https://osescolhidos.tv/natal/
Trailer:
O Verdadeiro Papai Noel: A História de São Nicolau
Bondade, beleza e verdade marcam a Vida de São Nicolau, o santo que inspirou a figura do Papai Noel. No conto original da Plataforma Lumine TV, você descobrirá a história do bom velhinho, marcada pela prática da caridade, desde a infância até a vida adulta.
Desde Criança São Nicolau já apresentava grande fé, e sempre com muita caridade, ele sempre gostava de ir à missa e dividir os brinquedos com os amigos. Ele, nascido em uma família rica, nunca demonstrou amor aos bens materiais e, quando seus pais faleceram, doou todos os seus bens aos necessitados.
A história que se inicia com Noel narrando a história de Nicolau é empolgante e conta a história do menino que se tornou Bispo e seguiu ajudando muitas pessoas, sobretudo crianças, jovens e os pobres. Feito num formato de storyboard, a história cativante mostra os valores cristãos fundamentais como a vida de oração, a caridade, e o empenho em realizar a vontade de Deus.
Onde assistir: Youtube e Lumine TV
Filme:
As Crônicas de Nárnia: O leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa
Lúcia, Edmundo, Pedro e Susana Pevensie entram em um guarda-roupa mágico e descobrem o fantástico mundo de Nárnia do outro lado. Lá, as crianças encontram uma terra e criaturas encantadoras outrora pacífica e que foi transformada em um mundo com inverno eterno pela malvada Feiticeira Branca. Auxiliadas pelo sábio leão Aslan, as crianças se envolvem em uma batalha para livrar o reino de Nárnia dos poderes da feiticeira.
Baseado no livro de C.S Lewis, o filme conta uma história é profundamente enraizada em temas cristãos, com o grande leão, representando o próprio Cristo que vem como o salvador de Nárnia. A luta entre Aslan e a Feiticeira Branca, que representa o mal, é central na narrativa. A redenção de Edmundo após trair seus irmãos é também um elemento do sacrifício e da salvação cristã, bem como a oferta de vida de Aslan na mesa de pedra, uma das cenas mais ricas do cinema em todos os tempos.
Mesmo não sendo uma história de Natal, a riqueza dessa história é recheada de elementos que renovam a nossa fé e o desejo de nunca desistirmos de realizar o bem e estar ao lado da verdade, justiça e do amor, que vai até o sacrifício da própria vida para garantir a salvação de todos. É uma aventura daquelas para rever várias vezes e aprofundar as virtudes e a vivência do Evangelho.
Onde assistir: Disney Plus
Trailer:
Feliz Natal
Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. A neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, envolvidas no conflito. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal. É o suficiente para mudar a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.
Indicado ao Oscar, Globo de Ouro e BAFTA de melhor filme estrangeiro, Feliz Natal conta a verdadeira história da trégua na véspera de Natal declarada pelas tropas escocesas, francesas e alemães nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Os inimigos deixam as suas armas por uma noite, se juntam para celebrar o Natal em uma verdadeira festa da vida fraterna e esquecem das brutalidades da guerra.
A partir de gestos simples e iniciativas corajosas, os soldados são transformados no campo de batalha e nas cenas de cantos de músicas natalinas e clássicas é possível perceber a visita de anjos aos soldados. Nele também o diretor Christian Carion narra histórias reais dos personagens de forma emocionante. Baseado neste fato real, o filme franco germânico é poderoso em sua mensagem sobre o valor da vida e sobre que tipo de mundo queremos para nós e as futuras gerações bem como reforça valores como o amor, a compaixão e a união.
Onde assistir: Apple TV e Amazon Prime
Trailer:
O Natal do Charlie Brown
Desapontado com o consumismo no Natal, Charlie Brown se torna o diretor de uma peça natalina de sua turma, e precisa superar as diferenças de opinião de todos. Empenhado também em encontrar uma árvore de Natal perfeita, ele vai em busca do verdadeiro sentido do Natal.
Triste e desanimado, ele recorre a uma breve terapia para identificar o porquê de não compreender bem o significado do Natal. Aconselhado por uma amiga, ele é motivado a se envolver em atividades que expressam unidade, companheirismo, amor ao próximo e busca da felicidade verdadeira.
Por ser um episódio da série de animação, de forma breve os vários acontecimentos mostram a evolução do comportamento de Charlie Brown frente a um evento tão importante, não apenas do ponto de vista humano, mas sobretudo espiritual.
Onde assistir: Apple TV
Trailer:
Ajudante de Natal
Uma chef de cozinha começa a trabalhar e enfrenta problemas para sustentar seu negócio. Em dificuldades, ela é chamada para uma entrevista e concorda em fazer o jantar de Natal de uma fundação beneficente local e acaba se envolvendo com o sobrinho da organizadora.
Molly é muito profissional e uma excelente chef de cozinha. Porém, experiências amorosas negativas a fazem mergulhar horas a fio em seu trabalho. Carson chega na cidade à convite da tia para se envolver nos negócios da família, mas sempre reluta, pois não quer associar seu trabalho ao nome de sua prestigiada família.
Aos poucos os dois desenvolvem uma amizade que vai abrindo os horizontes de ambos. Juntos, eles se unem para arrecadar fundos para a fundação que a família de Carson mantém com várias atividades, entre elas uma escola de artes que Molly frequentou quando criança.
O filme, com aquele climinha de sessão da tarde, vai mostrando além do romance que se desenrola na trama, a importância de valorizar a família e se envolver na construção do bem, seja qual for sua condição de nascimento ou dons que pode colocar à serviço de todos. Com muita criatividade e esforço ambos vão em busca de seus objetivos e descobrem a força do verdadeiro amor.
Onde assistir: Netflix
Trailer:
A Felicidade Não se Compra
George Bailey é um sujeito que constantemente deixa suas ambições profissionais em segundo plano para ajudar as pessoas mais necessitadas de sua comunidade. Até que, acidentalmente, perde uma grande quantia em dinheiro proveniente de seu negócio, bem na véspera de Natal, e decide se suicidar. Através da oração de várias pessoas, um anjo aparece a George para tentar fazê-lo mudar de ideia mostrando a importância da sua vida através de vários flashbacks.
A história por traz do filme é cheia de significados, pois tanto o diretor Frank Capra quanto o protagonista James Stewart foram servir na Segunda Guerra Mundial e voltaram horrorizados com tudo o que viveram durante esse período. Motivados então depois de retornarem aos Estados Unidos, eles decidiram fazer filmes inspiradores, para que as pessoas valorizassem novamente a vida, encarando-a de modo positivo e esperançoso.
O principal objetivo da arte de Capra era o de revelar o valor que a vida de cada pessoa possui aos olhos de Deus e dentro do mundo. A intenção de mostrar o valor do indivíduo e da personalidade é explícita em A felicidade Não se Compra. O filme inteiro tem uma atmosfera ligeiramente sombria, mas o mundo sem a presença de George Bailey é ainda mais sombrio — a sua ausência fez com que muitas pessoas tivessem um destino ainda mais triste. Sua vida é importante para a sua família, para sua comunidade e sobretudo para Deus.
Onde assistir: Youtube e Lumine TV
Trailer:
O Sim de Maria
O Sim de Maria é um docudrama que liga a história do nascimento de Cristo à vida de mulheres modernas, mostrando como a vocação cristã e a inspiração mariana se fazem presentes em suas vidas. Ao reconhecer a si mesmo nas histórias, cada uma pode encontrar uma base firme de exemplo, sentido e inspiração para viver diariamente o próprio sim e superar qualquer problema ou frustração da sua vida.
As cenas de ficção foram baseadas nas visões da Beata Catarina Emmerich e retratam a viagem da Sagrada Família pelo deserto até o nascimento de Jesus. Na parte documental, o espectador acompanhará a história de quatro mulheres que demonstram diferentes maneiras de aceitar a vontade de Deus e de viver o cotidiano inspirando-se na vida da Sagrada Família.
Com o olhar de documentário, o espectador acompanhará a história das mulheres que demonstram diferentes maneiras de aceitar a vontade de Deus e de viver o cotidiano inspirando-se na vida da Sagrada Família.
Onde Assistir: Youtube e Lumine TV
Filme:
Participe do Retiro de Advento 2023
Ainda estão abertas as inscrições para o Retiro do Advento 2023 da Comunidade Católica Shalom, que é um itinerário formativo e oracional para te ajudar a viver bem o tempo litúrgico de preparação para o Natal. Serão 29 dias, de 3 de dezembro a 1 de janeiro, em um itinerário de oração diária, iluminado pela Palavra de Deus.
O tema deste ano é “Vem e reconstrói a minha casa” Cf. Ag 2, 1-8.