Notícias

12 dicas para vencer o combate espiritual

Na Revista Escuta de 2020, Moysés Azevedo dá alguns conselhos sobre como se tornar reparador de brechas e assumir “a linha de frente na batalha espiritual”

comshalom
Foto: Comshalom

Para vencer a batalha espiritual, é necessário buscar reparar as brechas que existem em nós e na humanidade. É esse o ensinamento que o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, dá na Revista Escuta de 2020. O documento, elaborado anualmente como fruto do retiro de escuta do Conselho Geral, reúne as moções e direcionamentos dados por Deus para a Comunidade.

Um dos temas abordados em 2020 foi a batalha espiritual. “Todos nós temos brechas, fraquezas e feridas”, explica Moysés. E continua, “quanto mais a Comunidade e cada um de nós assumirmos a linha de frente na batalha espiritual, mais vamos nos expondo e mais precisamos ter as nossas brechas preenchidas, visitadas e reconstruídas pela graça de Deus, reparadas pela graça de Deus”.

Confira abaixo algumas dicas para você se tornar também reparador de brechas e vencer os combates espirituais.

O louvor

Moysés cita o Cardeal Raniero Catalamessa, que diz:  “o louvor é, por excelência, o antipecado. Se o pecado-mãe é a impenitência, ou seja, a recusa de glorificar a Deus (Rm 1, 18ss), então o contrário do pecado não é a virtude, mas o louvor!”

No louvor, se esconde a humildade. Moysés ensina que “é necessário um louvor reto, sincero, não da boca pra fora”.

A Adoração

Nas palavras de Moysés, “a adoração imprime o céu em nós”. Diante da Eucaristia estamos diante do céu, na presença de Deus.

“O adorador é como um para-raios sobre o qual, diante de Cristo na Eucaristia, se derramam a força e a potência do mistério da Cruz e da Ressurreição, que tudo recria e refaz”.

Intercessão

“Deus procura intercessores para que o Seu povo não sofra as dolorosas consequências do seu próprio pecado.” “É preciso multiplicar os intercessores em favor do povo. Não é uma missão somente de um grupo específico, mas é uma missão irrenunciável! Ninguém pode se omitir, pois ela é irrenunciável e pertence àqueles que Ele confia responsabilidade em favor do seu povo e da Sua obra”.

Rosário

“O Rosário é uma forma de nos unirmos às alegrias, à luminosidade, às dores e às glórias de Cristo, uma força para nos unirmos aos méritos de Cristo em favor da Comunidade, da Igreja, da humanidade, através do coração e dos olhos da criatura que melhor se uniu, e assim dispensar a misericórdia divina sobre todos”.

Nossa própria conversão

“A nossa própria conversão é uma fonte imensa de reparação das brechas. Deus não tem como operar, porque respeita a liberdade, se não deixarmos que Ele opere na nossa carne, nos ponha em causa, em favor de todo o corpo, da reparação e da fecundidade do corpo da Comunidade”.

A oblação

A oblação é a oferta da nossa vida. Importante lembrar que todos os batizados, seja qual for a sua forma de vida e também as sua missão nesse mundo, é chamado a ofertar a sua vida em vista do outro.

“Precisamos cuidar da qualidade da oferta da nossa vida por Cristo, com Cristo e em Cristo. A oferta da nossa vida na oferta de Cristo é onde está um dos âmagos da nossa vocação, e a qualidade da oferta da nossa vida é fonte reparadora das brechas do corpo da Comunidade”.

Vivendo as dores da nossa vida revestidas de amor

“Unido ao sofrimento de Cristo, o nosso se transforma em fonte de cura e reparação do corpo da Comunidade”.

O perdão reparador

“O Sacramento da Reconciliação é fonte indispensável. O perdão que o Senhor nos concede nos repara e repara todo o corpo, porque, como dizia Elizabeth Leseur, ‘uma alma que se eleva, eleva o mundo’”.

A caridade esponsal

O Evangelho ensina: “Porque ela muito amou, os seus muitos pecados lhe foram perdoados” (Lc 7,47). “Alimentar o amor esponsal a Jesus Cristo é fonte de reparação dos nossos pecados”.

A caridade evangelizadora

“A caridade evangelizadora é reparadora de brechas porque como se diz na Carta de São Tiago: ‘Aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados” (Tg 5,20)” “Evangelizar salvará a sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados”.

A caridade a serviço dos pobres

“Meus irmãos, irmos ao encontro dos pobres, sofrermos com eles, sermos bálsamos para eles, e reconhecermos neles o rosto de Cristo, curar as chagas de Cristo nos pobres, no plano espiritual, no plano moral, e especialmente no plano material, e também eles serem bálsamos para nós, é uma fonte de reparação das brechas do corpo da Comunidade, porque estaremos estancando a dor e o sangue de Cristo nos seus membros mais frágeis: os pobres”.

A perseverança final

“A perseverança reta e sincera até o fim é um remédio de eternidade nas brechas da inconstância, da provisoriedade, do descarte qye nós vivemos no mundo hoje. Isso é colocar a eternidade nas brechas do corpo da Comunidade. A perseverança cotidiana e até o fim é uma fonte de cura, é uma fonte de reparação das brechas”.

Reze conosco a Quaresma de São Miguel

A Comunidade Católica Shalom convida você e sua família para rezar a Quaresma de São Miguel que começou no dia 15 de agosto e segue até 29 de setembro, data em que a Igreja celebra a Festa dos Arcanjos. Para ajudar a bem viver esse período de preparação, organizamos um livro digital com a quaresma de São Miguel e 12 dicas para vencer o Combate espiritual, por Moysés Azevedo. Além desse material, Pe. Adler Trindade, fará um momento oracional no canal da Capela SH todos os dias a partir das 5h, para que você comece bem o dia. 

Clique e baixe o livro da Quaresma de São Miguel


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.