Todos os presentes tiveram a oportunidade de participar de momentos de oração, partilha, adoração e louvor, e também de praticar esportes, dançar e se divertir, sempre com o olhar voltado para a vontade de Deus.
A jovem Bruna Cajaiba afirmou que foi surpreendida pelo amor de Deus durante o evento, diz ela: “O retiro 180 fez iniciar uma mudança dentro de mim. Fui para o retiro de coração aberto, sabia o que queria buscar lá, mas como Deus é maravilhoso, Ele me surpreendeu mais uma vez. Nunca senti Deus tão próximo de mim, uma proximidade que eu sempre quis, mas por medo não conseguia buscar. Eu fui renovada pelo Espirito Santo, saí de lá e estou cheia dele, inundada por esse amor incondicional”.
Veja alguns testemunhos de jovens que participaram do retiro:
– “O retiro 180 fez iniciar uma mudança dentro de mim. Fui para o retiro de coração aberto, sabia o que queria buscar lá, mas como Deus é maravilhoso, Ele me surpreendeu mais uma vez. Nunca senti Deus tão próximo de mim, uma proximidade que eu sempre quis, mas por medo não conseguia buscar. Eu fui renovada pelo Espirito Santo, saí de lá e estou cheia dele, inundada por esse amor incondicional. O desafio agora é não deixar que as coisas do mundo me afastem de Deus, nem dos planos que Ele tem para mim. A mudança já começou, e eu tenho a certeza de que Jesus estará sempre ao meu lado e me dará forças. O desejo que tenho em meu coração é o de que todos sintam esse amor, e farei o meu máximo para que as pessoas tenham essa oportunidade”, Bruna Cajaiba.
– “Fui chamada pela minha irmã para fazer o 180 Graus. Não estava muito animada, pois iria estudar durante o fim de semana, mas para ela não ir sozinha resolvi fazer também. Sinceramente não esperava viver tudo o que vivi nesse encontro, mas Deus sempre tem o seu jeitinho de me surpreender. No início do retiro alguém falou: “viva com toda intensidade”. Então foi isso que fiz: aproveitei cada segundo do retiro, rasguei meu coração diante do Senhor e permiti Ele fazer a vontade Dele na minha vida. Ele me mostrou o que ainda preciso mudar e que vai estar comigo nessa mudança de vida. Em diversos momentos do 180 Graus eu me via nos braços de Deus, e Ele me abraçando bem forte como uma mãe abraça seu filho. Foi uma experiência maravilhosa! Parecia que voltei cinco anos atrás e experimentei o amor de Deus pela primeira vez. Em tão pouco tempo, em somente três dias Deus realizou tantas coisas na minha vida, e ainda continua realizando. Realmente foi uma virada radical, mas logo após essa virada tem todo um processo no qual é preciso dar passos. E esses passos eu quero dar com o amor que é Jesus. E hoje eu estou tentando viver essa experiência com minha família, e apesar das dificuldades eu espero conseguir. Louvo a Ele por ter me dado esse presente que é esse AMOR, e agradeço a todos do Shalom que contribuíram para que eu tivesse essa experiência”, Shirleyde Ventura.
– “180 Graus, uma virada em sua vida! Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já se passaram, eis que tudo se faz novo (2 Coríntios 5,17). É certo que as mudanças que se operam no interior do ser humano são evidentes em seu exterior. Afinal, como não lembrar que ‘teu sorriso tem algo a me dizer?’. Sem dúvidas após um verdadeiro encontro com o Espírito Santo de Deus, tudo se faz novo e completo. Jesus estará sempre com a mão estendida para nos acolher e nos tomar em seus braços. O que está esperando para se entregar nos braços do Senhor e receber as bênçãos que Ele preparou para você? Posso lhe garantir que a verdadeira felicidade e paz só encontramos Nele! Viva, como eu, uma experiência de intimidade com Jesus, e seja restaurado pelo seu AMOR! Afinal, ‘Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso ele promete e deixa de cumprir?’ (Números 23,19). Confie e Ele tudo fará!”, Priscila Pinheiro.
– “Essa noite eu não dormi direito, mas, ao contrário de todas as noites que eu passei em claro pensando em como o meu coração e a minha vida eram vazios, dessa vez eu não dormi porque estava quase explodindo de felicidade e por mais que eu rezava, cantava e até pulava a alegria não passava de jeito nenhum. Eu confesso que estava com muito medo de ir para o retiro e ficar sozinha, mas isso quase não aconteceu, e quando acontecia eu sentia que eu não estava só, mas com Deus. Eu sempre sofri por escolher esperar e me preencher de Deus em primeiro lugar, eu sempre fui julgada, a minha vida toda. Eu nunca tive amigos que me abraçavam do nada, e nesses três dias, desde o primeiro abraço inesperado que eu recebi, todo o meu sofrimento foi dando lugar a um amor tão forte que eu nunca havia sentido por Deus, pela vida e pelas pessoas. Várias pessoas oraram por mim e desde a primeira vez que eu sentei naquela cadeira e recebi os primeiros abraços, eu comecei a pensar no meu próximo passo. Na última missa eu pedi para Deus me dar um último sinal, podia ser pequeno, mas eu queria ter certeza. De repente a Mel me deu um abraço, orou por mim e disse que não era para eu estacionar, que eu deveria seguir a minha caminhada. E assim eu recebi o sinal. Eu quero muito seguir esse caminho, eu quero ir para o Shalom com vocês”, Larissa Honorato.
-“Antes de eu participar do retiro minha vida parecia não ter sentido. Estava me sentido um nada, com vários problemas, até mesmo com drogas. Já não queria nem mesmo mais viver, sim é verdade, o suicídio até chegou a passar pela minha mente. Tinha perdido totalmente a fé, mas nas horas mais difíceis Deus nos envia um anjo. Foi ai que apareceu meu grande amigo Hegner me oferecendo ajuda. Aceitei porque já não aguentava mais viver daquele jeito. Então Hegner me falou do 180 e decidi ir. No primeiro dia me senti um pouco confuso, mas decidi abrir meu coração para o Senhor. Foi maravilhoso para mim ouvir o Gesiel falar sobre o amor de Deus, me tocou muito, pois sei q Deus me ama. Ver também todos aqueles jovens rezando uns pelos outros só aumentou mais a minha vontade de vencer e viver esse amor de Deus. Sai do retiro renovado e agradecido”, Ciro.
Todos os jovens que participaram do 180 Graus, e ainda aqueles que não puderam estar no evento, estão convidados para um reencontro no dia 12 de setembro, sábado, às 17h, no Centro de Evangelização Shalom, em Vitória.
Shalom!