Igreja

3 frases do Papa Francisco para os coroinhas e acólitos

Na 13ª Peregrinação Internacional dos Acólitos, o Papa Francisco aprofundou brevemente sobre o tema: “Contigo”.

comshalom
IMAGEM: FESTIVAL HALLELUYA 2024

Acólitos do mundo todo peregrinaram ao Vaticano para encontrar-se com o Papa Francisco na última terça-feira, 30. Em seu breve discurso, o Santo Padre saudou os jovens que servem na liturgia da Igreja, destacando o tema do seu encontro: “Contigo”.

A seguir, confira 3 frases do Papa Francisco para os coroinhas:

Ver o mistério

“Jesus disse: «onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles» (Mt 18, 20). E isto realiza-se plenamente na Missa, na Eucaristia: ali o ‘contigo’ torna-se presença real, presença concreta de Deus no Corpo e no Sangue de Cristo. Todos os dias, o sacerdote vê este mistério acontecer nas suas mãos; e vós, quando servis ao altar, também o vedes…”

“Jesus, eu estou contigo”

“E, na Comunhão, também tu podes dizer ao Senhor Jesus: ‘Eu estou contigo’, não com palavras, mas com o teu coração e o teu corpo, com o teu amor. Precisamente porque Ele está conosco, também nós podemos estar verdadeiramente com Ele.”

Estar com o outro

“Se tu, acólito, como Maria, guardas no teu coração e na tua carne o mistério de Deus que está contigo, então és capaz de estar com os outros de uma maneira nova. Graças a Jesus, sempre e só graças a Ele, também tu podes dizer ao próximo “estou contigo”, não com palavras, mas com ações e gestos, com o coração e com uma proximidade concreta – não esqueçais a proximidade concreta! – chorar com quem chora, alegrar-se com quem se alegra, sem julgamentos nem preconceitos, sem fechamentos nem exclusões.”

Por fim, o Santo Padre agradeceu ao grupo de acólitos por partilharem da alegria de pertencer a Jesus e serem servos do seu coração ferido.

LEIA TAMBÉM | Ministério de liturgia: Guardiões do sagrado dentro da Comunidade 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.