Acólitos do mundo todo peregrinaram ao Vaticano para encontrar-se com o Papa Francisco na última terça-feira, 30. Em seu breve discurso, o Santo Padre saudou os jovens que servem na liturgia da Igreja, destacando o tema do seu encontro: “Contigo”.
A seguir, confira 3 frases do Papa Francisco para os coroinhas:
Ver o mistério
“Jesus disse: «onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles» (Mt 18, 20). E isto realiza-se plenamente na Missa, na Eucaristia: ali o ‘contigo’ torna-se presença real, presença concreta de Deus no Corpo e no Sangue de Cristo. Todos os dias, o sacerdote vê este mistério acontecer nas suas mãos; e vós, quando servis ao altar, também o vedes…”
“Jesus, eu estou contigo”
“E, na Comunhão, também tu podes dizer ao Senhor Jesus: ‘Eu estou contigo’, não com palavras, mas com o teu coração e o teu corpo, com o teu amor. Precisamente porque Ele está conosco, também nós podemos estar verdadeiramente com Ele.”
Estar com o outro
“Se tu, acólito, como Maria, guardas no teu coração e na tua carne o mistério de Deus que está contigo, então és capaz de estar com os outros de uma maneira nova. Graças a Jesus, sempre e só graças a Ele, também tu podes dizer ao próximo “estou contigo”, não com palavras, mas com ações e gestos, com o coração e com uma proximidade concreta – não esqueçais a proximidade concreta! – chorar com quem chora, alegrar-se com quem se alegra, sem julgamentos nem preconceitos, sem fechamentos nem exclusões.”
Por fim, o Santo Padre agradeceu ao grupo de acólitos por partilharem da alegria de pertencer a Jesus e serem servos do seu coração ferido.
LEIA TAMBÉM | Ministério de liturgia: Guardiões do sagrado dentro da Comunidade