Shalom

Ministério de liturgia: Guardiões do sagrado dentro da Comunidade

Dando continuidade nossa série sobre os ministérios que compõe a Obra Shalom, apresentamos hoje este apostolado que tem como missão servir ao sagrado.

comshalom

A liturgia na Comunidade Católica Shalom é chamada a expressar a ressurreição do Cristo que passou pela Cruz, explica o coordenador do Ministério de Liturgia da Missão de Fortaleza, Vinicius Ribeiro. Um dos apostolados que compõe a Obra Shalom, a Liturgia é um dos “cartões postais”, junto com a música, acredita o missionário. Isso porque muitas pessoas têm o primeiro contato com o Carisma a partir dessas duas expressões.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

“Nossa forma de evangelizar é cuidando das coisas sagradas, da capela, no serviço nas adorações ao Santíssimo Sacramento dos eventos da comunidade… O ministério de Liturgia serve ao sagrado. Por isso, tudo o que diz respeito ao sagrado, ao culto divino dentro da Comunidade é de responsabilidade deste ministério”, explica o missionário.

De acordo com Vinicius, a forma de evangelizar do ministério é através do zelo pela beleza nos detalhes que compõem as celebrações, desde as flores às alfaias e objetos litúrgicos. “O ministro da liturgia tem a missão de comunicar dentro da Comunidade a beleza de Deus”.

Ministros da Liturgia: Testemunhas da Ressurreição de Cristo

“O ministro de liturgia precisa ser testemunha da ressurreição. Ele precisa anunciar com o serviço dele a ressurreição de Cristo e tudo aquilo que ele vai fazer na liturgia, todas as ações litúrgicas precisam testemunhar isso. O ministro de liturgia testemunha não com palavras, mas com outras expressões: uma simbólica bem preparada, uma procissão harmônica cheia de beleza com a fragrância suave do incenso …”.

Sendo assim, as pessoas que servem neste ministério precisam ter uma profunda vida de oração. Pois só é possível testemunhar o zelo pelo sagrado, se se cultiva o amor por ele. “A liturgia é uma expressão de oração. E o segredo da liturgia é oração”, enfatiza Vinicius.

De prontidão no Dia do Senhor

Vinicius explica que os ministros de Liturgia são os primeiros a chegar e os últimos a sair dos eventos promovidos pela Comunidade. Isso porque cabe a eles a preparação das Missas, adorações e simbólicas, bem como a desmontagem delas.

“É uma rotina puxada. Tudo na comunidade tem liturgia, tudo na comunidade tem serviço ao altar, tem adoração, Missa, simbólica e isso tudo vai exigindo dos ministros de liturgia. É cansativo, mas é uma rotina feliz”. E completa, “O meu domingo é santificado pelo serviço na vinha do Senhor. Não é mais o dia de folga, é o Dia do Senhor”, finaliza.

Servir e evangelizar

Se você se sentir inflamado a também servir neste ministério, procure a coordenação apostólica do Centro de Evangelização Shalom mais próximo de você e se engaje também neste apostolado.

Clique aqui e encontre a Missão Shalom mais próxima de você. 

Quer saber mais sobre o Espírito Santo?

Livro: Espírito Santo – Série Philippos 
Clique aqui e adquira

Continue lendo

Ministros de Oração e Aconselhamento: Canais da graça de Deus para a Obra Shalom

Ministério de Evangelização: a essência do Carisma Shalom

Ministério de Pastoreio: reflexo do coração de Jesus Bom Pastor

Ministério de Intercessão: súplica constante a Deus pela ação evangelizadora

Ministério da Providência: Causa segunda da Misericórdia de Deus


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.