Procrastinar é adiar. Você deixa pra depois o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada. “Você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer. É uma lacuna entre intenção e ação.” (Timothy Pychyl)
Como a maioria das palavras técnicas que se popularizam, procrastinação virou quase que uma daquelas gavetas que temos em casa em que guardamos todos os tipos de coisas que não sabemos onde guardar. Sempre que deixamos algo para depois, independente do motivo, tendemos a dizer que procrastinamos.
Leia também| Como se preparar para a Convenção Shalom 40 anos
Porém, te convido hoje a começar a arrumar essa gaveta. Vou citar três motivos que podem te levar a deixar para amanhã o que pode fazer hoje. Pense naquelas tarefas que você mais procrastina e leia esses motivos tentando identificar o que ocorre com você.
Antes de continuar, um momento “Aline também é cultura”: A procrastinação não poderá ser totalmente eliminada, nosso cérebro precisa de descanso e quando estamos cansados tendemos a deixar para depois algumas tarefas. Reconhecer esses momentos de descanso é reconhecer nossos limites.
Saber identificar o que pode estar te paralisando é o primeiro passo para a mudança. Vamos lá:
1 – Insegurança, medo e traumas
Esse é o principal fator que leva uma pessoa a procrastinar. Geralmente adiamos algo que tememos, não queremos enfrentar ou não nos sentimos preparados. Caso seja esse o seu caso, tente observar o que está por trás do medo. Para vencer esse tipo de preocupação, nós precisamos recorrer ao que chamo na mentoria de “aumento de repertório”.
Precisamos buscar conhecimento sobre o que nos assusta e nos preparar para vivenciar a situação. Caso não consiga sozinho(a) busque ajuda de pessoas de sua confiança e/ou profissionais que possam te ajudar.
2 – Falta de Motivação
Seu cérebro e seu corpo ainda não entenderam os ganhos que você terá ao desempenhar as tarefas que você procrastina. Nesse caso, você precisa dialogar consigo mesmo(a) e se convencer de que aquela tarefa faz sentido. Para isso, o principal recurso é criar uma rotina (organização do tempo) saudável, em que você coloca a tarefa dentro de um ritmo próprio até que seu corpo e mente se acostumem com ela.
Busque conhecimentos sobre construção de virtudes e hábitos saudáveis. E lute sempre pela constância. Nosso corpo e cérebro são resistentes à mudança, você precisa ensiná-los a amadurecer. É aqui que entra a ascese, a violência de coração e a vontade! #foco #força e #fé! hehehe
3 – Preguiça
Não é à toa que a preguiça é um dos pecados capitais, ela é inerente ao ser humano. Nosso cérebro e corpo sempre buscam o que é mais fácil, tendemos a ficar em uma inércia. O que é mais legal, é que dentre os três motivos, esse é o mais fácil de vencer. Para vencer a preguiça basta dar o primeiro passo, quando você inicia a tarefa ela tende a ir embora. Sabe quando a criança resiste a tomar banho, mas depois não quer sair do chuveiro? Tente usar essa analogia quando a preguiça tentar se instalar em você. Lembre que se você começar, ela foge! Assim, você reage, sem nem precisar de cropped!
Faça uma auto-observação com esses critérios e se precisar de ajuda, me chame!!
Confira| O vício da preguiça e o pecado do não cumprimento do dever