Institucional

3 novos bispos são ordenados na China

china

Nas últimas semanas foram realizadas três novas ordenações de bispos na China, todas com autorização da Santa Sé. A última foi celebrada no dia 2 de dezembro na província de Xichang.

Segundo informações, os novos prelados são Dom Giovanni Battista Wang Xiaoxun, Bispo coadjutor de Ankang, na província de Shaanxi; Dom Giuseppe Tang Yuange, na Diocese de Chengdu, província de Sichuan; e Dom Lei Jiapei, na Diocese de Xichang, província de Sichuan.

A mais recente foi a ordenação de Dom Lei Jiapei, celebrada no dia 2 de dezembro. O Prelado tinha sido coadjutor desde 1999, depois da morte do último bispo, Dom Xie Chaogang.

De acordo com algumas informações, entre os concelebrantes na ordenação de Dom Lei Jiapei estava o bispo ilícito – não reconhecido pelo Vaticano–, Dom Lei Shiyin, da Diocese de Leshan.

As relações diplomáticas entre a China e o Vaticano se romperam em 1951, dois anos depois da chegada ao poder dos comunistas que expulsaram os clérigos estrangeiros.

A China permite o culto católico unicamente à Associação Patriótica Católica Chinesa, subordinada ao Partido Comunista da China, e rechaça a autoridade do Vaticano para nomear bispos ou governá-los. A Igreja Católica fiel ao Papa não é completamente clandestina; embora seja assediada constantemente.

Calcula-se que na China haja entre 8 e 12 milhões de fiéis católicos.

Fonte: Acidigital


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *