No último dia 21 de maio o Projeto Juventude para Jesus (PJJ) completou 33 anos. As celebrações se estendem para todo este mês mariano, afinal a juventude precisa confiar na Virgem Maria, pois como afirma o Papa “Ela [Maria] foi corajosa e determinada em dizer ‘sim’ ao Senhor. Vocês, os jovens que querem construir algo novo, um mundo melhor, sigam o seu exemplo, arrisquem-se. Não se esqueçam que para seguir Maria precisam discernir e descobrir o que Jesus quer de vocês, e não o que vocês pensam que podem fazer.”
Leia também| Em comunhão com o Papa, Assessoria Jovem orienta um caminho com Maria
Além do exemplo da Mãe de Deus, os jovens precisam confiar e contar com a ajuda dos mais velhos. A Comunidade Católica Shalom motiva a convivência entre as gerações, vista como ajuda e não um conflito e confusões. O assessor jovem, Bertrand Wadi, explica que celebrar os 33 anos do Projeto Juventude para Jesus (PJJ) é contemplar uma maturidade. “Esperamos uma maturidade na fé, no protagonismo dos jovens na evangelização. Um amadurecimento em todos os ambientes do Projeto Juventude“, afirma
Maturidade e encontro de gerações
O Projeto Juventude para Jesus, mais conhecido como PJJ, não se resume a um núcleo ou a um ministério. A cada serviço, a cada assembleia e a cada vigília, os jovens recebem de Deus uma nova família e, nele, se vive laços que não pensam. Laços verdadeiramente criados pelo Espírito e inflamados de amor a Deus dentro da vocação Shalom. E dessas experiências, surgem novas memórias, aventuras e um novo ardor pela santidade.
Deste modo, afirma o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo: “Os jovens não são um acidente. Os jovens estão na graça fundante. Não são um enfeite ou circunstâncias que vão passar com o tempo. A primazia dos jovens faz parte da graça fundante do Carisma Shalom”.
Para o Assessor Jovem, falar de maturidade nos 33 anos do PJJ é se recordar da idade de Cristo ao oferecer a própria vida na Cruz para salvação do mundo. “Nós somos frutos desta oferta de Cristo. E o Projeto Juventude, de modo análogo, precisa morrer, amadurecer na oferta, para alcançar essa plenitude, para que os frutos desta ‘morte’ possa alcançar mais jovens, gerações, desafios”, explica Bertrand.
Confira um recado do Assessor
Ver essa foto no Instagram
A Comunidade é amiga dos jovens
Você, jovem, adulto, casado, adolescente, sacerdote, faz parte da história do Projeto Juventude. Ao longo desses 33 anos, muitas vidas foram tocadas e transformadas. Em cada novo projeto, o desafio de em tudo fazer a vontade do Pai, motiva a juventude Shalom a evangelizar e levar um pouco da alegria contagiante que faz parte do Carisma.
Para Bertrand, celebrar esses 33 anos de PJJ no ano que a Comunidade comemora 40 anos é um fato histórico, marcado por encontros desafios, mas que não deixa de ser resposta para cada tempo. “Nós somos amigos de Deus, amigos dos jovens e amigos dos pobres, ou seja, a Comunidade caminha lado a lado com os jovens. A Comunidade é amiga do jovem. A Comunidade abraça o jovem. E a Comunidade vai auxiliar o jovem nesse caminho de amadurecimento, oferta e plenitude“.
E ainda finaliza o assessor:
“É uma grande graça convidar os jovens a esta proposta de maturidade humana, maturidade na oferta, maturidade no protagonismo da evangelização. E apresentar a Comunidade como este auxílio de amadurecimento, e se aprender com a Comunidade que ao longo desses 40 anos foi se dedicando, acolhendo e amando o jovem, para que nós, também jovens, olhando para a Comunidade continuemos sendo inspirados por ela. Essa é a dinâmica dos 40 anos da Comunidade Shalom e dos 33 anos de Projeto Juventude. Nós estamos com Maria toda Pequena. Queremos crescer na santidade como Maria e o jovem João vendo a oferta de Cristo na cruz.”
Celebre com seu Centro de Evangelização, afinal a festa permanece. Saiba a Missão mais próxima de você pelo [link].
Leia também| Conheça os patronos da JMJ 2023