Neste quarto domingo quaresmal, a liturgia traz o Evangelho de Lucas, capítulo 15, que narra a parábola do Filho Pródigo.
Muitos pintures retrataram em telas a cena emocionante do encontro do filho arrependido que volta aos braços do Pai que lhe espera com festa, roupas novas e anel do dedo.
A seguir, confira algumas imagens da Parábola do Filho Pródigo:
Rembrandt
A pintura mais famosa que representa o filho pródigo é a de Rembrandt. Equilibrando luz e escuridão na imagem, o autor destaca os três personagens centrais da imagem: o filho que se reclina no peito do pai, o pai que o acolhe e o irmãos mais velho que observa a cena.
Bartolomé Esteban Murillo
A pintura abaixo é uma das oito grandes feitas para a Igreja do Hospital de São Jorge em Sevilha, um hospício para os desabrigados e famintos. Uma das características do trabalho de Murillo é realismo, que em “o Retorno do Filho Pródigo”, pode-se perceber pelos pés sujos do filho pródigo; cachorrinho pulando para cumprimentar seu dono e pelo sorriso ingênuo de um menino guiando um bezerro.
Outro detalhe que chama atenção nesta obra são as cores mais vibrantes das “novas vestes” que o pai manda buscar para o filho.

>> Receba notícias, formações e orações do COMSHALOM no seu Whatsapp!
Domenico Fetti
O pintor Domenico Fetti também deu cores ao encontro do filho que retornava arrependido à casa do pai. A pintura abaixo faz parte da série de obras das parábolas. São de sua autoria também pinturas do Bom Samaritano e da Parábola do Joio.

Participe do Retiro Quaresmal da Comunidade Shalom!
Inscreva-se gratuitamente na página comshalom.org/quaresma, e tenha acesso a conteúdos em vídeo, como pregações semanais do Padre João Chagas, além de conteúdos formativos e oracionais para você viver uma experiência de conversão.


