“O Novo está oculto no Antigo, e o Antigo está patente no Novo”. É preciso admitir que a leitura e correta interpretação do Antigo Testamento não é uma tarefa fácil. Porém, todo o cristão que experimentou do Amor de Deus e deseja conhecer a Revelação do Pai trazida pela vida e ensinamentos de Jesus Cristo não pode se excluir dessa necessidade vital, sob o risco de não conhecer as Sagradas Escrituras verdadeiramente. Pois, uma exegese que não leva em consideração o texto como um todo, não pode ser considerada uma interpretação autêntica e fiel ao texto bíblico.
“Os cristãos leem, pois, o Antigo Testamento à luz de Cristo morto e ressuscitado. Esta leitura tipológica manifesta o conteúdo inesgotável do Antigo Testamento. Ela não deve levar ao esquecimento de que este conserva seu valor próprio de Revelação, que Nosso Senhor mesmo afirmou. Igualmente, o Novo Testamento exige ser lido à luz do Antigo”
É sobre esse tema que o Instituto Parresia trata em seu novo podcast produzido por Elton Alves, que, além de coordenador acadêmico desse setor de formação da Comunidade Católica Shalom, é mestre em Teologia Bíblica. Ao longo de alguns minutos, você poderá se debruçar sobre 4 razões fundamentais para conhecer o Antigo Testamento em vista de compreender o Novo. Não deixe de conferir esse conteúdo!
O Instituto Parresia lançou o Curso Online “Os Evangelhos – o coração da Revelação”. O curso está com inscrições abertas até hoje! Este curso é importante para quem não conhece as diferenças entre os 4 Evangelhos, precisa fortalecer seu entendimento sobre a Palavra de Deus e quer conhecer a fundo as características de cada evangelho.
Os Evangelhos são o coração das Sagradas Escrituras. Ocupam o início do Novo Testamento, como que para indicar, até mesmo plasticamente, o ápice da Revelação Divina, o próprio Jesus Cristo. Inaugura-se uma nova história, um novo tempo, a “plenitude dos tempos”, como diz São Paulo.
As inscrições podem ser feitas no site: www.institutoparresia.org