Parresia

4 razões fundamentais para conhecer o Antigo Testamento

Ao longo de alguns minutos, você poderá se debruçar sobre 4 razões fundamentais para conhecer o Antigo Testamento em vista de compreender o Novo. Não deixe de conferir esse conteúdo!

Foto: Unsplash

“O Novo está oculto no Antigo, e o Antigo está patente no Novo”. É preciso admitir que a leitura e correta interpretação do Antigo Testamento não é uma tarefa fácil. Porém, todo o cristão que experimentou do Amor de Deus e deseja conhecer a Revelação do Pai trazida pela vida e ensinamentos de Jesus Cristo não pode se excluir dessa necessidade vital, sob o risco de não conhecer as Sagradas Escrituras verdadeiramente. Pois, uma exegese que não leva em consideração o texto como um todo, não pode ser considerada uma interpretação autêntica e fiel ao texto bíblico.

“Os cristãos leem, pois, o Antigo Testamento à luz de Cristo morto e ressuscitado. Esta leitura tipológica manifesta o conteúdo inesgotável do Antigo Testamento. Ela não deve levar ao esquecimento de que este conserva seu valor próprio de Revelação, que Nosso Senhor mesmo afirmou. Igualmente, o Novo Testamento exige ser lido à luz do Antigo”

É sobre esse tema que o Instituto Parresia trata em seu novo podcast produzido por Elton Alves, que, além de coordenador acadêmico desse setor de formação da Comunidade Católica Shalom, é mestre em Teologia Bíblica. Ao longo de alguns minutos, você poderá se debruçar sobre 4 razões fundamentais para conhecer o Antigo Testamento em vista de compreender o Novo. Não deixe de conferir esse conteúdo!

O Instituto Parresia lançou o Curso Online “Os Evangelhos – o coração da Revelação”. O curso está com inscrições abertas até hoje! Este curso é importante para quem não conhece as diferenças entre os 4 Evangelhos, precisa fortalecer seu entendimento sobre a Palavra de Deus e quer conhecer a fundo as características de cada evangelho.

Os Evangelhos são o coração das Sagradas Escrituras. Ocupam o início do Novo Testamento, como que para indicar, até mesmo plasticamente, o ápice da Revelação Divina, o próprio Jesus Cristo. Inaugura-se uma nova história, um novo tempo, a “plenitude dos tempos”, como diz São Paulo.

As inscrições podem ser feitas no site: www.institutoparresia.org


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *