Notícias

5 dicas para combater os efeitos da quarentena de forma prática

Preocupada com isso, a Arquidiocese do Rio de Janeiro juntamente com um grupo de Psicólogos católicos (que realizam esse serviço desde 2006) começaram a divulgar ajuda os que necessitam de psicoterapia e escuta acolhedora.

comshalom

Neste tempo de pandemia e isolamento social, surgem muitos desafios no dia a dia. Com a rotina modificada algumas pessoas acabam desenvolvendo alguns problemas psicológicos, como a ansiedade, ou agravando por conta da falta de tratamento.

Preocupada com isso, a Arquidiocese do Rio de Janeiro juntamente com um grupo de psicólogos católicos (que realizam esse serviço desde 2006) começaram a divulgar a ajuda para aqueles que necessitam de psicoterapia e escuta acolhedora.

Sendo assim, listamos, com ajuda da psicóloga e logoterapeuta Ana Patrícia Lima de Almeida, alguns pontos cruciais para manter o foco e buscar o equilíbrio diante da situação que vivemos.

  1. Respiração: Ao acordar respirar profundamente (inspirar pelo nariz e soltar o ar lentamente pela boca), escutar sua respiração como sinal de que estamos vivos e bem acordados para nos cuidarmos.
  2. Reflexão diária: Assim que acordar fazer exercícios respiratórios. Pense sobre o que você é capaz e o que tem vontade de fazer em casa. Na sua religiosidade, leia em voz alta alguma frase bíblica e tente praticar.
  3. Alimentação: Alimentar-se com refeições leves, beber água, não deixar a ansiedade extrema tomar conta de você. Evitar comer em excesso ou alta perda de apetite ocasionando outros distúrbios de comportamento de saúde metabólica.
  4. Administração do Tempo: Agora com a quarentena, você tem tempo para poder anotar suas metas a cumprir, manter um ritmo de rotina interna adequada. Tempo espacial sincronizado, distribuição de tarefas. As pessoas idosas precisam de muita atenção e cuidados especiais.
  5. Exercícios Físicos: Estar ocupado, bem planejado nas tarefas anotadas. Também é possível cuidar da boa forma. Corpo saudável, mente positiva busca de autoconhecimento e com sua realidade.

“Deus oferece a nós o sentido da vida, mas hoje nos deparamos com a pandemia do Covid-19. A vida é preciosa, única, vivemos uma quaresma de quarentena e continuamos em alerta. Agora um pedido: fique em casa para o cuidado e preservação da sua vida. E estaremos disponíveis para atender a todos pelo telefone”, explica a profissional.

Serviços

Início do atendimento: 05/05

E-mail: psicologoscatolicos.arqrio@gmail.com

As inscrições também poderão ser feitas depois do início dos atendimentos.

Por Nicollas Rodrigues


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *