O caminho de fidelidade a Deus não é trilhado somente a partir de um seguimento à risca de um checklist de práticas espirituais. A fidelidade é construída a partir da docilidade à Providência de Deus que conduz todas as coisas em vista do seu fim último, a santidade.
Por nós mesmos não conseguimos essa graça, como deixou claro Moysés Azevedo no Escrito Amor Esponsal, no parágrafo 7: “ Basta olhar de onde o Senhor nos tirou quando tocou nossas almas e nos chamou para segui-lo e reconhecer em nosso dia a dia a nossa total incapacidade de, por nós próprios, sermos fiéis à Sua voz.”
Para quem deseja crescer em fidelidade nesse ano, deixamos 5 dicas práticas que poderão orientar você nesse caminho:
A vida de oração é algo inegociável
Na vocação Shalom tudo parte da vida de oração. Afinal, como citado acima, somos totalmente incapazes de sermos fiéis por nós mesmos. É cheios da força de Deus, da Graça do seu Espírito, que alcançaremos as virtudes necessárias para fidelidade.
Por isso, a vida de oração é algo inegociável, sendo necessário um bom planejamento diário para que suas práticas espirituais sejam vividas de modo fiel.
Invoca Maria
A intercessão de Nossa Senhora é um importante meio para garantirmos as graças necessárias para nossa fidelidade. Ela que conhece nossas fraquezas e limitações virá em nosso socorro a fim de que sejamos fiéis ao seu Filho.
São Luís Maria Grignion de Montfort afirma no seu Tratado da Verdadeira Devoção que “ao Espírito Santo Lhe apraz formar Seus escolhidos em Maria e por meio de Maria.”
Portanto, aprofunde ainda mais sua devoção e amor à Nossa Senhora com o Livro A Virgem Maria, da Série Philippos das Edições Shalom.
Conte com seu santo padrinho de 2024
Na comunidade Católica Shalom temos a tradição de a cada início de ano sortearmos o Padrinho do ano. Muito além de um intercessor, ganhamos um amigo no céu que se tornará uma referência no seguimento radical a Jesus.
Encontramos na vida dos santos marcas que nos formam e educam no caminho de fidelidade. Esse ano tive a graça de ser escolhido – sim, são os santos que nos escolhem – pela Serva de Deus e mística francesa Marthe Robin.
Uma mulher aparentemente frágil e enferma que viveu mais de 50 anos acamada e sustentada unicamente pela Eucaristia, mas que foi fiel até o último suspiro não se acomodando nos seus limites e condições.
Revisão de vida diária
Os mestres espirituais sempre indicaram um exame de consciência diário ao fim do dia, em vista de seu crescimento em fidelidade a Deus e a sua vocação.
Basta antes de dormir dedicar alguns minutos à reflexão do que você fez de bom naquele dia e dar graças a Deus, rememorar os pecados e erros cometidos pedindo perdão ao Senhor e consagrar seu sono Aquele que é o guarda de Israel que não dorme e nem cochila.
A nossa mãe cofundadora Emmir Nogueira, juntamente como o Padre Jairo Barbosa, CCSh, publicaram pelas Edições Shalom o livro Como fazer o exame de consciência com vista ao autoconhecimento em nível espiritual. De modo prático, didático e profundo somos motivados a avançar na compreensão de quem somos, nos deixando guiar por Deus.
Tenha sempre um amigo ao seu lado
O caminho de fidelidade é trilhado com mais leveza e empenho quando somos surpreendidos com um amigo/irmão do lado. Foi assim na vida dos santos, e testemunhamos isso na nossa vida comunitária todos os dias.
A São Francisco, Deus deu Santa Clara. A Santa Teresa de Jesus, o Senhor deu São João da Cruz. Ao Moysés Deus deu a Emmir,e assim com todos os demais irmãos. Portanto, conte com os irmãos e amigos que Deus te deu e deixe-se amor e sustentar por eles.
Conheça outras obras e artigos religiosos da Comunidade Católica Shalom pelo site livrariashalom.org.
Otima orientaçao. Muito importante.
TER UM AMIGO DO LADO, importantissimo. Mas atualmente é a coisa mais RARA, estamos sem administrar o tempo com utilidade, logo os amigos estao cada dia mais ocupados e distantes. INFELIZMENTE.